As redes sociais estão se tornando
uma plataforma cada vez mais importante para as empresas mostrarem seus
produtos e serviços. Só o Instagram possui mais de 1,2 bilhão de usuários em
todo o mundo, sendo 95 milhões de brasileiros, e a utilização dessas redes para
fins profissionais tem gerado grandes resultados para as mais diversas áreas,
incluindo a hotelaria e o turismo. Como consequência, o investimento na
presença digital por hotéis e resorts tem crescido.
O Fazzenda Park Hotel, localizado em
Gaspar, tem se inserido mais nessa área, principalmente no quesito de inovação
em estratégias e ações.
“Atualmente, a utilização das redes
sociais é uma das principais atividades na internet, um poderoso e efetivo meio
de comunicação. E é fundamental para qualquer empresa estar inserido nelas de
forma estratégica e competitiva”, explica Viviane Bahr, coordenadora de
marketing do Fazzenda.
O hotel-fazenda resort tem dado mais
ênfase ao trabalho em redes sociais, traçando estratégias cada vez mais
assertivas e que vai muito além do que apenas publicações. As definições
iniciais são de extrema importância para que a empresa entenda seu público e
saiba que conteúdos produzir e divulgar.
“O primeiro passo para que os
resultados aconteçam é conhecer bem o seu produto e direcioná-lo ao mercado. E
compreendendo esta forma de agir faz com que o Fazzenda garanta com que o seu
público-alvo seja atingido com sucesso. No Fazzenda estamos sempre acompanhando
as tendências digitais e oferecendo aos seguidores conteúdos de alta relevância
(stories interativos, carrossel, reels, shorts, lives,
parcerias com influencers). É primordial mantê-las sempre atualizadas mostrando
todo lazer e entretenimento que o hotel oferece no seu dia a dia”, complementa.
Esses passos ajudam no engajamento da
rede social utilizada, além de auxiliar na captação de seguidores, sendo algo
importante quando se fala em divulgação: alcançar o maior número de pessoas
possível com seus conteúdos.
Durante os pacotes Sensações de Natal
e Réveillon, o resort transmitiu os shows dos cantores Daniel e Alexandre
Pires, respectivamente. Foram mais de 18 mil perfis alcançados pelas lives do
Instagram, sendo 8.452 no show do sertanejo, enquanto 10.382 assistiram a
apresentação do pagodeiro.
“Eu sempre fico feliz com as lives
porque entendo que esse é o maior diferencial que o Fazzenda apresenta em
relação a concorrência. Elas ficam no ar do início ao fim e os seguidores
adoram. Além de ser um dos poucos hotéis que faz shows nacionais na nossa
região, ainda transmite para quem está em casa e isso motiva eles a virem nos
próximos pacotes”, conta.
As parcerias com influenciadores
digitais também têm feito a diferença no crescimento do hotel-fazendo nas redes
sociais. Ações com os profissionais dessa nova profissão chamam a atenção do
público o influencer participante, levando o hotel à pessoas que não o
conhecia.
“Hoje, a internet possui inúmeros
perfis consolidados e direcionados à área de turismo. Uma troca muito
importante para crescimento e engajamento da marca. Estadias, sorteios, geração
de conteúdo pelo olhar de cada um faz com que o Fazzenda chegue cada vez mais
longe, elevando a marca a estados que ainda não somos conhecidos”.
Viviane ainda explica como é feita a
escolha dos parceiros.
“As parcerias são criadas através de
perfis que abordem o segmento de turismo, hotelaria e famílias e que tenham
grande engajamento com seus seguidores. Para cada parceria consolidada, um link
é gerado para acompanhar o desempenho da campanha de cada influencer junto a
marca do Fazzenda. Isso possibilita resultados mais técnicos e um
direcionamento mais assertivo na nossa base.”
Através destas e outras ações
realizadas durante o ano de 2022, o Fazzenda conquistou 120 mil novos
seguidores na rede social de fotos.
Dificuldades
Mas nem tudo é perfeito. Junto com as
vantagens de se estabelecer um bom vínculo com seus hóspedes na rede, vem as
desvantagens que o meio online pode proporcionar, já que o número de perfis
falsos usando o nome de grandes hotéis tem crescido cada vez mais. Essa tática
é usada para conseguir dados financeiros de forma fácil e aplicar golpes nos
usuários das redes. Entre outubro e novembro de 2020, o Facebook retirou do ar
1,3 bilhão de contas fakes da rede. O Fazzenda Park Hotel tem sofrido
diariamente com reclamações de seguidores que encontram ou são contatados por
algum desses perfis fakes.
“Infelizmente isso é algo que
acontece com uma certa frequência. Mas estamos atentos e sempre orientando
nossos seguidores. Nosso perfil é @fazzendaparkhotel, com dois Z’s. Para facilitar,
quando relançamos nosso site no início de 2022, inserimos um link direto
para nossas redes”, explica Viviane.
Sobre o Fazzenda
Com mais de 20 anos no mercado da
hotelaria e fazendo parte do holding da FG Brazil, o Fazzenda Park Hotel vem se
consolidando como o melhor hotel fazenda do país. São mais de 2 milhões de
metros quadrados de áreas de lazer que podem ser usadas durante todo o ano,
equipes de recreação preparadas para o entretenimento de adultos e crianças,
com espetáculos temáticos produzidos por eles mesmos. Além disso, a gastronomia
ganha destaque pelas variedades e pelos cuidados dados a essa área.