Blog Top Society - Karla Cruz

Moda sustentável chega ao mercado náutico

30/01/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10974_post_12859.jpg
Nesse sábado (28), a Marina Itajaí, considerada uma das maiores e mais sustentáveis do Brasil, reuniu convidados e imprensa para o café de lançamento de sua primeira linha de camisetas da marca. Com tecido 100% ecológico, as peças foram produzidas com materiais biodegradáveis para impactar o mínimo possível o meio ambiente e tem Certificação BCI (Better Cotton Initiative), que garante a sustentabilidade desde a plantação do algodão até o produto final. As camisetas foram fabricadas pela empresa especializada em moda sustentável IAE. Já a arte utilizada na estampa foi criada pelo artista de Itajaí Wences e retrata os veleiros ancorados no complexo náutico ao lado do farol, este que também é um ponto turístico da cidade de Itajaí (SC). As camisetas, que custam R$90, podem ser adquiridas na loja de conveniência do complexo náutico e também on-line por meio do site https://loja.marinaitajai.com/.
img/topsocie_blog/10974_post_7500.jpg
 
“Fui convidado a desenvolver uma arte que fosse exclusiva da Marina Itajaí que trouxesse a identidade da cidade. Os veleiros, o farol e o reflexo das embarcações na água significam o impulso que a marina trouxe à cidade aos vários setores. Nasci e me criei no Saco da Fazenda, hoje Baía Afonso Wippel e pude ver como a região se transformou. O que era o quintal, os ‘fundos’ de casas, passou a ser o protagonista da cidade”, disse o artista João Wenceslau Ricardo Neto (Wencess).
img/topsocie_blog/10974_post_6363.jpg
 
“A nossa ideia é que as pessoas possam levar uma recordação da Marina e da cidade de Itajaí para qualquer lugar do mundo, já que recebemos diariamente veleiros e embarcações das mais diversas partes do planeta. É uma forma de propagar o complexo náutico, cada vez mais, como um importante ponto turístico onde se tem a possibilidade de reunir náutica, lazer e gastronomia em um só lugar”, destacou o diretor da Marina Itajaí, Carlos Gayoso de Oliveira.
 
Para Gayoso, a ideia de lançar as camisetas é uma forma também de valorizar os artistas da região e reforçar a preocupação com as questões ambientais. “Pensamos em um produto que realmente represente os nossos valores e identidade. A Marina Itajaí já desenvolve uma série de ações sustentáveis, como a captação de água da chuva, o uso de energia solar, pontos de carregamento para carros elétricos e, agora, complementa com as camisetas ecológicas".
 
Além da certificação BCI, que garante a origem sustentável do algodão, todas as camisetas confeccionadas pela IAE possuem produtos biodegradáveis. Exemplo disso é o processo de lavagem e pigmentação, onde são utilizados detergente e amaciante extraídos de cascas de laranja, sementes e cascas de arroz.
 
Copos produzidos com materiais biodegradáveis
 
Copos biodegradáveis da Bonet Madeiras e Papéis foram utilizados no evento, uma das pioneiras em sustentabilidade no Brasil, com início das atividades na década de 30. Com certificações internacionais como a ISO 9001-2015, que atesta os Sistemas de Gestão da Qualidade, e o FSC Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal), uma garantia que a madeira é proveniente de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente correta, os copos também usam resina biodegradável atestadas pelo laboratório americano, através do correspondente IBTEC do estado do Rio Grande do Sul, que analisa a “Determinação de biodegradabilidade” e aeróbica (norma ISO 14855-2/2018).
 
“A utilização da resina de origem vegetal torna o copo absolutamente biodegradável. É possível por conta das fibras recicláveis. Outro destaque da fabricação é o circuito fechado e totalmente verticalizado com racionalização de água e geração de energia 100% de de PCH´s próprias, além da origem do nosso vapor que vem através da queima de matérias primas de “resíduo E 1”, homologado, uma das pioneiras no Brasil nesse sentido”, explicou Paulo Bonet, diretor da Bonet Madeiras e Papéis. Aliado ao seu profundo conhecimento sobre sustentabilidade, talento pela arte e pelo mundo das águas, Paulo Bonet se tornou um entusiasta na arte visual ao retratar tubarões e tudo o que representam, por meio de suas expedições pelo mundo. As suas imagens extraordinárias vêm se tornando palco para exposições e ações ligadas à responsabilidade social e ambiental.
 
Sobre a Marina Itajaí
Com início das operações em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, o Zephyr Seafood & Nikkei e o Amare Restaurante e Bar, com amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. Foi a primeira marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página