Blog Top Society - Karla Cruz

Comer e beber em Florianópolis: Dicas para curtir o verão intensamente

17/01/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10878_post_4415.jpg
Florianópolis, um dos destinos mais procurados do Brasil, apresenta uma série de belezas naturais, como praias, parques, trilhas e uma infinidade de opções de diversão e lazer. Quando o assunto é gastronomia, a cidade surpreende ainda mais. Com ingredientes típicos, locais e de boa qualidade, os turistas, e também moradores da capital catarinense, podem experimentar pratos com sabores e aromas diversificados.
img/topsocie_blog/10878_post_2849.jpg
img/topsocie_blog/10878_post_5496.jpg
img/topsocie_blog/10878_post_9504.jpg
img/topsocie_blog/10878_post_10468.jpg
img/topsocie_blog/10878_post_13724.jpg
img/topsocie_blog/10878_post_8246.jpg
 
Dentre todas as opções de restaurantes, bistrôs, bares e espaços de alimentação, seja na Ilha, quanto no continente, conheça 20 sugestões que comprovam que Florianópolis pode ser considerada um saboroso destino gastronômico - e que as opções vão muito além dos frutos do mar.
 
Sul da Ilha
 
Para quem está ou quer conhecer as opções gastronômicas da região Sul da Ilha, as sugestões são a Costelaria Ponta D’Agulha, especializada em carnes e costela, o Botânico – Colheita Criativa, restaurante orgânico que apresenta pratos veganos e vegetarianos, o Musume Sushi e o Viñeros, um wine bar com cozinha contemporânea.
 
Todos os restaurantes ficam no MULTI Open Shopping, no Rio Tavares (Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339). O primeiro open shopping da região apresenta um mix com mais de 30 operações, dentre elas um cinema e conta com agenda cultural gratuita. Conheça mais acessando @multiopenshopping.
 
Ainda falando da região Sul da Ilha, o Balako Bar é sem dúvidas um dos lugares mais encantadores. O bar fica na Galeria NC, no Novo Campeche, uma das praias mais badaladas de Floripa. Além de deliciosas comidas de boteco, como pastéis, empadinhas que derretem na boca, coxinhas sequinhas, além de outras maravilhas, a casa oferece drinks autorais e releituras de clássicos elaborados pelo mixologista da casa, Lucas Gomes, que são um sucesso a parte.
 
Centro
 
Já no Centro Histórico, a sugestão é conhecer o Franklin Bar (Rua Tiradentes, 223). O bar, que faz um resgate da cultura da Capital e presta homenagem para o manezinho pesquisador da cultura açoriana Franklin Cascaes, apresenta opções de drinks autorais com ingredientes locais e raros, que são destaque da carta do bar, como o Araçá. O cardápio conta ainda com sugestões de drinks tradicionais e comidinhas. No @franklinbar_ é possível conhecer mais sobre o lugar.
 
Já na rua Jerônimo Coelho, 353, você encontra a Panas Empanadas Argentinas, primeira franquia da rede gaúcha em Santa Catarina. Além das empanadas argentinas, carro-chefe do cardápio, na @panasfloripa você encontra outras delícias portenhas, como panchos, tortillas e as medialunas. A Panas também está no Ifood.
 
Ainda na região central e sob a ponte Hercílio Luz, está o Casarão 318 (Rua Henrique Valgas, 318), bar/casa noturna com apelo jovem e descontraído que recebe bandas e músicos de destaque do Sul do país. Localizado em um lindo casarão histórico da cidade, o @casarao318 conta com drinks autorais. Entre as delícias do menu, destaque para o Crispy de Queijo Gouda.
 
Coqueiros
 
Diferente do que pensam grande parte dos turistas que visitam Floripa pela primeira vez, a capital catarinense não se restringe à Ilha; há alguns bairros na região continental de Florianópolis, e sem dúvida o bairro de Coqueiros é um que não pode faltar no seu roteiro gastronômico e de lazer. Um dos endereços mais icônicos da charmosa Via Gastronômica de Coqueiros é o tradicional Boteco Zé Mané, que em 2023 já completa 12 anos de funcionamento.
 
Localizado num charmoso casarão histórico, a casa resgatou a tradição dos botecos, aliado aos costumes da culinária de base açoriana. Mescla a típica cozinha manezinha com a tradicional gastronomia de boteco. Além da cozinha típica, o Boteco Zé Mané (Rua Desembargador Pedro Silva, 2360) também é famoso por valorizar artistas locais e a música ao vivo, principalmente o samba.
 
Também na parte continental da capital e na mesma via gastronômica de Coqueiros, a cervejaria Beer and Pork (Rua Desembargador Pedro Silva, 2019) traz uma proposta que é tendência internacional: 16 torneiras de cervejas, culinária com ênfase em pratos à base de carne suína, jogos e música ao vivo; tudo em um ambiente descontraído e com vista privilegiada para o mar. Dica: não dá para deixar de provar a Costela BBQ, uma costela suína ao molho barbecue artesanal acompanhada de cubinhos de abacaxi caramelizado.

Para quem não abre mão de uma boa carne e não quer deixar de aproveitar a vista para o mar, uma ótima (e única) opção de casa especializada em assados na brasa com vista para o mar também fica no bairro de Coqueiros: Na Brasa Costelaria (R. Des. Pedro Silva, 2280). Serve desde refeições rápidas e completas para o dia a dia com um rico menu a la carte, no qual a costela é a grande estrela ao lado de outros nobres cortes de carnes, como T-Bone, Prime Ribs e Stinco de Cordeiro. Não vá embora sem provar a sobremesa panqueca de doce de leite, caramelizada na hora e em frente ao cliente. 
 
Um Italiano à beira-mar! O Fiori Ristorante tem um menu de receitas tradicionais italianas com massas frescas - que é marca registrada do Grupo, numa pegada ainda mais leve e com muitas opções de frutos do mar. Pé na areia, drinks autorais e uma carta de vinhos harmonizada com o menu do empresário e chef italiano Filippo Ferrantelli agradam em cheio os paladares mais exigentes. O Fiori abre todos os dias para almoço e jantar, passando pelo fim-de-tarde espetacular da orla gastronômica do sol poente. O Fiori é o quarto restaurante da Famiglia Carbone – leia-se Carbone Pizzeria (Square SC), Little Carbone (Floripa Shopping) e City Carbone (Pátio Milano) inaugurado no final de dezembro, no Caminho dos Açores, no bairro de Santo Antônio.
 
SC-401 Localizado estrategicamente em frente ao espelho d’água do Passeio Primavera (SC- 401, 4150), o DANKO é um espaço onde a gastronomia, os drinks e a música convergem para o encontro e conexões entre as pessoas em um ambiente de bem-estar. No menu assinado pelo chef de cozinha e nutricionista André Nutrichef, estão pratos com carnes, frutos do mar, massas e saladas, todos com uma leitura afinada da gastronomia brasileira. O restaurante oferece ainda opções low carb, vegetarianas e veganas. Conheça mais acessando @danko.floripa. Um dos melhores sushis da cidade – se não o melhor – fica no Square SC.
 
O Jun Kappo (@junkapposushi) deu um toque sofisticado para as delícias japonesas em um ambiente único. Entre as opções gastronômicas oferecidas no local está o Orientales (@orientalescarnesyvinos), restaurante especializado em parrilla uruguaia e vinhos selecionados.
 
Cantina italiana Bruschettas, carbonaras, raviolis, parmegianas, burratas. Este é o sotaque e também alguns dos sabores que podem ser apreciados na Little Carbone (@littlecarbone), a cantina italiana que fica no Espaço Gourmet do Floripa Shopping, também na rodovia SC 401. Foi o primeiro restaurante da capital a oferecer o famoso “macarrão dentro do queijo”, o Spettacolare Carbone. A pasta fresca do tipo tagliolini é flambada com conhaque dentro de uma peça inteira de grana padano e finalizada na mesa do cliente.
 
Jurerê in_ Uma das novidades deste verão em Jurerê in_ (Jurerê Internacional) é o Restaurante Fajã – Cozinha e Mar (nome inspirado em uma praia do arquipélago de Açores), localizado no hotel Jurerê Beach Village. Inaugurado em dezembro de 2022, é aberto ao público e oferece uma culinária moderna, que valoriza os sabores e aromas da cultura açoriana. Os frutos do mar são o carro-chefe da casa (@fajarestaurante), compondo cerca de 70% do menu, com destaque para os peixes frescos da região. Para quem é amante das carnes, há também deliciosas opções com cortes nobres e diferenciados. Os pratos são exclusivos, entre releitura de clássicos e autorais, tudo com a assinatura do chef Gouveia, com mais de 20 anos de atuação e passagem em vários restaurantes de gastronomia portuguesa.
 
No mesmo bairro, e também, com clima de verão está o Positano Diamond Bar, localizado no IL Campanario Villaggio Resort. O lugar é perfeito para quem busca experiências gastronômicas de alto padrão. São diversas opções de saladas leves e refrescantes, vários pratos à base de frutos do mar (inclusive moquecas), além de deliciosos petiscos. Para acompanhar, uma vasta carta de bebidas com rótulos selecionados e drinks clássicos e exclusivos. O restaurante oferece três ambientes: interno (mais intimista e requintado), varanda climatizada (mais despojada) e deck com vista para a rua. No mesmo hotel do Positano,o IL Campanario Villaggio Resort, outros dois espaços gastronômicos se destacam: o Espaço La Fontana, onde é servido um delicioso buffet selecionado (com destaque para a feijoada aos sábados), e o Simple by the Pool, o bar da piscina com DJs nos feriados e na alta temporada.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página