Blog Top Society - Karla Cruz

Viva Açores: minissérie vai ao ar no próximo mês na NDTV Santa Catarina

12/01/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10841_post_14220.jpg
“Viva Açores, Conhecer é Viver!”, o maior projeto multiplataforma do Grupo ND, resgata a história da colonização açoriana em Santa Catarina e conta a saga dos portugueses que navegaram pelo Oceano Atlântico para se fixar no sul do Brasil.  Para Marcelo Petrelli, presidente executivo do Grupo ND, o mote desse projeto é fazer uma união de conhecimento da cultura açoriana. “Nossa ideia é apresentar a cultura açoriana e unir as gerações - dos mais antigos aos atuais - e fazer com que o Estado seja cada vez mais roteiro de turismo para moradores e visitantes”, enfatiza.
img/topsocie_blog/10841_post_9614.jpg
img/topsocie_blog/10841_post_7635.jpg
 
Para fechar com chave de ouro esse grandioso trabalho que foi lançado em março de 2022 , vai ao ar no início do próximo mês quatro audiovisuais, com 24 minutos de duração cada um, que irão abordar a questão histórica da grande diáspora açoriana dos séculos 17 e 18, cujo principal destino era o Brasil, com destaque para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, tema do primeiro episódio. No segundo episódio, o roteiro irá se basear em um comparativo da geografia do Arquipélago dos Açores e suas nove ilhas, com relação à geografia do litoral catarinense, onde de fato, os açorianos se tornaram pescadores. O terceiro episódio, irá abordar a influência da cultura açoriana, tanto na arquitetura, gastronomia, lendas e tradições e suas transformações no decorrer do tempo. E, no quarto episódio, o roteiro traz à tona como foi a colonização no Estado, suas dificuldades, a transição e a simbiose de culturas e a formação deste novo povo.
 
O primeiro episódio do Viva Açores, será exibido no dia 04 de fevereiro (sábado), às 13h30, na NDTV para todo o Estado de Santa Catarina, além de ficar disponível em todas as plataformas do Grupo ND.
 
A série documental está sendo produzida com os recursos da Lei 17.942/2020 tendo como incentivadores as empresas Portobello, Koerich, Supermercados Imperatriz, P12, Donna Bar, TLX Bar. Também fazem parte do projeto a In Pró Corporate e Estrutura de Comunicação. A produção e realização é da One For One Produções e NDTV, com o patrocínio do Programa de Incentivo à Cultura - PIC, Fundação Catarinense de Cultura - FCC e Governo do Estado de Santa Catarina. As empresas SINEPE-SC (Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina); Diamante Energia, Colégio Catarinense, Shopping Casa e Design e Vinícola Lemos de Almeida também participam como patrocinadoras do Projeto “Viva Açores, Conhecer é Viver” como um todo.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página