O WhatsApp se tornou um dos meios de comunicação mais
popular em nosso país e ultrapassou a barreira de uso pessoal, passando a ser
uma das ferramentas estratégica para as empresas.
Mas
já que nem as pessoas, muitas vezes, dão conta de responder às mensagens no dia
a dia, imagine no mundo corporativo. O prejuízo nesses casos pode
ser perda de vendas e dispersão de relacionamento.
Foi
para assegurar uma comunicação assertiva entre os clientes que a startup
catarinense Br24, parceira oficial da Bitrix24, plataforma global de gestão e
marketing, criou o PowerZAP: uma nova versão API (Interface de Programação de
Aplicação) para uso com o WhatsApp, tornando a experiência do cliente mais
fluida, mais estável e melhorado o suporte ao cliente.
“Diferentemente
do e-mail, a taxa de conversão de respostas via WhatsApp é muito maior, o que
permite mais produtividade dos times, melhoria nas campanhas de vendas e
eficiência na comunicação entre os times de colaboradores e seus clientes”,
avalia Filipe Bento, fundador da Br24.
Foram dois anos de desenvolvimento até a chegada ao
mercado do PowerZAP. “Nesta versão, a ferramenta entrega estabilidade,
qualidade na troca de mensagens e mais fluidez nos processos diários da empresa
e, claro, suporte único especializado”, sublinha Filipe.
A ferramenta já está presente em mais de 50 países e
todos os meses são registrados cerca de 15 mil novos usuários. São 9 milhões de
mensagens instantâneas mensais, uma milhão via chatbot (disparos
automáticos). Até o momento, a empresa registrou um volume de 140 milhões
de mensagens trocadas entre as corporações.
“Tem caso de usuário que adotou a plataforma e aumentou
em 10 vezes a produtividade da equipe de atendimento ao cliente e conseguiu
monitorar com agilidade a eficiência. Outro aumentou em 200% o número de vendas
após o WhatsApp API. Temos recebido muitos feedbacks positivos, de crescimento
dos nossos clientes e isso mostra que fomos assertivos nessa entrega”, destaca
o fundador.
Além da versão em português, o PowerZAP está disponível
em inglês e espanhol. “Nós tivemos que trabalhar na tradução, então, hoje
ele é disponível tanto em português como em espanhol e inglês, línguas mais
usadas por nossos clientes. Nós tivemos também que desenvolver algumas
adaptações e funcionalidades para que a plataforma pudesse ser utilizada em
outros países sem instabilidades”, destaca Filipe.
Disruptiva
Assim como os profissionais, as empresas precisam se
manter competitiva e é isso que a Br24 vem buscando desde a sua fundação. Para
se manter na vanguarda do mercado, ela está sempre tentando ir além quando o
assunto é experiência do cliente.
“Toda hora surge uma rede social ou um canal de
comunicação diferente e nós temos que estar onde os clientes estão. Por isso,
estamos sempre buscando evoluir, ouvindo, fazendo networking, se atualizando
para que a gente continue oferecendo soluções às empresas. Se estivermos
impactando positivamente a rotina de um cliente e trazendo resultados, é sinal
de que estamos no caminho certo”, encerra Bento.