Blog Top Society - Karla Cruz

Koerich desenvolve iniciativa para investir em startups

18/11/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10482_post_861.jpg
O investimento em startups tem crescido no Brasil e mundo, o que vem impulsionando a criação de hubs para investimento neste segmento.  O Koerich, empresa catarinense, anuncia ao mercado a criação do Koan Venture, uma iniciativa que visa realizar a interface com o ecossistema de tecnologia em busca de iniciativas para investimentos. “Buscamos startups dentro dos segmentos de retailtech e fintech, áreas que dialogam com as empresas do Grupo e aderentes as nossas oportunidades de negócio. Nosso objetivo é mapear novos projetos para realizarmos aportes financeiros”, explica Rafael Koerich, gestor de inovação do Koerich. Dentro de seu laboratório de inovação, o KLab, todas as transações serão coordenadas pelo projeto Koan Venture.

O head de inovação do KLab, Felipe Pereira, destaca que foram mapeadas as principais dores do mercado varejista e financeiro e criadas quatro grandes subáreas potenciais para investimento. “Algumas das principais oportunidades hoje são: logística, atendimento ao cliente, relacionamento com marca e fechamento de venda”, explica.

Além de consumir os produtos desenvolvidos por startups o grupo visa acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras para alavancar negócios. “Existem muitas soluções inovadoras no mercado e por isso estamos com essa iniciativa  para selecionarmos potenciais startups para aporte”, destaca Rafael Koerich. E completa: “assim poderemos conectar todas as nossas empresas a um ecossistema global, contribuindo para o desenvolvimento do ecossistema e gerar novas oportunidades, conectando também o KLab às startups para entender o que o mercado está fazendo de diferente e que, se fizéssemos sozinhos, levaríamos muito tempo. Logo, por que não caminharmos em conjunto?”

E, além de anunciar ao mercado sua nova frente de atuação, o Koerich anuncia seu primeiro investimento: assinou com a Voa Logística, uma plataforma que conecta estabelecimentos com profissionais de entrega. Inicialmente a startup está atuando na Grande Florianópolis. Em 18 meses de operação a empresa já realizou mais de 127 mil entregas e conta com mais de mil entregadores cadastrados. “Hoje contamos com uma fila de espera de quase dois mil profissionais querendo trabalhar com a gente”, explica Ricardo Longa, CEO da Voa Logística.

Esse investimento foi feito em conjunto com uma das maiores ventures do mercado, a Bossanova Investimentos, que atingiu a marca de mil startups aportadas em seu portfólio.

“Com a Koan Venture o nosso propósito é ampliar  o acesso ao capital para dar mais oportunidades a outras empresas e por isso, possibilitando novas oportunidades de negócios", pontua Rafael Koerich. Abriremos, em breve, um edital de seleção para novos aportes, com objetivo de democratizar esse mercado.

O Brasil é o 20º país do mundo em quantidade de startups, o que o posiciona como um celeiro favorável para o desenvolvimento dessas empresas. Estima-se a existência de cerca de 18 mil startups em operação no país.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página