Empresas focadas no
consumidor e não no produto final têm se destacado no mercado. Segundo estudo
do CEI Report, os clientes estão dispostos a pagar mais por
experiências melhores. Essa importância de manter o consumidor no foco, e não o
produto, também se reflete no mercado imobiliário. O nome desta experiência
é Customer Centric.
Nesta estratégia, o
cliente é destaque em todas as etapas da compra. O objetivo é criar um um
vínculo baseado em confiança, credibilidade e transparência, o que acarreta na
satisfação e fidelização dos consumidores. Um outro estudo, produzido
pela Deloitte, mostra que empresas focadas no consumidor têm
sucesso nas vendas e fidelização de público. Sendo assim, as organizações se
mantêm ativas no mercado e se diferenciam da concorrência.
Os benefícios do
Customer Centric já são vistos por muitas empresas. Entre eles estão a
facilidade em atrair clientes, que passam também a indicar aos amigos e também
o fortalecimento da imagem da marca no mercado. Para tanto, é vital entender
profundamente o negócio e a jornada de compra do consumidor.
Como
funciona a experiência no mercado imobiliário com o Customer Centric
Um dos segmentos que
está se destacando no Customer Centric é o da construção civil, juntamente com
o mercado imobiliário. Exemplo desta ascensão e de empresa que trabalha com
estas ações é a Vetter. De acordo com a gerente de Marketing da empresa, Michelle Renata Jorge
Rocha, um dos diferenciais aplicados são experiências do cliente baseadas nos
cinco sentidos humanos, ou seja, visão, audição, paladar, olfato e tato.
“O nosso foco sempre
está direcionado ao cliente, por isso trabalhar com os cinco sentidos humanos
nos faz entender que estamos mais próximos deles, além de criar experiências
únicas e inesquecíveis’, aponta. Para aguçar o paladar, a construtora
desenvolveu, em parceria com uma cervejaria local, a Cerveja
Vetter. As garrafas estão disponíveis nas centrais de vendas,
apartamentos decorados e entrega de empreendimentos. ’Quando o cliente vem nos
visitar ele já tem a oportunidade de degustar o sabor Vetter’, explica Michelle. Já para olfato foi criado a Fragrância Vetter,
uma essência produzida com o intuito de trazer a sensação de aconchego, praia,
férias e verão. O cheirinho está em todos os locais da empresa:
empreendimentos, centrais de vendas e apartamentos decorados.
Para a visão, a
Vetter desenvolveu um tour virtual com realidade aumentada e
tecnologia 3D, que proporciona ao cliente a experiência de conhecer o
apartamento antes mesmo de ficar pronto.
Para estimular a
audição, a Rádio Vetter oferece seleções de músicas que proporcionam
tranquilidade e podem ser ouvidas nas centrais de venda e também nos
empreendimentos. ’E, por fim, o tato, que está em todos os nossos
empreendimentos através de texturas e detalhes de construção que tornam os
empreendimentos únicos”, acrescenta a gerente de Marketing.
Michelle explica que
ao desenvolver ações que envolvem os cinco sentidos humanos, é possível criar
experiências e sensações únicas e extraordinárias entre empresa e cliente.
“Todo esse cuidado é feito desde o ponto de venda até a entrega do
empreendimento. Por meio dessas ações conseguimos criar lembranças e laços,
resgatando memórias afetivas para que o cliente se sinta bem e feliz”. Outro
exemplo de ação aplicada foi na visita do apartamento modelo do
residencial Palm Springs, da Vetter, localizado no litoral
catarinense, em Balneário Piçarras. Neste dia os clientes receberam um presente
especial, um vasilhame de vidro com areia da praia, conchas e uma foto polaroid
tirada no local para que a pessoa pudesse relembrar aquele momento para sempre.
De acordo com
Michelle, este ato simbolizava a realização de um sonho, ou seja, a aquisição
de um apartamento próximo ao mar. “Por mais que o Customer Centric seja uma tendência, acreditamos
que isso já faz parte da essência da empresa. A Vetter, por exemplo, traz esse
viés que coloca o cliente como prioridade desde o início da marca, há dez anos.
Se importar com as pessoas faz toda a diferença”, ressalta.
Sobre a Vetter
Com mais de dez anos
de mercado, a Vetter, empresa catarinense com sede em Blumenau e com
empreendimentos em Penha e em Balneário Piçarras, constrói não apenas edifícios
diferenciados do mercado, mas também novos estilos de vida que aproximam
as pessoas. Atualmente, a Vetter tem nove empreendimentos em andamento, que,
quando prontos, somarão mais de 139 mil metros quadrados de
área em construção e construída. A empresa tem a
proposta de construir sonhos e histórias, focando na relação com as pessoas.