Blog Top Society - Karla Cruz

Mais de 100 ações serão realizadas na Semana Lixo Zero Joinville

17/10/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10263_post_3737.jpg
A programação da 9ª edição da Semana Lixo Zero Joinville contará com mais de 100 ações nos dez dias de evento, um recorde de mobilização e de atividades que serão realizadas. De 21 a 30 de outubro, é possível prestigiar gratuitamente vivências, oficinas, palestras, exposições, limpezas de rios, visitas técnicas, rodas de conversa e uma série de atividades com o propósito de conscientizar sobre o consumo, o meio ambiente, os resíduos e, claro, orientar sobre todas as possibilidades possíveis de vivermos (e praticarmos) o lixo zero da forma mais prática possível.
 
O tema deste ano “Autorresponsabilidade - Nós somos responsáveis pelos resíduos que geramos em nossa cidade”, tem como linha condutora disseminar conhecimento de qualidade de forma gratuita para que toda e qualquer pessoa - criança ou adulto - seja um agente de transformação em prol de uma casa melhor, uma escola melhor, uma empresa melhor, um bairro melhor, uma cidade melhor, e, claro, um mundo lixo zero. 
 
“A Semana Lixo Zero transforma a vida de muitas pessoas, e neste ano não será diferente. Negócios serão potencializados, conteúdo de qualidade chegará para quem tem vontade de aprender e a realidade de uma cidade lixo zero fica um pouco mais próxima”, completa Arthur Rancatti, do Coletivo Joinville Lixo Zero, responsável pela organização da Semana.
img/topsocie_blog/10263_post_13046.jpg
 
Está previsto também a realização do 2º Festival Gastronômico Vegano, que ocorrerá do dia 21 ao dia 30. Dez restaurantes oferecerão um prato ou combo no valor de R$ 59,90 para que o público possa ter uma amostra dos diversos empreendimentos gastronômicos que oferecem pratos sem ingredientes de origem animal na cidade.
 
Evitar o envio de sacolas plásticas, sachês, canudos ou guardanapos de papel, exceto se o cliente pedir, é uma ação simples e muito conectada com a Semana. Vamos juntos construir uma Cidade Lixo Zero!”, diz Arthur.
 
Agenda Lixo Zero
 
A programação completa já está disponível no site da Semana Lixo Zero Joinville, que tem como patrocinadores desta edição a Ambiental, Billa e Termotécnica. Entre as ações que serão realizadas, totalmente de forma colaborativa, destaque para as palestras e oficinas âncoras, organizadas pelo Coletivo Joinville Lixo Zero, como a do designer Fábio Basso (foto), que estará a frente de 6 atividades no Shopping Mueller, já a partir do dia 20: palestra ‘A grana tá no lixo'', das 16h às 17h30 e das 19h às 21h; no dia 21 palestra 'Do lixo ao luxo'', das 16h às 17h30 e das 19h às 21 h; e nos dias 22 e 23, das 16h às 21h, oficina Meu Robô (no sábado para adultos; no domingo para crianças).
 
Todos os eventos promovidos pela organização da Semana Lixo Zero só são possíveis, também, por causa do apoio de empresas como a Abplast IAFA, Alive Kombucha, Angeloni, Beli, Casa de Minas, Castelo do Monte, Cooper, Ecoa, Elisa Cozinha, Engenheiros Sem Fronteiras, Feira Verde Capim, Krona, Shopping Mueller, Nidec, Oceano, Prefeitura Municipal de Joinville, Pura Vida, Rastro Sustentabilidade, Reliqua, Reset, Saporito, Siemens, Sítio Rio do Braço, Tai Rodrigues Comunicação e Conteúdo, Tigre e ICRH, Tucanos, Tupy, Unisociesc, Univille e ViapaxBio.
 
Confira algumas das atrações que estão na Agenda da Semana Lixo Zero
 
No dia 21, a exposição Herança marca a abertura oficial do evento e será inaugurada por artistas visuais joinvilenses que, de maneira recorrente, trabalham ressignificando os materiais. A vernissage será às 20h, na Art Fitness Studio Sabrina Lermen. A exposição Herança e a Semana Lixo Zero apresentarão ao público uma oportunidade única de discutir, refletir e desconstruir a ideia de como queremos ser lembrados no futuro.
 
Já no dia 22, das 8h30 às 10h30, o Sadhana Yoga recebe um evento destinado para mulheres. A roda de conversa Cuidando de mim, mulher!, traz um olhar atento para o íntimo e para o externo; para o feminino e o sustentável, reunindo Taysa Dal Piva, enfermeira obstetra especialista em acupuntura; Tathiane Pereira, sócia e fundadora da Mercearia Pura Vida, idealizadora da Planth Botica Natural e perfumista artesã; Paola Hakenkaar, mulher, mãe e ecofeminista, atua como advogada de mulheres e professora na Católica de Santa Catarina; Elis Nhaia, empreendedora socioambiental, idealizadora da Coisas da Sofia e do Projeto MenstruAção; e Lucy Naid Hoffmann, instrutora de Yoga há 22 anos.
 
À tarde da mesma data está programada, das 13h às 14h30, uma limpeza na Baía da Babitonga e a partir das 15h haverá a roda de conversa Voz dos Oceanos: experiência e cuidados com o mar com Heloisa Schurmann (foto; on-line e ao vivo), velejadora, escritora, idealizadora e líder da Voz dos Oceanos; Alexandre Moreno (tripulante em terra - presencial), Head de Comunicação da Família Schurmann e Voz dos Oceanos, Virgínia Grace Barros, engenheira sanitarista, doutora em Ciências Ambientais, mestre em Engenharia Ambiental, professora e consultora; e Sabrina Eggert, sócio-diretora da Oceano Surfwear e embaixadora do projeto Keep the Ocean Blue. O bate-papo será mediado por Arthur Rancatti, do Coletivo Joinville Lixo Zero. Esse encontro não será apenas um momento de reflexão para os participantes, mas também servirá para inspirar novas atitudes e cuidados com o mar, com as baías, com o estilo de vida que temos em nossas cidades e nossas casas. Este evento tem o apoio da Agebem, Hotel Avenida, Joinville Iate Clube, Oceano Surfwear e Ocotea Filmes.
 
“Toda essa mobilização de pessoas em prol de uma causa tão nobre faz com que nós, do Coletivo Joinville Lixo Zero, sejamos destaque nacional. Aproveitem a agenda do evento, as atividades são de altíssima qualidade para todas as áreas de atuação”, destaca Arthur.
 
Prestigie e acompanhe tudo o que rola na Semana Lixo Zero Joinville pelo Instagram @joinville.lixozero e a agenda completa no site.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página