Blog Top Society - Karla Cruz

Aliança Francesa traz a Blumenau a mostra fotográfica "Sob a Pele - Épluchez-moi!", que aborda o desperdício de alimentos

15/10/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10242_post_4668.jpg
A Aliança Francesa Blumenau estreia nesta sexta-feira (dia 14) a exposição fotográfica “Sob a Pele - Épluchez-moi!. Iniciativa do Consulado da França no Rio de Janeiro, a mostra reúne 20 fotos de Pauline Daniel, produzidas no Brasil e na França, com alimentos típicos de cada uma das regiões brasileiras. A exposição ficará aberta ao público em geral a partir da próxima segunda (dia 17), no espaço Galeria AF. 
 
Ao perceber quantas vezes era levada a estragar alimentos utilizados em suas produções, a artista francesa e fotógrafa culinária Pauline Daniel passou a ter um olhar atento à questão do desperdício de alimentos. Para chamar a atenção sobre o tema, se uniu ao Banco de Alimentos da França e, em 2014, produziu a primeira versão de “Sob a Pele” (“Épluchez-moi”), exposição de fotos que utiliza produtos danificados, considerados impróprios para venda, mas totalmente consumíveis.
img/topsocie_blog/10242_post_5880.jpg
img/topsocie_blog/10242_post_1659.jpg
 
A convite do Consulado da França no Rio de Janeiro, o projeto chega agora ao Brasil, onde a artista fez duas residências artísticas visitando o Banco de Alimentos do Ceasa RJ. A exposição reúne 13 fotos de frutas típicas brasileiras como o mamão papaia, o abacaxi, o limão tahiti, a jaca e a goiaba, além de sete imagens apresentadas na edição francesa da exposição, com alcachofras, peras e pimentões. As fotos inéditas foram produzidas no estúdio da fotógrafa brasileira Nana Moraes.
 
O trabalho de Pauline oferece as duas possíveis facetas de um mesmo alimento: o lado cru, marcado e danificado; depois sua versão descascada, trabalhada e roteirizada revelando seu brilho interior. Com esta série, a artista acredita que tem a oportunidade de debater a ditadura da beleza tão prevalecente na nossa sociedade, e na qual participa indiretamente como fotógrafa de publicidade culinária.
 
"Sob a Pele" convida o espectador/consumidor a refletir sobre a tirania da aparência tão enganosa.
 
“Nesse conjunto de imagens, quis revelar esteticamente as frutas e os legumes danificados e prestes a serem descartados. Na escuridão do estúdio de fotografia procurei trazer à luz o sabor real intrínseco de cada produto. Uma vez descascados e processados, os alimentos enegrecidos ou necróticos revelam-se não só aptos para o consumo, mas também dignos dos melhores pratos”, explica a fotógrafa.
 
O contato e a parceria com o Banco de Alimentos do Ceasa se mostraram muito instrutivos na comparação das ações já observadas durante o trabalho na França, revelando as especificidades e problemas de cada país. Com o projeto, um aspecto importante sobre o desperdício de alimentos ficou muito claro para Pauline.
 
“Há uma necessidade imperativa internacional de ações para salvar milhares de toneladas de alimentos perecíveis todos os anos em todo o mundo”, finaliza.
 
Em uma parceria com a Aliança Francesa, além de Blumenau, mais 10 cidades vão receber a mostra “Sob a Pele”: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Juiz de Fora, São Carlos, Campinas, Fortaleza, Grande ABC, Manaus e Nova Friburgo.
 
Desperdício de alimentos
 
O Índice de Desperdício de Alimentos 2021 informa que cerca de 17% do total de alimentos disponíveis aos consumidores foram para o lixo das residências, varejo, restaurantes e outros serviços alimentares em 2019. Para ilustrar, seriam 23 milhões de caminhões de 40 toneladas totalmente carregados – pára-choque com pára-choque, o suficiente para circular a Terra sete vezes. O relatório estima que, em 2019, 61% do desperdício de alimentos foi gerado pelas famílias, 26% do serviço de alimentação e 13% do varejo.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página