Blog Top Society - Karla Cruz

Dia Mundial da Água será celebrado com diversas atividades em Lages

18/03/2017    Karla Cruz

img/topsocie_blog/1016_post_4221.jpg

O objetivo é promover a conscientização sobre sua relevância e lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando a poluição e contaminação

   A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, em parceria com outras instituições, divulga a programação do evento “Educação – Água para Todos”, que será realizado na quarta-feira, dia 22 de março, o Dia Mundial da Água. Diversas atividades serão concentradas no calçadão da Praça João Costa, das 14h às 17h30min. Caso chova neste dia, o evento será transferido para a próxima sexta-feira, dia 24, no mesmo horário e local.
   O objetivo é promover a conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos, além disso, lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando a poluição e contaminação.
   Uma oficina demonstrativa será realizada no calçadão, apresentando à população, que se interessar pelo tema, o funcionamento de um sistema completo através de uma maquete. No Centro de Ciências Agroveterinárias – CAV também acontecerá uma oficina completa sobre esse sistema, na sexta-feira (24), às 8h30min, no auditório do curso de Engenharia Ambiental. Para esta oficina, as inscrições seguem abertas até o dia 21 pelo e-mail: michelle.semmasp@lages.sc.gov.br. As vagas são limitadas, voltadas para professores, acadêmicos e a comunidade em geral.
   Outra atividade prevista para esse dia é a demonstração do resultado do monitoramento da qualidade das águas do rio Carahá. O monitoramento foi realizado entre setembro de 2015 a fevereiro de 2017, com oito campanhas de coleta em 16 pontos do rio. Foi analisado o IQA (Índice de Qualidade da Água) e também a resposta biológica do sistema em termos de biologia de bentos (comunidade de organismos que vive no substrato de ambientes aquáticos). Esse trabalho foi coordenado pelo professor Everton Skoronski, do CAV/Udesc, e patrocinado pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente.
   Diversas atividades voltadas para a educação ambiental estão programadas. Serão promovidas pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA) e Instituto José Paschoal Baggio, com o programa Carahá de Cara Nova. A Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) também participará com informações e orientações sobre o uso sustentável da água.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página