Blog Top Society - Karla Cruz

Blumenau é uma das 10 cidades brasileiras com maior público no Empreende Brazil Conference

24/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11974_post_10693.jpg
Blumenau está entre as 10 cidades brasileiras com maior público na maior imersão de empreendedorismo da América Latina, conforme mapeamento do público do Empreende Brazil Conference de 2022. Isso se reflete na abertura de empresas na cidade, que ocupa a terceira posição este ano no Estado: dados da Junta Comercial apontam que, de janeiro até abril de 2023, Santa Catarina contabilizou saldo positivo de 39.214 novos negócios, resultado de 74.199 constituições e 34.985 baixas. As cidades que mais somaram empresas constituídas foram Florianópolis (4.397), Joinville (3.453), Blumenau (2.120) e Itajaí (2.489).

Maior imersão em empreendedorismo da América Latina, o Empreende Brazil Conference terá nova edição no dia 27 deste mês, no Hard Rock Live, na Grande Florianópolis, com mais de 50 palestrantes escolhidos entre os principais nomes do mercado. Profissionais em cargos de liderança, tomadores de decisão, empreendedores, geradores de negócios e profissionais liberais compõem o perfil do público. As mulheres são a maioria na conferência, com 54,38% de participação. A lista das cidades com maior público na última edição do evento, pela ordem, são Florianópolis, São José, Palhoça, Balneário Camboriú, São Paulo (SP), Itajaí, Joinville, Criciúma, Blumenau e Tubarão.

Para o empresário Lucas Schweitzer, idealizador do Empreende Brazil Conference e presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), empreender é fundamental para o desenvolvimento econômico do país e para a realização pessoal de muitas pessoas. Mas alerta que é preciso estar atento ao mercado e suas potencialidades para manter um negócio em funcionamento.
“Como empreendedor percebo que nunca teremos o cenário ideal para abrir um negócio ou arriscar uma expansão. Por isso, o Empreende Brazil tem o propósito de auxiliar líderes e empreendedores a desenvolver habilidades, aprimorar sua estratégia de negócios e tomar decisões mais assertivas, contribuindo para o sucesso de seus empreendimentos”, explica Schweitzer.

Nesta edição, são esperadas mais de seis mil pessoas que, durante 12 horas ininterruptas, poderão acompanhar mais de 50 palestras em cinco arenas de conhecimento. A pluralidade do evento é refletida nos perfis dos palestrantes, que mostram as inúmeras possibilidades para empreender.

Entre as atrações deste ano, a cantora e apresentadora Juliette, considerada um fenômeno como influencer digital e que faz a gestão da própria carreira, Dema Oliveira, diretor executivo da Samsung, o escritor, palestrante e historiador, Leandro Karnal, que irá provocar o empreendedor ao falar sobre “Mudança de mindset, equilíbrio emocional e pensamento estratégico”, Marlos Melek, juiz federal redator da reforma trabalhista, Francisco Mattos, diretor executivo da Fórmula 1 no Brasil, o investidor-anjo João Kepler, o empresário Carlos Wizard e João Branco, considerado o profissional de marketing mais admirado do Brasil.

EMPREENDE BRAZIL CONFERENCE
Data: sábado, 27 de maio, a partir das 8h
Onde: arena Hard Rock Live Florianópolis - Grande Florianópolis, São José
Inscrições: 
https://empreendebrazil.com.br/
Palestrantes: 
https://empreendebrazil.com.br/palestrantes/
Programação: 
https://empreendebrazil.com.br/programacao/


Compartilhe nas redes sociais:

Benefícios fiscais em Santa Catarina: União não pode interferir nos créditos presumidos de ICMS

24/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11973_post_5134.jpg
Há mais de 15 anos Santa Catarina ganhou destaque em relação aos outros estados em razão de seus benefícios fiscais – que atraem o olhar de diversos investidores. Contudo, o estado vinha correndo o risco de perder esta evidência devido a um conflito de interesses entre Santa Catarina e União. Há alguns dias, uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acalmou o setor: uma decisão foi divulgada reafirmando que o crédito presumido não deve ser tributado pela União.

Desde 2006, Santa Catarina concede um crédito presumido de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) às empresas importadoras sediadas no estado. Na prática, significa que o estado renuncia a uma parte do imposto que seria devido na operação.

Apesar dessa renúncia não representar lucro para a empresa, o crédito gera resultados nos demonstrativos contábeis das companhias. A União, percebendo esses valores, tinha a intenção de cobrar tributos federais sobre eles, os chamados Imposto sobre a Renda de Pessoas Jurídicas (IRPJ) e Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL).

“Os benefícios de Santa Catarina com mais impacto são ligados sempre à importação, é a famosa guerra fiscal dos Estados: quem tem o melhor benefício vai atrair o importador para o seu Estado”, explica o advogado Nilton André Sales Vieira, especialista em direito tributário e aduaneiro do escritório de advocacia Sales Vieira. “Essa iniciativa da União acabaria por diminuir o benefício concedido pelo Estado”, completa.

Ainda de acordo com Nilton André, as empresas utilizam e dependem desse benefício para se manterem competitivas no mercado. A tributação deste crédito pela União seria um fator importante para a permanência, ou não, das empresas no estado catarinense.

Decisão vai além do crédito presumido

A decisão do STJ também definiu novas diretrizes para outros benefícios que existem em Santa Catarina (além do crédito presumido), exigindo o cumprimento de regras contábeis para as empresas beneficiadas.

Para a advogada Liliane Quintas Vieira, sócia do escritório Sales Vieira, essa decisão traz pontos positivos e negativos, já que muitas empresas terão que se adequar à legislação que alterou as regras de contabilização dos benefícios (art. 30, Lei 12.973/2014).

“Existem várias modalidades de benefícios fiscais, como redução de base de cálculo, redução de alíquota, isenção, etc; Com essa decisão, estes benefícios especiais poderão ser tributados, dependendo da situação da empresa”, explica. “Por outro lado, a decisão manteve a não tributação de benefícios concedidos sob a forma de crédito presumido, garantindo que empresas que atuam principalmente na importação não percam parte do benefício tendo que pagar tributos federais” completa ela.

Compartilhe nas redes sociais:

Arquiteta de Presidente Getúlio estreia na CASACOR Santa Catarina

24/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11972_post_9645.jpg
A dança, praticada desde muito cedo, e a criatividade sempre estiveram presentes no dia a dia da arquiteta Bia Kestering, nascida e criada em Presidente Getúlio.
 
Desde 2019 com seu escritório instalado na cidade do Alto Vale do Itajaí - atualmente com mais seis colaboradoras (um time todo feminino) -, a profissional está em busca de novos horizontes. E o nosso litoral é um território perfeito neste sentido.
img/topsocie_blog/11972_post_5252.jpg
 
Para marcar esta fase, inclusive de ampliação criativa em seus projetos, ela estreia na CASACOR Santa Catarina no próximo dia 8 de junho no The One Spot, em Balneário Camboriú.
 
No espaço Gourmet Opponere, Bia apresenta sua versão para um ambiente onde a dualidade de materiais e expressões é um dos destaques.


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página