Blog Top Society - Karla Cruz

Projeto arquitetônico traz conceito biofílico para Santa Catarina

17/04/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11604_post_12424.jpg
Estudos indicam que a presença de elementos naturais em ambientes traz efeitos positivos sobre a saúde mental e física das pessoas.
 
O “Relatório sobre o impacto global do design biofílico” conduzido por especialistas mundiais nos ramos de construção sustentável e bem-estar, por exemplo, comprova a necessidade de conectar homem-natureza em razão do avanço da urbanização no mundo.
 
Aliás, a Organização das Nações Unidas prevê que em 2030, 60% da população mundial viverá em ambientes urbanos. Além disso, segundo o relatório, o Brasil figura entre os países com o maior aumento na urbanização. A resposta para este desafio é o design biofílico.
img/topsocie_blog/11604_post_10955.jpg
img/topsocie_blog/11604_post_13317.jpg
img/topsocie_blog/11604_post_800.jpg
 
Em Santa Catarina, o projeto arquitetônico do Parque Camboriú, no litoral norte, traz para o Brasil esse conceito de edifícios com jardins verticais e design que favorece a iluminação natural.
 
O empreendimento, em fase de construção, com previsão de entrega em 2027, já tem 64% comercializado na primeira fase de vendas o que justifica a alta demanda de interessados por esse conceito de aproximação com a natureza como forma de moradia.
 
“A ideia do Parque Camboriú é criar ambientes que promovam a conexão com a natureza, que reduzam o estresse e a ansiedade, melhorem a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Por isso, buscamos desde a concepção do projeto incorporar o conceito biofílico na arquitetura. Além disso, também procuramos utilizar tecnologias sustentáveis, como sistemas de captação de água da chuva e uso de painéis solares, alternativas para reduzir o impacto ambiental e aumentar a eficiência energética do edifício”, avalia a arquiteta e gestora de projetos do Parque Camboriú, Marina Deichmann.
 
Entre os diferenciais do projeto arquitetônico está a vista permanente para 8,5 mil metros quadrados de área verde preservada, além do design arquitetônico das três torres residenciais, em zigue-zague, que favorece a circulação de ar e a posição em relação ao sol da manhã e da tarde. Já os corredores terão aberturas para o ar livre, para o maior conforto térmico e iluminação natural, e ganharão um jardim vertical com uso de plantas para fachada verde.
 
As áreas de lazer do Parque Camboriú irão oferecer um verdadeiro refúgio natural seguindo a proposta de trazer a biofilia para o urbano. Além do cuidado com o paisagismo, haverá uma área de camping em meio a natureza, além de pista de corrida entre a vegetação, redes sob a sombra das árvores, pomar e horta.
 
“Nos últimos anos, as pessoas passaram a buscar mais qualidade de vida, onde a natureza é um dos itens mais procurados. Porém, como vivemos em um país em franco desenvolvimento, a urbanização é inevitável. A solução é investir em estruturas sustentáveis e que tragam a aproximação com a natureza. Relatórios internacionais comprovam que a biofilia é alternativa para melhorar a experiência das pessoas nos ambientes construídos. Nossa arquitetura está bastante alinhada com esse propósito para oferecer mais qualidade de vida em meio à urbanização e rotina agitada do dia a dia”, diz o CEO do Parque Camboriú Filipe Pitz.
 
Sobre o Parque Camboriú
 
O Parque Camboriú terá três torres residenciais com 26 andares, 8,5 mil m² de área de mata preservada e mais de 60 itens de lazer, incluindo pista privativa de caminhadas em meio ao verde, área camping, piscina, sauna, academia, playground, brinquedoteca, redário, SPA, áreas gourmets, salão de festas, salão de beleza e pet care, estúdio de gravação e sala de gamer. Chama atenção pelo projeto arquitetônico que segue o conceito biofílico de integração da natureza com o edifício. Terá fachada verde, vagas para a recarga de carros e motos elétricas, espaço para compostagem de resíduos orgânicos e usará placas fotovoltaicas que vão suprir a demanda de energia nas áreas de lazer.
 
Mais informações: https://parquecamboriu.com.br/

Compartilhe nas redes sociais:

HBO e Discovery+ produzem série sobre gêmeas trans brasileiras, operadas em Blumenau

17/04/2023    Alex Ferrer

img/topsocie_blog/11603_post_4999.jpg
A Warner Bros. Discovery anunciou no Rio2C, maior evento de criatividade da América Latina, que aconteceu de 11 a 16 de abril no Rio de Janeiro, a série nacional GÊMEAS TRANS, produção que acompanha a vida das irmãs brasileiras de 21 anos, Mayla e Sofia, que se tornaram as primeiras gêmeas a realizar a cirurgia de redesignação sexual globalmente. O procedimento foi realizado na Transgender Center Brazil, em Blumenau, sob comando do cirurgião Dr. José Carlos Martins Junior.
Em 2021, aos 19 anos, Mayla Phoebe e Sofia Albuquerck, realizaram juntas, em Santa Catarina, a cirurgia de redesignação sexual e desde então têm aproveitado suas vidas. Mayla está em Buenos Aires, onde cursa medicina, e Sofia está em Franca, onde cursa engenharia. Ao longo de seis episódios, o reality acompanha o dia a dia das duas quando se reencontram para curtir as férias, ver antigos amigos e encarar novos desafios. Conflitos familiares, escolhas, amor e muitas novidades recheiam os episódios. Alguns deles foram gravados em Blumenau.
A série é uma produção da Warner Bros. Discovery realizada pela Endemol Shine e tem estreia prevista para junho na HBO Max e no Discovery.

Imagem: Divulgação

Compartilhe nas redes sociais:

Arquitetas de BC no Salão do Móvel de Milão

17/04/2023    Alex Ferrer

Arquitetas Eluize Mendes e Maria Ondina Garcia visitam principal feira de design de móveis do mundo nesta semana
 
img/topsocie_blog/11602_post_2429.jpg
As Arquitetas Maria Ondina Garcia e Eluize Mendes, da GM Arquitetura & Interiores estão nos preparativos para uma viagem imersiva. Na próxima semana elas embarcam para a principal feira de design de móveis do mundo, o Salão do Móvel de Milão. A 61ª edição acontece de 18 a 23 de abril.
Por lá elas buscarão inspiração para mais uma edição da CASACOR SC, da qual participam entre junho e julho, em Balneário Camboriú.
“Nossa expectativa é alta, pois neste ano o Salão do Móvel de Milão volta com força total, em novo formato e com certeza haverá muitas novidades que podemos aproveitar”, contaram as arquitetas.
Em Milão, Eluize e Maria Ondina participarão de várias programações nas empresas Moooi, Kartell, entre outras.
A dupla embarca para a Itália nesta segunda-feira, 17 de abril.
 
Salão do Móvel de Milão 2023
 
O Salão do Móvel de Milão – Salone del Mobile Milano, feira referência internacional em mobiliário e design chega a sua 61ª edição em 2023. Sempre realizada na Fiera Milano Rho, este ano o evento ocorre de 18 a 23 de abril, mostrando as principais tendências e novidades em móveis, no maior palco internacional do design de móveis.
O retorno do Salão do Móvel de Milão 2023 é, por si só, algo excepcional, não só pela qualidade das propostas e das empresas participantes, mas também pela aceleração do processo de transformação e evolução da feira.
Esta edição terá três grandes novidades. A primeira é que os 400 expositores estarão em piso único na exposição, melhorando a acessibilidade e a experiência do visitante.
Outra é o novo layout do Euroluce, que em vez de ser centrado no estande agora é focado nas pessoas e na fluência do evento, com um caminho em forma de loop inteligente, acessível e melhor conectado.
Por fim, o componente cultural será integrado nos espaços da bienal de iluminação, com conteúdos interdisciplinares e experienciais, que vão da arquitetura à arte, com exposições, palestras, workshops e instalações específicas.
 
Fotos: João Pedro Varela

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página