Blog Top Society - Karla Cruz

MÉDICO ORIENTA OS HOMENS PARA OS CUIDADOS COM A SAÚDE

09/08/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/12546_post_1631.jpg
 Estudos apontam que as mulheres são mais cuidadosas com a saúde, com visitas frequentes ao ginecologista, realização de exames preventivos e consultas regulares, diferente da maioria dos homens que, raramente vão ao médico, ou procuram atendimento, quando os sintomas de alguma doença são mais aparentes.

Segundo especialistas, os exames preventivos são importantes, porque a grande maioria das doenças que atingem os homens, após os 50 anos de idade, podem ser evitadas através de exames  periódicos, principalmente, acima dos 40 anos.

"Existem dois grandes grupos de doenças que atingem os homens, as principais são as doenças  do aparelho circulatório e entre elas os AVCs - Acidentes Vascular Cerebral - e o infarto agudo do miocárdio. Essas doenças do aparelho circulatório atingem, normalmente, homens acima dos 50 anos. Existe também um outro grande grupo que são os dos tumores, as neoplasias. São os tumores, principalmente, de próstata e de intestino", explica o médico urologista, Humberto Teruo Eto, membro da Associação Brusquense de Medicina - ABM.

Ainda segundo o médico, sendo as doenças do sistema circulatório mais frequentes nos homens, todas as causas externas que podem provocar essas alterações devem ser evitadas , tais como má alimentação, sedentarismo,  uso de álcool e cigarros, que resultam em AVC e infarto agudo do miocárdio.

"Neste sentido, a família exerce um papel importante no cuidado com a saúde do homem pois, além de proporcionar o equilíbrio emocional, ela oferece o acolhimento necessário e a cobrança frequente para que ele se cuide e faça seus exames periódicos". frisa o especialista.

Além deste apoio familiar, o urologista Humberto Teruo Eto, orienta para que "sejam feitos exames periódicos, com uma ida ao médico pelo menos uma vez ao ano, realizar atividades físicas regulares, ter uma alimentação balanceada e equilibrada, evitar excessos como álcool e fumo, ser feliz e, principalmente, ter um propósito na vida".

Compartilhe nas redes sociais:

OAB/SC recebe homenagem em sessão especial da Alesc pelos seus 90 anos

09/08/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/12545_post_1959.jpg
A Assembleia Legislativa realizou uma sessão especial em homenagem aos 90 anos da OAB/SC na noite desta segunda-feira, 7, fruto de uma proposição do deputado Ivan Naatz. A presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, recebeu uma placa alusiva ao aniversário e a todo o trabalho prestado há anos pela instituição e pelos advogados e advogadas do Estado. 
img/topsocie_blog/12545_post_3574.jpg
img/topsocie_blog/12545_post_7414.jpg
Mais de 40 Subseções da OAB/SC estiveram representadas por seus presidentes e diretores, e também receberam certificados. Antecedendo a sessão, Cláudia recebeu em seu gabinete autoridades e os presidentes das Subseções presentes para um momento de confraternização e troca de ideias. Dentre os presentes, diretores da Seccional, desembargadores Osmar Nunes e Altamiro de Oliveira, e o procurador-geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano.
img/topsocie_blog/12545_post_12857.jpg

“Hoje posso falar em nome dos meus 53 presidentes de Subseções, quase 70 mil colegas advogados e advogadas e dizer da nossa satisfação em prestar um trabalho sempre voluntário, dedicado e com muita responsabilidade. A nossa fala de 90 anos de agradecimento é a todos que nos antecederam e que fizeram a nossa Seccional ser referência nacional”, destacou a presidente da OAB/SC. “As raízes desta Instituição são sólidas e sua atuação demonstra a cada dia, a indispensabilidade da advocacia no contexto social e na defesa das garantias constitucionais, dentre elas a democracia. Em sua história quase centenária, externo meus cumprimentos a cada um dos integrantes desta entidade, advogados e advogadas”, reiterou o presidente da Alesc, Mauro de Nadal.

“Gostaria de dizer que é um momento de rara felicidade para a Assembleia Legislativa, poder comemorar esses 90 anos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Santa Catarina, junto àqueles que fazem verdadeiramente a Ordem: nossos presidentes de Subseções, conselheiros estaduais; nossos conselheiros federais, os vice-presidentes e todos aqueles que ajudam a construir essa Instituição”, ressaltou o deputado Estadual, Ivan Naatz.

“A OAB Santa Catarina é uma ideia plantada há 90 anos, por brilhantes seres humanos. Uma ideia que se frutificou, uma semente que se tornou árvore e que junto às demais Seccionais deste País e suas Subseções construiu, no âmbito dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, um arcabouço legal e jurídico único no mundo em proteção à advocacia", afirmou o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn.

“Em verdade, nós temos muito mais gente para também homenagear. Se nosso telefone é o primeiro que toca na Subseção, se somos nós que temos que largar tudo e ir cuidar, ajudar um colega, é porque nós temos uma estrutura que nos permite também fazer isso”, salientou o presidente da Subseção de Blumenau, Rodrigo Soethe, representando os 53 presidentes de Subseções da OAB/SC.

Sobre a OAB/SC

O início da OAB Santa Catarina se deu no dia 1º de novembro de 1932, quando da criação da entidade por meio do Decreto nº 22.039. A instalação da Seccional catarinense, por sua vez, ocorreu no dia 1º de janeiro de 1933. A OAB/SC, de lá para cá, fez parte de episódios que marcaram a história do Estado e do País.

Destacam-se as participações na campanha “Diretas Já”, na “Novembrada” em Florianópolis, na Assembleia Nacional Constituinte e na aprovação do Estatuto da Advocacia e da OAB no Congresso Nacional. A OAB Santa Catarina, recentemente, também somou forças na tramitação e sanção da Lei nº 14.365/22, que proíbe a fixação equitativa de honorários advocatícios.

A Casa da Advocacia catarinense segue firme na defesa das prerrogativas e do exercício da advocacia, assim como da cidadania, estando presente em todo o Estado através de 53 Subseções. Hoje a OAB/SC conta com um total de 109 comissões temáticas que auxiliam a diretoria nos mais diferentes assuntos, além de promoverem diversas ações junto à advocacia e à sociedade como um todo. No ano passado, foi registrado o número recorde de 4,5 mil advogados e advogadas inscritos nos grupos de trabalho da Seccional catarinense.

A história da OAB Santa Catarina continua recebendo novos capítulos nesta gestão. No dia 1º de janeiro de 2022, Cláudia Prudêncio tomou posse como presidente da OAB/SC, tornando-se a primeira mulher advogada a presidir a entidade e destacando, com isso, o protagonismo feminino na advocacia. Ainda, 120 advogados e advogadas de Santa Catarina participam de Comissões Nacionais da OAB.

Compartilhe nas redes sociais:

Joinville é semifinalista em prêmio nacional de inovação

09/08/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/12544_post_7740.jpg
Joinville foi selecionada como uma das semifinalistas do Prêmio Nacional de Inovação (PNI) em cidades de grande porte. O PNI é uma iniciativa da Mobilização Empresarial para a Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo SEBRAE e tem como objetivo premiar municípios que se destacam por iniciativas criativas e eficazes no campo da inovação.
 
Para participar do prêmio, Joinville precisou comprovar a implementação de ações e iniciativas que evidenciam o fortalecimento do ecossistema de inovação. A cidade tem investido consistentemente em projetos voltados à ciência, tecnologia, educação, sustentabilidade e infraestrutura com isso, e com isso se destacou no prêmio.
 
Entre as iniciativas de destaque que levaram Joinville a figurar entre os semifinalistas do PNI está a criação do ecossistema de inovação que, anualmente, promove ações contínuas e integradas, envolve uma rede de atores públicos e privados que trabalham de forma conjunta pela melhoria dos processos de inovação com foco no aumento da competitividade do município e do desenvolvimento do território.
 
Para Fabiano Dell Agnolo, diretor executivo do Join.Valle, a participação no prêmio representa o trabalho desenvolvido.
 
"Estamos participando na categoria grande ecossistema de inovação e estar entre os finalistas é um reconhecimento de que o ecossistema da cidade está muito bem-organizado e têm provocado mudanças positivas para a região. Após oito anos de trabalho contínuo estamos colhendo frutos, no início do ano nos posicionamos em terceiro lugar como a cidade mais empreendedora do país e agora participar do Prêmio Nacional de Inovação mostra que estamos no caminho certo”, destaca.
 
O gerente da regional norte do Sebrae, Jaime Dias, pontua que a participação na premiação é um divisor de águas para o município. Segundo ele, é uma oportunidade de o município adquirir maior visibilidade.
 
“A principal vantagem é colocar a cidade em evidência entre ecossistemas que estão em ótimo desenvolvimento e, ganhando assim, através da participação, destaque no cenário nacional e até internacional", opinou.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página