Blog Top Society - Karla Cruz

Na Semana da Enfermagem, Carmen destaca a luta pela aprovação das 30 horas e a valorização dos técnicos e auxiliares de enfermagem

14/05/2016    Karla Cruz




            A  Câmara dos Deputados realizou na tarde desta sexta-feira (13), uma Sessão Solene, em homenagem ao Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, a pedido da deputada federal Carmen Zanotto com coautoria do deputado Hildo Rocha. Durante a Sessão foram homenageadas a presidente do Coren de Santa Catarina, Helga Bresciani e a presidente da Aben/SC, Maria Lígia Reis.

           Ontem, dia 12 de maio, Dia do Enfermeiro, foi dado o início à Semana de Enfermagem em todo o país, que se encerra dia 20 de maio, quando é comemorado o Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem. E Para reconhecer a atuação destes profissionais e das instituições que os defendem - sejam associações, conselhos ou sindicatos - há cinco anos tenho, junto de colegas parlamentares, a deputada Carmen tem requerido sessões solenes para mostrar ao país e inserir nos anais da história a atuação, o saber a ciência, bem como a realidade de trabalho e as reivindicações dos profissionais de enfermagem no Brasil.

Carmen é enfermeira e desde sua formação passaram-se 30 anos de dedicação a missão da enfermagem, enquanto profissão. Durante seu discurso a deputada destacou a comemoração dos os 90 anos da Aben, a 77ª Semana Brasileira de Enfermagem com o tema “Construção Histórica e Política da Enfermagem”. “Temos aqui um momento especial para valorizar a atuação de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.  Carmen lembrou que desse conjunto de profissionais 80% é composto por técnicos e auxiliares de enfermagem profissionais habilitados no país e, portanto, são a maior força de trabalho da categoria.

             “Profissionais que infelizmente ainda não têm assento no plenário do Conselho Federal de Enfermagem. Portanto são subrepresentados em todo o sistema autárquico que define e regulamenta o código de ética e as infrações no âmbito da atuação profissional. Desta forma, pretendo corrigir essa lacuna por meio de Indicação nº 2152/2016, apresentada em 10 de março deste ano, para que o Ministério do Trabalho e Emprego apresente a esta Casa um projeto de lei que também sugeri, alterando essa realidade”, destaca a parlamentar.

Carmen também afirmou que desde que chegou à Câmara dos Deputados defende a aprovação do PL 2295/2000, que regulamenta a jornada dos profissionais de enfermagem em 30 horas semanais.

“Foram inúmeras audiências públicas, sessões solenes, fóruns e reuniões com ministérios e colegas parlamentares. Conseguimos, a duras custas, colocar a matéria para votação. Mas o governo federal, contrariando suas promessas de campanha, havia determinado que não daria o aval para que a base aliada votasse favoravelmente ao projeto. No fim, uma manobra regimental evitou que as 30 horas fossem votadas aqui. Ficamos frustradas, mas a luta continuou. Hoje e sempre”, salientou.


A enfermagem em números

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área de saúde compõe-se de um contingente de 3,5 milhões de trabalhadores, dos quais cerca 50% atuam na enfermagem.
Uma pesquisa solicitada pelo Conselho Federal de Enfermagem, realizada pela Fiocruz mostrou que 59,3% dos profissionais de enfermagem encontram-se no setor público; 31,8% no privado; 14,6% no filantrópico e 8,2% nas atividades de ensino.
Além disso, e o que se mostra preocupante, foi o diagnóstico de que 1,8% dos profissionais nas equipes de saúde, em torno de 27 mil pessoas, recebem menos de um salário-mínimo por mês. E ainda, em número expressivo, 16,8% dos profissionais declararam ter renda mensal de até mil reais, o que é irrisório frente ao que se espera conceder aos profissionais da nossa área. A enfermagem também é predominantemente feminina, sendo composta por 84,6% de mulheres.


Presenças ilustres

A Sessão contou com a presença da presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Ângela Maria Alvarez, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do DF (Coren-DF), Gilney Guerra de Medeiros, Ipê Onã Silva, presidente da Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem, a secretária-geral da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e presidente do Sindicato dos Enfermeiros do estado do Pará, Antonia Trindade, do presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em enfermagem do DF, João Cardoso da Silva, vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e técnicos em Enfermagem do DF, Jorge Viana.

Fotos: Robson Gonçalves/PPS
Mais informações:

Compartilhe nas redes sociais:

Diário Catarinense homenageia personalidades catarinenses com o Troféu Viver SC

14/05/2016    Karla Cruz

Segunda edição do prêmio encerrou a temporada 2015-2016 do projeto Viver SC nesta quinta-feira (12) em Florianópolis 
Com muita alegria e orgulho, o Diário Catarinense celebrou a diversidade de Santa Catarina ao homenagear as personalidades que fazem a diferença para as comunidades locais com a entrega do Troféu Viver SC nesta quinta-feira (12). A noite foi de festa no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, onde foram reconhecidos cinco catarinenses que se destacam em áreas de atuação diversas e elevam o nome do nosso Estado no cenário nacional. Autoridades, empresários e comunicadores estiveram presentes na cerimônia, que foi transmitida ao vivo pela TVCOM e no site do DC. 
– A pluralidade que encontramos em nosso Estado se deve, antes de tudo, aos catarinenses, povo que tem um verdadeiro tesouro nas mãos. Belezas naturais, traços culturais marcantes e tantas outras características distinguem cada uma de nossas regiões. Por isto, o Diário Catarinense, como articulador das forças regionaistem orgulho em reconhecer, com o Troféu Viver SC, pessoas tão comprometidas com a cultura local e com o nosso desenvolvimento – destaca Gabriel Casara, Diretor-geral de Jornais e Mídias Digitais da RBS em Santa Catarina. 
Os grandes vencedores do segundo Troféu Viver SC foram a empresária Sônia Hess, a atriz Bruna Linzmeyer, o artista Juarez Machado, o engenheiro e político Colombo Salles e o presidente da Fiesc, Glauco Côrte. Os nomes foram revelados no último fim de semana pelo Diário Catarinense, em uma edição especial do caderno Nós. Na cerimônia, foi apresentado o balanço completo da edição 2015/2016 do projeto Viver SC, em que os repórteres do DC Karine Wenzel e Marco Favero percorreram mais de 5 mil quilômetros e 57 cidades do Estado em busca de histórias inspiradoras, bons exemplos e imagens deslumbrantes. Todo o material do projeto está disponível no site do DC.
A solenidade de premiação foi comandada pela colunista social do Diário Catarinense, Laura Coutinho, e pelo apresentador da RBS TV Fabian LonderoAlém da entrega do Troféu Viver SC aos homenageados e representantes, a noite contou com um espetáculo de dança do Ballet Bolshoi de Joinville e duas atrações musicais: o violonista Felipe Coelho, de Florianópolis, e a cantora Giana Cervi, que representa a região do Vale do Itajaí. 
O Troféu Viver SC 2016 integra as ações comemorativas do aniversário de 30 anos do Diário Catarinense, que realiza o evento. A iniciativa do jornal conta com patrocínio de Sinep e Sebrae e apoio de Ciipo, Unicred e Arteris. 
Fotos do evento. Crédito: José Luiz Somensi | Divulgação. 

Compartilhe nas redes sociais:

Quiropraxia com Lariana Rosa

14/05/2016    Karla Cruz


Lariana Rosa, tem 23 anos, é lageana e quiropraxista de formação. Após fazer um curso de Massoterapia consolidou o interesse pela área. Então, realizou incansavelmente a busca por um curso superior no Brasil que fosse semelhante, encontrou a Quiropraxia na FEEVALE em Novo Hamburgo / RS. E hoje, Lariana tem a certeza de ter escolhido o caminho certo. Trabalha com algo que realmente gosta e com imensa alegria.   " Hoje me sinto realizada em divulgar e trabalhar com a quiropraxia, afinal quem nunca conviveu com uma dor chata nas costas?”

A quiropraxia é a melhor opção para tratar coluna, um tratamento natural, mais seguro e eficiente que outros métodos comumente utilizados, como medicamentos, descanso e cirurgia. O tratamento oferece vários benefícios e com soluções de problemas na lombar, coluna, ciático, joelho, entre outras partes do corpo.
As técnicas diminuem a rigidez, um dos sintomas mais comum, em que o indivíduo sente a articulação “travada” (artrose, por exemplo). O tratamento diminui consideravelmente esse sintoma, dando maior mobilidade para as articulações.
Ocorre diminuição de contraturas musculares, com a rotina do dia a dia o corpo acaba acumulando detritos metabólicos gerando dor, isso é causado por uma ativação excessiva muscular, sem relaxamento, quando uma articulação está com problemas, a musculatura nas proximidades se contraem com a intenção de proteger a região afetada, diminuindo o movimento. Os ajustes quiropráticos normalizam a função muscular, quebrando o ciclo dor-espasmo-dor; diminuem a inflamação, pois geralmente onde há dor na coluna ou em outras articulações estão acompanhadas por um processo inflamatório, por exemplo, nas doenças degenerativa discal, hérnia de disco, ocorre a liberação de vários mediadores inflamatórios. Os ajustes realizados pelo quiropraxista normalizam a função articular, o que evita a ocorrência de mais inflamação.
Existe riscos?
Como todo método terapêutico, a quiropraxia tem indicação e contraindicações, mas quando realizados por um profissional qualificado os riscos são extremamente reduzidos.
Porque procurar um quiropraxista?
Todas as pessoas têm uma coluna e é ela que sustenta o nosso corpo, então devemos manter alinhada para que possamos desempenhar perfeitamente as atividades diárias, a quiropraxia é benéfica em todas as idades.





Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]...
Curta Nossa Página