Blog Top Society - Karla Cruz

Turismo divulga resultado da pesquisa sobre a Festa do Pinhão

06/08/2015    Karla Cruz




“O resultado da pesquisa foi bastante positivo, tendo em vista tudo o que o município passou para a preparação da festa deste ano.” Flávio Agustini

Exatamente 1.058 pessoas foram entrevistadas durante os dez dias da 27ª Festa Nacional do Pinhão, de 29 de maio a 7 de junho, no parque de exposições Conta Dinheiro, para a pesquisa oficial sobre o perfil do visitante. O serviço foi prestado pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a Santa Catarina Turismo S/A (Santur).
Foram coletados dados dos frequentadores como residência permanente; origem; gênero; idade; escolaridade; profissão; renda mensal; como viaja; meio de transporte utilizado; meio de hospedagem utilizado; motivo principal da viagem; forma de organização; fator motivador da vinda à festa; visita pela primeira vez ao evento; tempo de permanência; dias de participação; frequência de entrada e saída; retorno na próxima edição; gasto total no município e na festa e avaliação qualificativa referente ao setor gastronômico, entre outros aspectos.
O objetivo é conhecer, identificar e caracterizar o perfil dos frequentadores (visitantes e residentes) para obter uma avaliação qualificativa e efetuar o dimensionamento de público informado. “O resultado da pesquisa foi bastante positivo, tendo em vista tudo o que o município passou para a preparação da festa deste ano”, diz o secretário Flávio Agustini.
As atrações culturais, organização, estrutura e serviços prestados, infraestrutura municipal e a visitação ao Recanto do Pinhão Aracy Paim também foram pautados na pesquisa. “O trabalho foi feito dentro de uma metodologia científica e apontou a ação e percepção do frequentador em relação aos temas elencados. Esses dados servirão para nortear os organizadores com o objetivo de trazer mais turistas, aumentar sua permanência e gasto médio na cidade”, explica Flávio.

Números
Mais de 133 mil pessoas passaram pelo parque de exposições nos dez dias de evento, e dos entrevistados, a maioria encaixa-se no grupo com idade entre 18 e 25 anos, possuem ensino médio completo e apresentam renda fixa, trabalhando em empresa privada. O gasto médio por pessoa na Festa do Pinhão ficou em torno de R$ 35,72. “O desafio, através desses indicadores, é melhorar os apontados com maior deficiência e potencializar os que foram avaliados de forma positiva”, relata.
O material está disponível no site da Santur e qualquer pessoa tem acesso às informações do relatório. “Essa medida é positiva, pois qualquer pessoa pode acompanhar a evolução do evento em números reais; poderão traçar metas e fazer ações positivas para eventos usando a pesquisa como base e tendo em vista a opinião do turista, podendo avançar nos mais variados itens”, conclui o secretário.


Legenda: O gasto médio por pessoa no evento ficou em torno de R$ 35,72 (Foto: Marcio Avila)

Compartilhe nas redes sociais:

Livro mostra a arquitetura da Serra catarinense nos séculos XVIII e XIX

06/08/2015    Karla Cruz



Na obra, o historiador aborda, por meio de textos, fotos, desenhos e documentos iconográficos, as habitações do início da ocupação da região, as edificações remanescentes e as desaparecidas

Nos últimos anos, o historiador gaúcho Fabiano Teixeira dos Santos tem se dedicado ao estudo de questões ligadas à história da arquitetura brasileira. Na sexta-feira (31), o auditório da Fundação Cultural de Lages (FCL) recebeu autoridades, amigos e familiares de Fabiano para o lançamento do livro “A Casa do Planalto Catarinense: arquitetura rural e urbana nos Campos de Lages, séculos XVIII e XIX”. A primeira-dama Suzana Duarte acompanhou a solenidade.
Na obra, o historiador aborda, por meio de textos, fotos, desenhos e documentos iconográficos, as habitações do início da ocupação da região, as edificações remanescentes e as desaparecidas.  O autor quis entender e mostrar como elas eram construídas e habitadas naquela época. As referências culturais dos colonizadores, portugueses ou paulistas, são evidenciadas nas construções.
Fabiano concluiu que os modelos arquitetônicos foram sendo adaptados por conta do clima e para aproveitar os materiais da região, como a madeira da araucária, por exemplo. Como a publicação foi viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, os livros serão distribuídos gratuitamente. Alguns exemplares da obra estarão à disposição dos interessados nos próximos dias.




Legenda: Fabiano concluiu que os modelos arquitetônicos foram sendo adaptados por conta do clima e para aproveitar os materiais, como a madeira da araucária, por exemplo (Foto: Nilton Wolff)

Compartilhe nas redes sociais:

Prefeitura apoia Encontro de Carros Antigos

06/08/2015    Karla Cruz








O prefeito Toni Duarte prestigiou o evento que contou com o apoio da administração municipal

O fim de semana ensolarado e com temperaturas agradáveis foi propício para passeios em família. Em Lages, o 1° Encontro de Carros Antigos, promovido pelo Veteran Car Club, reuniu milhares de amantes do automobilismo, que foram conferir de perto verdadeiras relíquias nas mãos dos colecionadores, no parque de exposições Conta Dinheiro. O prefeito Toni Duarte prestigiou o evento que contou com o apoio da administração municipal.
Ele diz que Lages tem se destacado no turismo de eventos e é dever do poder público fomentar o segmento. “Encontros de carros antigos são bastante conceituados no mundo todo. Colecionadores de várias partes do país estiveram em Lages neste fim de semana, o que movimentou consideravelmente a economia local”, destaca. Toni foi homenageado com troféu pelo apoio da administração municipal. E acompanhado da primeira-dama Suzana Duarte, aproveitou para desfilar em um Cadillac 1958.
Há dois anos o encontro é promovido na cidade, com proporção regional. Esta foi a primeira edição de caráter estadual, recebendo turistas de todas as regiões do Sul e de outros Estados, como São Paulo. Estiveram em exposição aproximadamente mil veículos antigos à disposição para ser fotografados e contemplados pelos visitantes no Conta Dinheiro.
Modelos que mais pareciam sair direto do túnel do tempo como os simpáticos Fuscas, Chevettes, Opalas e os imponentes Porsches, Mavericks, Miuras e Mustangs atraíram olhares curiosos. O encontro contou também com apresentações artísticas a exemplo da orquestra da Alam e shows tradicionalistas.  A banda Novos Vintages, de Rodeio (SC), e a El Camino, de Lages, agitaram o palco com rock’n roll dos anos 50 aos 80. Brinquedos para alegrar as crianças foram disponibilizados pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).


Legenda: Esta foi aprimeira edição de caráter estadual, recebendo turistas de todas as regiões do Sul e de outros Estados, como São Paulo (Foto: Nilton Wolff)

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página