17 anos da Escola Bolshoi no Brasil Referência de Arte e Educação
06/03/2017
Karla Cruz
Mazurka_creditos Vanderleia Macalossi
Polonaise_Créditos_Vanderleia Macalossi (1)
sala de aula_ Cred. Vanderleia Macalossi
Sala de aula_Manuela Schneider
Valsa_Créditos_Vanderleia Macalossi (1)
O mês de março é especial para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que neste ano comemora seu 17º aniversário. No dia 15 de março de 2000 foi inaugurada em Joinville/SC a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo. Uma Escola em pleno desenvolvimento, cuja grandeza se verifica pela extensão social, dimensão cultural e pela abrangência educacional que alcança com seus propósitos e atividades. Para celebrar a data, 60 calouros e 133 alunos e bailarinos sobem ao palco, nos dias 15 e 16 de março, às 20h, no Teatro Juarez Machado em Joinville/SC, para presentear os admiradores da dança com dois espetáculos de gala, que trazem ao palco magia e arte.
Apoio Cultural
Esse espetáculo abre a temporada 2017 do projeto Bolshoi para Joinville e conta com o patrocínio cultural do Simdec - Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura da Fundação Cultural de Joinville.
Bolshoi Brasil
Ao completar dezessete anos, o Bolshoi Brasil colhe resultados surpreendentes pelo trabalho desenvolvido na difusão cultural, da dança e da metodologia do balé clássico russo, para crianças e jovens que nasceram no país do carnaval, do futebol e da rica miscigenação cultural. A Escola recebe, neste inicio do ano letivo, 232 alunos, oriundos de 23 estados brasileiros e outros 3 países. Desde 2012, a instituição concede 100% de bolsas de estudo para todos os alunos dos cursos técnicos profissionalizantes.
Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica na perda da bolsa de estudo no Bolshoi. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos mantida pelos chamados “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que apoiam o projeto através de serviços prestados pro bono e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo a cultura municipal, estadual e federal.
Manuela Schneider
Núcleo de Comunicação
Escola do Teatro Bolshoi no Brasil