Blog Top Society - Karla Cruz

Internacionalmente reconhecida, maçã fuji de São Joaquim busca identificação geográfica

06/07/2018    Karla Cruz

img/topsocie_blog/1484_post_11244.jpg
img/topsocie_blog/1484_post_3346.jpg
A identificação geográfica da maçã fuji, produzida em São Joaquim e em toda a microrregião adjacente, será debatida na sexta-feira (6), no auditório da Agência Desenvolvimento Regional (ADR), em São Joaquim. A programação inicia às 8h30min e se estende durante todo dia.
 
O Serra de Sabores, projeto desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), trabalha na Serra Catarinense na identificação geográfica de três produtos típicos da região. Mel de melato de bracantiga, maçã fuji e vinhos de altitude. Na quinta-feira (5), dezenas de produtores de mel e profissionais ligados à apicultura participaram de um workshop sobre o mel de melato de bracatinga.
 
Na sexta-feira (6), é a vez de São Joaquim e municípios vizinhos produtores de maçã se unirem para discutir sobre a importância do trabalho de identificação geográfica da maçã fuji. O evento ocorre a partir da 8h30min, no auditório da Agência Desenvolvimento Regional (ADR).

A região de São Joaquim é internacionalmente reconhecida por esse produto. Atualmente, junto a outros produtos com identidade territorial, como mel de melato de bracatinga, goiaba serrana, queijo serrano, carne a base de pasto, o frescal e os vinhos de altitude busca a identificação geográfica para agregar maior valor ao produto.
 
O responsável pelo projeto do Sebrae, Serra de Sabores, Alan Claumann, explica que a entidade trabalha com o conceito francês de desenvolvimento territorial, denominado Cesta de Bens e Serviços Territoriais, onde o importante é elencar, identificar e promover de forma conjunta os principais ícones gastronômicos regionais.
 
 “Neste cenário, o turismo e a gastronomia são um pano de fundo, atuam como propulsores da economia por meio do aumento do número de visitantes que vem à Serra Catarinense para conhecer um pouco da tipicidade expressada pelos produtos agroalimentares”.
 
O secretário de Agricultura de São Joaquim, Volni Francisco Beckhauser Júnior, considera o processo de identificação geográfica fundamental para o reconhecimento da cadeia produtiva da região. “Nós sabemos da qualidade dos nossos produtos, mas precisamos que outras pessoas saibam também, e a indicação vai nos auxiliar muito”.
 
O diretor de extensão rural da Epagri, Paulo Roberto Lisboa Arruda, destaca que os workshops são importantes para que os agricultores conheçam a importância desse projeto para região. “As informações são fornecidas por pesquisadores que tem notoriedade sobre o assunto e os aproxima do produtor. Ele reconhece que é importante para o desenvolvimento do seu negócio e da região a qual pertence”.
 
A ação de reconhecimento da identidade geográfica dos produtos da região serrana está sendo desenvolvida com o apoio de parceiros como Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Associação de Municípios da Região Serrana (Amures), Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
 
O próximo workshop sobre vinhos de altitude ainda será marcado.

Compartilhe nas redes sociais:

Como serão as profissões no futuro???

05/07/2018    Karla Cruz

img/topsocie_blog/1482_post_4944.jpg

Por Fabricio Haubert 
Coordenador do curso de Administração da IES FASC

Uma análise sobre quais serão características das novas formas de trabalhar dentro de alguns anos Qual a profissão que cursar e escolher para a sua vida? No entanto, com tanta tecnologia, avanços, novidades e mudanças, fica uma dúvida em sua cabeça: como serão as profissões do futuro? Além de todo o fator reflexivo da questão, que até pode ter influência da ficção científica, existe ainda outro questionamento bastante prático, aplicado à nossa realidade. É cada vez mais comum uma preocupação com a existência e a longevidade das profissões. 

Afinal, a carreira em voga hoje existirá no futuro? Existem duas linhas de reflexão sobre esse assunto: uma mais pessimista, relacionada à extinção de vagas, e outra mais focada na adaptação das carreiras, em um cenário em que as tecnologias simplesmente transformariam cargos antigos em novas funções.  Com  base em estudo produzido pelo World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial),  há uma relação muito intrínseca entre a atividade laboral e a educação. 
Há uma expectativa que no futuro, de fato, existam trabalhos que hoje não fazem parte das listas das profissões – mas, por outro lado, é importante entender que serão criados novas vagas. Essas lacunas serão preenchidas com novos trabalhadores, empoderados e sob a educação adequada. 

Para muitos desses influenciadores, a capacidade de aprendizagem vai definir, decisivamente, o sucesso no trabalho no futuro. Uma das primeiras questões que surgem quando o tema é futurístico está ligada ao advento da robótica. Será que as profissões serão extintas e completamente substituídas por robôs? As respostas não condizem com esse cenário. Haverá, sim, uma presença maior da automação em vários segmentos com a tendência de um trabalho conjunto entre homem e máquina – e não uma batalha entre as vagas.
 
Uma grande tendência à automação, inclusive, já se desenvolve diante do crescente número de bots presentes em vários campos da economia – no setor de informações e SAC, por exemplo. Dentre tantas previsões e análises, fica uma certeza sobre como será o futuro das profissões: será preciso estar antenado e preparado para as novas tendências.





Compartilhe nas redes sociais:

Festa Surpresa!

05/07/2018    Karla Cruz

img/topsocie_blog/1481_post_4113.jpg
img/topsocie_blog/1481_post_6297.jpg
img/topsocie_blog/1481_post_2959.jpg
Uma festa surpresa foi realizada pela família do pequeno Pedro Luiz Artismo Klein, o dia era para ser apenas mais uma visita na casa dos avós, quando eles chegaram se depararam com uma linda festa tematizada com o personagem da Disney Mickey Mouse, os pais do Pedrinho caíram em lágrimas emocionados. A festa foi em comemoração ao 1º aninho de Pedro, ele é filho de Lucimara Artismo e Douglas Klein.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página