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Presença nas redes sociais podem gerar mais negócios para empresas

12/11/2019    Gustavo Siqueira

O Brasil é o país que mais usa redes sociais na América Latina. De acordo com dados do próprio Facebook  a presença virtual impacta, em média, até 20% no faturamento das micro e pequenas empresas. Em 2019 o número de sites dedicados ao comércio eletrônico no país aumentou quase 38% em relação ao ano anterior. Todos esses dados levam a uma conclusão um tanto óbvia: o uso estratégico das redes sociais podem fazer empresas se destacarem e faturar mais no mercado.

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Mas, como se diferenciar neste universo virtual? O  empresário e consultor em gestão de marcas, Maka Werner, explica que, para fortalecer a reputação, as empresas precisam se comunicar mais com seus consumidores, pensar mais em experiências. “As marcas precisam começar a plantar essa 'raiz' da experiência e do conteúdo de marca com propósito e posicionamento sempre alinhado ao DNA da empresa, e, desde o início, fazer um trabalho mais próximo aos consumidores que possuem a mesma essência”, aponta.

Quanto mais próximo for o posicionamento da empresa junto aos seus consumidores maior será o elo de comunicação entre marcas e consumidores. Este elo precisa ser forte e participativo, o consumidor precisa fazer parte da vida da marca, precisa contribuir e cada vez mais nutrir um sentimento de participação. Este sentimento desperta laços emocionais e acaba por criar um sentimento maior entre marcas e empresas.

O ambiente digital pode aproximar marcas e construir laços emocionais entre empresas e consumidores. Neste cenário também é importante que todo o conteúdo criado seja real e alinhado com o DNA. Nesta nova era da comunicação em que vivemos, os conteúdos precisam ser úteis para os consumidores e sempre deixar uma lacuna para que o consumidor consiga se encaixar e ser participativo na construção da marca.

O especialista dá quatro dicas valiosas para as empresas que querem se destacar nas redes sociais. Confira: 

Pensar na estratégia: a escolha das melhores ferramentas e canais para divulgar uma marca deve ser criteriosa e feita após uma série de análises, verificando tanto a estrutura interna da empresa, a capacidade de gerar conteúdo e também a mídia mais conveniente ao seu público e ao tipo de conteúdo do negócio.

Definir um propósito: não se pode mais vender apenas um produto, é necessário saber vender a essência da marca. Isso precisa ser verdadeiro, ter propósito e ser real. Precisa ser algo único, que transmita uma experiência verdadeira para seus consumidores e que tenha um propósito maior.

Escolher os canais certos: no ambiente digital tudo muda muito rápido e demanda ações e resultados ágeis. Sua empresa não precisa estar presente em todos os canais, ela precisa estar presente nos canais que estão de acordo com o seu DNA e propósito. Desta maneira fica muito mais fácil validar as ações e colher resultados – a longo prazo – mas concretos.

Posicione-se ou morra: sua empresa nao é para todos, gostaríamos que fosse, mas infelizmente elas nao é. Nenhuma empresa é para todos! Você precisa dizer para que sua empresa existe, para quem é seu produto e focar neste público. Quanto mais nichado e focado for o seu posicionamento mais resultados você terá. Você também pode reposicionar a sua concorrência, mas para que isso ocorra, primeiro você precisa estar bem posicionamento.
 
Maka.Branding

O Maka.Branding entende que mais que produtos, os consumidores e stakeholders precisam se apaixonar pela marca do cliente. Este sentimento só é possível quando toda a essência e o DNA da marca são colocados em contato com o mercado. Para isso, é preciso agir com estratégia, criatividade e gestão, entregando mais propósito aos consumidores.

Depois de cursar a Pós-Graduação em Design e Mestrado em Design, o fundador da empresa, Maka Werner, percebeu que as marcas, de todos os segmentos, precisam de uma etapa anterior, que realmente a conecte com a sua essência e o seu propósito de existência.

Com metodologia própria, o TXM Branding, que foi desenvolvida dentro do LOGO/UFSC, do qual o Maka é integrante. Por meio dela é possível proporcionar o desenvolvimento completo de marcas perante o mercado. A partir disso, o Maka.Branding atua na busca do propósito ideal, unindo marcas, empresas e consumidores, entregando mais valor e legitimidade para sua marca.
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