Blog Top Society - Karla Cruz

É calvície ou queda de cabelo? Especialista responde!

27/04/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/3116_post_6214.jpg
É calvície ou queda de cabelo? Especialista responde a questionamentos tais como, se fios escassos na cabeça ou maior quantidade deles no travesseiro, na escova ou no chão podem ser indicativos de queda de cabelo ou progressão da calvície. Segundo a dermatologista especialista em doenças capilares Dra. Vanessa Soares, da Clinica Livon, de Joinville, é preciso avaliar se há aumento do número de fios perdidos diariamente e se o volume de fios no couro cabeludo está diminuindo.

img/topsocie_blog/3116_post_5093.jpg

“A queda de cabelo é um sintoma que pode estar presente em muitas condições, inclusive nos casos de calvície”, explica. Assim, para ajudar você a entender melhor, se é calvície ou queda de cabelo, a especialista respondeu a questionamentos sobre o assunto:

É calvície ou queda de cabelo? Quandro se preocupar?

  1. Em que momento devo começar a me preocupar? “O aumento de fios perdidos ao pentear os cabelos, seja após o banho, seja na escova, nas roupas e no chão da casa são sinais de alerta que podem indicar que a queda está acima do normal. É também preciso ficar atento ao volume capilar. Redução do volume do “rabo de cavalo” e visualização do couro cabeludo com mais facilidade também são sinais de alerta de que o cabelo pode estar ficando mais “ralo”. Muitas vezes, aliás, a rarefação capilar só é percebida quando fotos mais antigas são comparadas com fotos atuais”.
  2. A queda de cabelo pode ser genética? “Predisposição genética é a principal causa de calvície. Por exemplo, há vários genes envolvidos na calvície, portanto, podem ser herdados tanto da família materna ou paterna. No entanto, nem todos da família ficarão calvos. Ademais, algumas alterações hormonais também podem piorar a calvície em pessoas com alguma tendência genética. O principal sinal de calvície é, sem dúvida, a redução progressiva do volume capilar. Neste sentido, a queda de cabelo pode ou não estar associada.”
  3. Quais as outras possíveis causas da queda? “Deficiências de algumas vitaminas como também, anemia e dietas restritivas, poderão também desencadear a queda de cabelo. Grandes cirurgias e infecções agudas também podem induzir períodos de maior queda. Também, o hipotireoidismo e o lúpus podem apresentar queda de cabelo como sintoma. Aliás, mudanças hormonais também podem causar queda de cabelo, exemplo comum é a queda de cabelo no pós-parto. Algumas desordens do couro cabeludo como a dermatite seborreica e psoríase podem induzir queda nos períodos de exacerbação. Alguns tratamentos químicos como descolorações ou uso excessivo da chapinha e secador, podem causar a quebra/fratura do fio, e pode ser confundida com queda capilar, que acontece quando o cabelo cai desde a raiz.

É calvície ou queda de cabelo? Especialista responde a questionamentos sobre os tratamentos realizados

  1. Quais são os tratamentos? “Como existem diversas causas para a queda de cabelo, o primeiro passo é identificar, junto a um especialista, o motivo da queda para que o tratamento seja direcionado e efetivo. Portanto, o tratamento será individualizado de acordo com a causa da queda de cabelo.”
  2. Que outros tratamentos podem ser realizados para tratamento da calvície? “Alguns tratamentos combinam microagulhamento e aplicação de medicamentos diretamente no couro cabeludo, como o MMPâ. Estes podem complementar o tratamento da calvície pois aceleram a resposta inicial ao tratamento.”
  3. O laser é uma boa opção?  “Em alguns casos de calvície, o laser pode ser utilizado como tratamento complementar, em conjunto com o tratamento prescrito pelo seu dermatologista. Existem inclusive alguns modelos para uso diário domiciliar.”

Compartilhe nas redes sociais:

Farmácias Nissei aceitam receita digital de medicamentos

27/04/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/3115_post_659.jpg
Farmácias Nissei aceitam receita digital de medicamentos. A medida busca trazer  não somente mais segurança como também, conforto aos clientes, principalmente durante a pandemia da COVID-19. O primeiro sistema a ser utilizado será o Memed, tanto para antibióticos como psicotrópicos e anticonvulsivantes.

“Buscamos estar sempre muito próximo dos nossos clientes, definitivamente. Isto requer atender às suas necessidades, oferecendo comodidade, principalmente quando a sociedade mais precisa”, destaca, por fim, o diretor executivo da Nissei, Alexandre Maeoka.

Farmácias Nissei aceitam receita digital de medicamentos pela Plataforma MEMED

O primeiro sistema em utilização em todas as farmácias da rede, e também para o Nissei Express (delivery) é a plataforma de prescrição digital da Memed (www.memed.com.br). A plataforma é de utilização gratuita para médicos e pacientes. A sua abrangência é nacional, e conta com mais de 100 mil médicos cadastrados e mais de 10 milhões de receitas geradas em 2019. Aliás, com a plataforma, é possível que o paciente compre seus medicamentos sem a necessidade de uma receita médica em papel. Contudo, o paciente precisa estar de posse do documento digital.

Como funciona o receituário digital de medicamentos

Ao ser atendido pelo médico, o paciente recebe a receita digital em seu celular via SMS, contendo um código QR Code na parte superior que deve ser mostrado na loja ou informado ao tele atendente no momento da compra. “A leitura desse código é feita pelo sistema que certifica a validade documental”, explica o coordenador do SAN (Serviços Avançados Nissei), Alessandro Senger.

“Além de evitar aglomerações nos hospitais, que podem usar telemedicina para atender os pacientes por exemplo, as receitas digitais (com certificação eletrônica) podem ser usadas na maior parte das compras de medicamentos controlados, apenas aquelas receitas especiais de cor azul e amarelo (C2 e C3) ainda precisam da receita em papel”, explica Senger.

Compartilhe nas redes sociais:

Maratona Virtual reúne artistas catarinenses nesta sexta-feira (01)

27/04/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/3114_post_2875.jpg
Maratona Virtual reúne artistas catarinenses nesta sexta-feira (01). O mercado da arte e do entretenimento, certamente, é um dos mais afetados pela pandemia da COVID-19. Mas é fato que, tanto a inovação como a criatividade, nascem dos momentos mais críticos, e artistas do Brasil e do mundo, têm mostrado isso através de lives e apresentações virtuais.

Um dos eventos mais importantes da cena cultural de Santa Catarina, a Maratona Cultural de Florianópolis, aliás, não poderia deixar de dar espaço para os artistas catarinenses e ainda levar arte, diversão e entretenimento para milhares de casas. Então prepare-se, pois o feriado de 1º de maio terá a uma verdadeira Maratona Virtual com mais de 10  horas de programação.

img/topsocie_blog/3114_post_9312.jpg
De acordo com a Presidente do Instituto Maratona Cultural, Paula Borges, a arte neste momento de crise é de extrema importância não apenas pelo entretenimento, mas para a conexão humana, afinal é  uma forma de estarmos mais próximos, ainda que virtualmente, além, é claro, de apoiar, fomentar e divulgar a produção cultural catarinense.

“Preparamos uma programação para toda a família e com múltiplas linguagens para mostrar a pluralidade artística do nosso estado e da importância da presença da arte em nosso dia a dia”, destaca Paula. 

Maratona virtual reúne artistas: onde assistir

Com início às 10h30, a programação será transmitida pelo Instagram de cada um dos artistas (confira lista abaixo) e retransmitida pelo Youtube @maratonacultural, e tem entre seus destaques contação de histórias para a criançada, show de mágica, grafiti ao vivo com Thiago Valdi, espetáculos de teatro e shows com as bandas Capim, Tijuquera e Dazaranha, dentre outros. 

"É lindo ver que a gente tem o poder de se reinventar e seguir fazendo cultura e arte, mesmo que virtualmente. Com certeza a Maratona Cultural, nessa edição virtual, vem ao encontro de necessidades do momento: o incentivo aos artistas independentes que por enquanto não podem fazer shows e a disseminação de música tem sido um apoio emocional para grande parte das pessoas que estão em isolamento social", destaca o músico Jesus Luhcas.

Maratona Virtual: programação completa:

  • 10h30  [Infantil] Contação de História com Grupim de Dois (@grupimdedois) 
  • 11h00   [Infantil] Contação de História com Paula Bittencourt (@malagueta.palhaca)
  • 11h45    [Música] Capim (@capim_oficial)
  • 12h15   [Música] Tijuquera (@tijuquera2020)
  • 12h45   [Infantil] Contação de História com Cia Conta Causos (@cia_contacausos)
  • 13h15   [Teatro] Espetáculo: “A Sua Voz – Uma peça sobre Malala” (@raquelstupp) 
  • 14h00  [Artes Plásticas] Museus Virtuais - Museu do Louvre (@institutomaratonacultural)
  • 14h30  [Infantil] Show de Mágica com Diogo Alvares (@diogoalvares)
  • 15h00   [Dança] Cena 11 (@ grupocena11ciadedanca)
  • 15h30 [História] Ponte Hercílio Luz: entre a vergonha e o orgulho com Guia Manezinho (@guiamanezinho)
  • 16h15 [Música] Versa (@salveversa)
  • 16h45 [Infantil] Contação de História com Grupo Cirandela (@grupocirandela)
  • 17h15 [Artes plásticas] Live Paint com Thiago Valdi (@thiagovaldi)
  • 17h45 [Música] Dazaranha (@dazaranha)
  • 18h15 [Teatro] Trip Teatro: bate papo sobre o espetáculo Kasperl e a cerveja do Papa (@tripteatro)
  • 19h00 [Música] Rohmanelli (@rohmanelli)
  • 19h30 [Música]  Semserteza (@semserteza)
  • 20h00 [Música] Jesus  Luhcas (@jesusluhcas)
  • 20h30 [Música] Dandara Manoela (@dandaramanoela)
  • 21h00 [Música] Outros Bárbaros (@outrosbarbaros)

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a idealizadora e responsável pelo Programa, pela Revista e pelo Blog Top Soci...
Curta Nossa Página