Blog Top Society - Karla Cruz

"Stay at home" vira onda mundial e transforma a arquitetura

16/01/2025    Henrique Harmonia

img/topsocie_blog/15278_post_803.jpg
Com o aumento do tempo em casa, maior interesse pelo universo virtual e menos socialização, texturas, cores e elementos naturais, além de mobiliário orgânico, do uso de plantas e de jardins, e incidência de luz solar, devem seguir em alta nos projetos da construção civil para conectar a natureza com os interiores, e contribuem na diminuição do estresse. Os fatores demonstrados por inúmeras pesquisas, melhoram o humor, além da saúde mental como um todo, gerando maior sensação de aconchego em casa. No Brasil, empreendimento construído com elementos vegetais, premiado internacionalmente, faz sucesso com apartamento inspirado na náutica e que acompanha a onda do “stay at home” (ficar em casa).

A pandemia parece ter contribuído de forma significativa com o aumento do tempo de permanência das pessoas em casa. Estudo publicado recentemente no The Journal of the American Association revelou que apesar de uma ligeira recuperação entre 2021 e 2022, o tempo com atividades fora de casa diminuiu drasticamente em 53 minutos diários em 2023 em comparação à 2019 entre os americanos, na pré -pandemia. O estudo também sugere que a preferência “stay at home” reflete não apenas nos EUA, mas no mundo todo e, por outro lado, o crescente interesse por interações virtuais e o menor nível de socialização pode contribuir com aumento do estresse e sentimentos de solidão.

Dessa forma, o “novo normal” também tem transformado setores e, especialmente, o mercado da arquitetura e da construção civil de alto padrão, cada vez mais focado em empreendimentos em que a natureza é protagonista e que tragam características biofílicas para os imóveis, como plantas, jardins e móveis orgânicos, assim como iluminação, texturas e cores, os quais devem se manter em alta em 2025.

É o que apontam especialistas do escritório de arquitetura e design Architects Office, que projetou, além do empreendimento premiado internacionalmente, os interiores de um dos apartamentos no novo Infinitá Treehouse, com mais de 430 m2, da construtora Blue Heaven, na cidade de Itajaí, litoral norte catarinense.

“Encontramos em Itajaí a beleza brasileira que fez parte da equação total ao prédio com essas vistas, o interno com externo e conexão do ser humano com a natureza”, explica o arquiteto Greg Bousquet, fundador da Architects Office, responsável pelo projeto do Infinita Treehouse.

“O prédio está localizado entre águas, a mata e as montanhas e perto de uma das principais marinas do país, então desenvolvemos um estudo para criar piscinas com vidro e lajes inclinadas em frente a todos os apartamentos gerando essa ligação com o horizonte. A parte de trás, onde é a suíte master fica em frente para um quadro vivo verde, e o uso de vidros volta o espaço completamente para a mata”, conta o designer de interiores Raphaell Valença, da Architects Office.

“Dentro da nossa proposta de decoração para um dos apartamentos, traduzimos esse universo náutico, o mar, e trazer cores, materiais curvos e assimétricos, que geram fluidez por meio das linhas orgânicas. Utilizamos uma base mais neutra nas áreas sociais para fortalecer a iluminação natural e o contato visual com a água e tons mais quentes na área íntima para a sensação de aconchego. A arquitetura foi pensada para contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, reforça Valença.

“Hoje mais de 55% da população mundial vive em centros urbanos, então o meio ambiente é arquitetura, estamos criando o nosso mundo”, complementa Bousquet.

Para o diretor da Blue Heaven, Fabrício Bellini, responsável pelo Infinitá Treehouse, o perfil do consumidor se transformou. “A possibilidade do trabalho híbrido e remoto certamente contribuiu para a migração de muitas pessoas das grandes áreas adensadas e complexos financeiros para centros urbanos que tragam mais desenvolvimento humano. Além disso, Itajaí é a cidade com maior PIB do estado e que concentra inúmeras indústrias e um dos mais importantes centros logísticos e portuários, atraindo inúmeros executivos interessados em investir na região e outros em mudar para cá. São pessoas que passam muito tempo trabalhando o mental e com muitas atividades e, por isso, o conceito de ficar mais em casa tem sido uma exigência cada vez mais perceptível. No Infinitá, por exemplo, temos clientes de várias partes do país que buscam especialmente alta qualidade de vida. Por isso, alinhado com a proposta do próprio empreendimento, trouxemos um modelo de decoração em um dos apartamentos focado no universo náutico que além de ser um mercado forte na região com muitos proprietários de lanchas e iates, traz ao interior essa sensação de fluidez e integração com o meio externo, privilegiando as vistas para a natureza e para o mar”.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página