Blog Top Society - Karla Cruz

Avaliação auditiva infantil é uma ótima maneira de começar o ano letivo, diz especialista

08/02/2020    Gustavo Siqueira

Toda criança adora comprar cadernos e canetas novas para iniciar mais um ano letivo. Entretanto, mais do que escolher os cadernos, canetas e os demais itens que farão parte dessa nova fase, é necessário prestar atenção na saúde dos pequenos, para que eles possam mostrar todo o potencial em sala de aula. A avaliação auditiva infantil é parte desse processo. 

img/topsocie_blog/2521_post_14587.jpg

A infância representa um período em que são comuns problemas de ouvido e outras alterações que afetam a audição. A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que 10% da população mundial sofre de problemas auditivos. A médica otorrinolaringologista do Hospital Dia do Pulmão, de Blumenau/SC, Dra. Mariana S. Kreibich, explica que as dificuldades auditivas podem surgir em qualquer fase da vida, e pode ser irreversível. “Cerca de 35 a 50% da surdez congênita, ou seja, adquirida ainda na fase gestacional, um terço envolve origem que pertence a fatores de risco e um terço tem causa desconhecida. Vale ressaltar que, a deficiência auditiva ocorre entre 1 a 3 para cada mil nascimentos e em alguns casos essa prevalência pode ser ainda maior, podendo chegar a 8 para cada mil nascimentos. e duas em cada mil crianças possui perda auditiva durante os três primeiros anos de vida”, diz.

Portanto, a investigação e um acompanhamento são essenciais não apenas quando a criança nasce, mas também nos primeiros anos de vida. E a escolarização é uma fase importante na vida da criança. “As principais etiologias para perdas auditivas, encontradas em crianças podem ser tanto genéticas quanto adquiridas, sendos as adquiridas ainda mais prevalentes. Logo ao nascimento, normalmente prevalecem as perdas mais graves, e podem er relação com prematuridade com peso baixo ao nascimento, síndromes genéticas, citomegalovirose, caxumba,  rubéola congênita, meningite, drogas ototóxicas, anóxia neonatal, além de outros fatores. Já na fase escolar predominam os deficits leves a moderados, determinados por infecção na orelha média.” esclarece a médica.
 
Avaliação auditiva infantil em escolas
Com o objetivo de detectar precocemente perdas auditivas, que muitas vezes passam despercebidas pelos pais e professores, mas que interferem negativamente no processo de desenvolvimento da linguagem da criança, o Hospital Dia do Pulmão desenvolveu o Serviço de Audiologia. “Toda instituição que tenha interesse em realizar os exames audiológicos nas crianças da faixa etária entre 4 a 11 anos de idade pode procurar a unidade. Caso seja diagnosticado algum tipo de perda auditiva o mesmo será encaminhado para avaliação otorrinolaringológica, para abordagem e tratamento no hospital”, destaca a fonoaudióloga do Hospital Dia do Pulmão, Rúbia Piva da Silva Nort.

O principal objetivo é fazer com que a escola volte o olhar para as questões auditivas das crianças em idade escolar, minimizando, assim, possíveis dificuldades na progressão de sua vida acadêmica.

Por último, a médica e a fonoaudióloga destacam os comportamentos indicativos de possível perda auditiva. Confira:
 
·         Pede frequentemente para que se repitam frases;
·         Vira a cabeça em direção ao orador;
·         Fala com intensidade elevada ou reduzida;
·         Demonstra esforço ao tentar ouvir;
·         Olha e concentra-se nos lábios de quem está falando;
·         É desatento quando há debates na sala de aula;
·         Prefere o isolamento social;
·         É passivo ou tenso;
·         Cansa-se com facilidade;
·         Não se esforça para demonstrar capacidades;
·        Tem dificuldades no aprendizado;
·         Dificuldades em linguagem oral, como confusões fonéticas, inversões, dissimulações e trocas na articulação;
·         Dificuldades em linguagem escrita como trocas, dificuldades na expressão escrita e na leitura;
·         Alterações comportamentais.
 
Sobre o Hospital
 Hospital Dia do Pulmão atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos. Outro diferencial é a sala de vacina, reconhecida e acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), pela excelência dos profissionais, de suas instalações, de sua organização administrativa e funcional e obediência à legislação.


Compartilhe nas redes sociais:

Crescimento de público marca 37ª Festa Pomerana

08/02/2020    Gustavo Siqueira


img/topsocie_blog/2520_post_8653.jpg
O crescimento de público não foi o único indicador positivo da 37ª Festa Pomerana. O evento, que aconteceu de 15 a 26 de janeiro e reuniu quase 83 mil pessoas, também registrou um aumento de 8,5% no resultado financeiro: o lucro foi de R$ 460.433,35. Os dados foram divulgados pela comissão organizadora nesta quinta-feira (6). A verba será destinada ao Fundo de Desenvolvimento do Turismo (Fundetur) do município e a manutenção das atividades da Fundação de Promotora de Eventos, Esporte e Lazer (Funpeel) e infraestrutura do parque de eventos, além de parte do lucro das bebidas alcoólicas à ações de políticas públicas sobre drogas.

A 37ª edição teve um dia a menos de programação, valores mais baixos de ingressos e chope Pilsen e 20 bandas a mais no palco. “E ainda assim tivemos um aumento de público e de lucratividade”, reforça o prefeito de Pomerode (SC), Ércio Kriek. “Isso só dá certeza que o público busca um evento com uma programação cultural intensa que possibilite, ao mesmo tempo, que ele traga a família para aproveitar”, complementa.

O visitante também aproveitou mais a gastronomia do evento. O número de buffet típicos cresceu 22,4%, com 10.735 pessoas servidas. Foram vendidos 130 mil copos de chope e registrado aumento nas vendas de bebidas não-alcoólicas.

A agilidade na prestação de contas é outro avanço da comissão organizadora deste ano. “Foram doze dias de festa, e apenas onze dias depois do evento, temos não só o resultado financeiro, mas um documento que aponta avanços em vários âmbitos e ainda nos dá um norte sobre como evoluir ainda mais. Estamos bastante satisfeitos com os números em si, com a presença do pomerodense na Festa e com a dedicação de todas as equipes”, comenta Ércio.

A 38ª Festa Pomerana acontecerá de 13 a 24 de janeiro de 2021.

Foto: Daniel Zimmermann 

Compartilhe nas redes sociais:

Alisson Barcelos apresenta a nova marca da empresa, a SB+ Eventos

07/02/2020    Maristela Brites

img/topsocie_blog/2519_post_677.jpg

Há 10 anos atuando na produção de eventos, a mudança representa a evolução no posicionamento e a consolidação junto ao mercado corporativo
 
Referência no mercado de eventos em Santa Catarina, os empresários Alisson Barcelos e sua sócia Carla iniciam 2020 apresentando o novo posicionamento e a nova marca da empresa. A partir deste dia 6 de fevereiro, a Alisson Barcelos Arte e Eventos passa a se chamar SB+ Eventos, uma transição de marca muito bem planejada, que levou em consideração a expansão dos negócios e a consolidação no mercado corporativo de eventos.
O reposicionamento de marca é um processo natural que sinaliza o amadurecimento da organização e a coerência com as novas tendências do mercado. Foram dois anos trabalhando na ideia de despersonalizar a empresa. “Há muito tempo deixamos de ser um negócio de uma pessoa. Somos um time qualificado e com estrutura preparada para unir marcas e pessoas por meio de experiências, um recurso cada vez mais utilizado como estratégia de aproximação com o público”, explica Alisson.
A nova logo reforça atributos reconhecidos pelos clientes e parceiros, como, por exemplo, a maturidade e a leveza nas relações, a inovação e o encantamento das propostas, a criatividade e a capacidade de entrega além do que se espera. As iniciais dos sobrenomes Santos e Barcelos, dos fundadores e irmãos Alisson e Carla, representam a essência da empresa, que cresce, mas valoriza as suas raízes.
 
Soluções de ponta e ponta: reconhecimento na produção de eventos sociais e corporativos
 
A transição do nome da empresa levou em consideração o know-how de todo o time que contribui para a excelência na realização de eventos de ponta a ponta. “A SB+ Eventos é uma empresa que pensa na estratégia, no planejamento, organiza, cria, gerencia e ainda executa os eventos com total comprometimento. A capacidade para cumprir todas essas etapas com qualidade é uma característica percebida por nossos clientes. Muitos deles atuam conosco desde a fundação, em 2009.”
O foco em soluções aderentes às reais necessidades e aos orçamentos dos clientes também é uma busca incansável da SB+ Eventos. “Flexibilidade é uma das palavras que nos definem. Prezamos pela qualidade dos eventos e pela efetividade dos resultados, mas sem abrir mão da otimização dos custos”, ressalta a sócia Carla Barcelos, lembrando que a empresa possui um acervo próprio com mais de 600 itens, entre objetos de decoração, mobiliário e acessórios, que contribuem para a viabilização de eventos de diferentes portes.
A proposta de valor da SB+ Eventos também prioriza o comprometimento, a transparência ética e o respeito às pessoas. A empresa tem como valor organizacional a constante capacitação e o aprimoramento humano e técnico da equipe, além do investimento em sistemas e processos que profissionalizam a rotina com os clientes. “Estamos sempre presentes e essa proximidade é essencial para celebrarmos os resultados almejados. Também primamos por um ambiente de trabalho alegre, criativo e descontraído”, avaliam os fundadores.
 
Solução com criatividade, experiência e interatividade com as marcas
 
A SB+ Eventos entrega eventos conceituais e cheios de criatividade que proporcionam momentos inesquecíveis e de encantamento. A inovação é uma constante nas propostas, e faz parte da rotina a pesquisa de soluções globais que podem ser aplicadas e adaptadas à realidade do mercado catarinense. “Conectamos nossos clientes às tendências e inovações na área de eventos, indicando como elas podem contribuir para efetivar a estratégia de relacionamento e alcançar os melhores resultados. Em cada detalhe planejado colocamos a experiência do participante como foco de nossas criações. Isso é primordial e contribui para o envolvimento positivo com as marcas. Nos aprofundamos em fontes artísticas, culturais, tecnológicas e comportamentais para propor eventos únicos e inusitados”, complementam os sócios.
 
Os números da SB+ Eventos
 
Desde a criação da empresa, em 2009, foram realizados mais de 500 eventos para cerca de 400 clientes, o que impactou mais de 150 mil pessoas. “Em todos esses anos, consolidamos uma rede de 500 parceiros que contribuíram para o sucesso dos nossos projetos e que nos habilitam a agregar soluções e adaptar o tamanho de nossa equipe, conforme o porte do evento, com dinamismo e agilidade. Atendemos empresas privadas e entidades de classe que atuam em diferentes mercados, como o de tecnologia, agronegócio, cooperativismo de crédito, turismo a indústria, saúde, energia e construção civil, o que nos traz bagagem e conhecimento sobre as singularidades e perfis dos públicos de cada mercado.” Na lista de clientes estão Engie, Resultados Digitais, Agriness, FIESC, Eletrosul, Fecomércio, Pixeon, Fibratur, Unimed, entre outros.
Para Alisson e Carla, certamente a empresa tem muito a comemorar. “A SB+ Eventos vem para expandir ainda mais os negócios e representar aquilo que nos tornamos ao longo de nossa história: uma produtora de eventos especializada em unir marcas, pessoas e experiências”, ressaltam.
 
Um pouco da história da empresa
 
A Alisson Barcelos Arte e Eventos começou a sua história usufruindo da experiência e do reconhecimento dos seus fundadores, Alisson e Carla Barcelos dos Santos na área de eventos. Naquele momento, fazia sentido ter um nome e sobrenome que endossasse seus trabalhos. À medida que a empresa conquistava novos clientes, produzindo eventos cada vez maiores ou mais complexos e para diferentes tipos de negócios e públicos, agregavam à sua estrutura profissionais capacitados.
Dez anos depois, a Alisson Barcelos mantém a essência, mas já não é mais uma pequena produtora de eventos, é um time que precisa ser representado por um novo nome/marca que remeta a toda a sua estrutura, experiência, proposta de valor e atributos percebidos por seus públicos, a fim de fortalecer ainda mais sua presença dentro do mercado de eventos sociais e expandir sua atuação junto ao mercado corporativo. Assim nasceu a SB+ Eventos. 

Fotos: José Somensi

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página