Blog Top Society - Karla Cruz

Aro da roda gigante de Balneário Camboriú está 100% concluído

24/09/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4065_post_9091.jpg

A FG Big Wheel em Balneário Camboriú chegou a uma das etapas mais esperadas da construção do empreendimento. Depois de quase dois meses do início da montagem, o aro está completo. São 18 peças que formam a parte principal da maior roda gigante estaiada da América Latina. “É muito bom ver ao vivo o que idealizamos, e melhor ainda ver a reação das pessoas ao se depararem com a roda gigante. Nitidamente fará parte da memória afetiva dos visitantes, que farão a associação desse astral, dessa atmosfera positiva, moderna, à Balneário Camboriú”, comenta emocionado Cícero Fiedler, fundador da FG Big Wheel.

“Estamos muito felizes com a conclusão da instalação do aro, foi um etapa que despertou o acompanhamento de perto de toda a sociedade, gerando forte interesse e curiosidade a cada parte que era montada. A equipe trabalhou de forma incansável e está de parabéns. Agora estamos ansiosos para iniciar a colocação das cabines”, conta Erondi Roveda, sócio diretor.

Quem também comemora muito essa primeira fase concluída é Gil Koeddermann. “Lágrimas nos olhos e somente vendo para acreditar que chegamos até aqui”. O consultor ambiental da Koeddermann Consultores Associados comandou uma grande equipe de profissionais de diversas áreas para a implantação da roda gigante. Os trabalhos começaram em 2017.

PRÓXIMA ETAPA

A previsão para a inauguração da FG Big Wheel é a primeira quinzena de dezembro. Então, até lá ainda tem muito trabalho pela frente! Nos próximos dias vão ser desmontadas as estruturas auxiliares que foram utilizadas na montagem do aro, além da retirada dos guindastes, guinchos, e outros equipamentos. “Com a retirada desses auxiliares a roda gigante vai ficar totalmente estaiada, o que é o diferencial do empreendimento que vamos entregar a Balneário Camboriú”, relata Cícero.

Segundo o engenheiro da obra, Marcelo Anderle, o cronograma geral do empreendimento encontra-se com 69% executado.  Já a montagem mecânica da roda gigante atingiu 73%, com o fechamento total do aro. “A operação aconteceu com sucesso, e perfeito encaixe de todas as peças. Os próximos trabalhos serão de solda dos segmentos e torqueamento dos cabos de aço de sustentação. Após estes ajustes serão iniciadas a montagem dos suportes das cabines e posterior montagem das mesmas.” Marcelo ainda complementa. “Neste momento estamos com aproximadamente 70 profissionais, equipes de arquitetos, e quatro engenheiros envolvidos diretamente no empreendimento.”

A instalação das 36 cabines climatizadas deve durar cerca de 30 dias. Cada uma terá a capacidade para seis pessoas sentadas confortavelmente. Os visitantes vão ter uma visão 360 graus e vão se surpreender com o cenário que o novo ponto turístico de Balneário Camboriú vai proporcionar a 82 metros acima do nível do mar. A FG Big Wheel está no Costão da Barra Norte rodeado de mata atlântica e de frente para o mar. O passeio vai durar 20 minutos poderá ser feito tanto durante o dia quanto à noite. O valor dos ingressos ainda não foi definido, mas os empreendedores já anunciaram que o preço será acessível e com desconto especial para quem comprar pela internet.

A roda gigante está sendo montada numa área privada de 37.500m2, e mais de 57.000m2 contando a faixa de marinha. O empreendimento vai utilizar menos de 2% da área total do terreno. O complexo vai oferecer ainda áreas de convivência com praça de alimentação, lojas de souvenirs e banheiros, em um local com segurança, iluminação e Wi-fi. O espaço vai ser aberto ao público e apenas o que for consumido será cobrado. Toda a estrutura vai se conectar ao Deck do Pontal Norte, que já foi reformado pela empresa. 

FG BIG WHEEL E BC CONVENTION

Para dar ainda mais força ao turismo local, a FG Big Wheel se associou ao BC Convention. “Nós estamos felizes em fazer parte da Convention & Visitors Bureau de Balneário Camboriú. E agora juntamente com outros atrativos fazemos parte da oferta turística da nossa cidade. Quanto mais atrações para oferecer aos visitantes, mais fortes estaremos posicionados no cenário Turístico Nacional”, comenta Ricardo Fiedler, sócio diretor.

Para presidente do BC Convention, Margot Rosenbrock Libório, a roda gigante em Balneário Camboriú é um orgulho para Santa Catarina. “Estamos muito felizes com a rapidez com que a obra da FG Big Wheel está se desenvolvendo. Este novo equipamento turístico chega à cidade em um momento estratégico, um momento de renovação. Balneário Camboriú inova e se renova e este é um equipamento turístico que empolga moradores e turistas.”

Compartilhe nas redes sociais:

FLASH

24/09/2020    Maristela Brites


img/topsocie_blog/4064_post_2310.jpg

Alex Ferrer

Estréia  do FLASH!

Básico, foi comemorar mais um pouco da sua idade nova em Dubai.

Compartilhe nas redes sociais:

Da detecção ao reconhecimento facial: contribuições da inteligência artificial em tempos de pandemia

24/09/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4063_post_12482.png
Você já deve ter notado em shoppings, mercados e outros estabelecimentos, a existência de protocolos de segurança por conta da covid-19. Agora, as câmeras inteligentes podem fazer o trabalho realizado pelas pessoas que ficam com “pistolas” medindo a temperatura. E você consegue imaginar a tecnologia que há por trás dessas câmeras?

Sabia que os processos de detecção facial e reconhecimento facial atuam de formas diferentes, mesmo que ambos estejam apoiados pela inteligência artificial? O reconhecimento traz informações pessoais, por exemplo, a pessoa identificada é João da Silva, de 36 anos, enquanto a detecção facial baseia-se em características comuns do rosto humano.

Muitas vezes, esses dois termos são confundidos, até mesmo em funcionalidades da Internet das Coisas (IoT), conforme comenta o diretor de inovação da Pumatronix, Ricardo Anselmo Andriani. “Com o avanço das redes sociais e a capacidade de desenvolvimento de algoritmos que treinam e ensinam redes de inteligência artificial, tais tecnologias se fazem imprescindíveis e são consumidas quase que diariamente em diferentes situações”, explica.

O executivo complementa que a detecção precede o reconhecimento facial. “A detecção é capaz de dizer que o rosto pertence a um ser humano e se ele está usando máscara,  já o reconhecimento é capaz de trazer os dados detalhados, como o nome do indivíduo – isso desde que conste essa informação no banco de consulta”, esclarece.

Em tempos de covid-19, as câmeras térmicas embarcadas na inteligência artificial desenvolvidas pela Pumatronix processam e tratam imagens a fim de detectar se alguém está ou não de máscara. Outra funcionalidade é revelar se trata-se ou não de um funcionário.

A solução pode ser usada em supermercados, shoppings, aeroportos, hospitais, escolas, empresas e outros ambientes. “Entendemos que essa necessidade vem ao encontro do novo normal. Mesmo após a pandemia, a busca pelo resguardo deve se manter. Temos a expectativa de que a tecnologia seja obrigatória, por meio de normativa, resolução ou legislação”, acredita Andriani.

Precisão e funcionamento

Além do reconhecimento facial e da capacidade de mostrar se uma pessoa usa ou não máscaras, as câmeras térmicas desenvolvidas pela empresa curitibana realizam a leitura da temperatura corporal por meio de sensores. “Elas terceirizam essas informações para a máquina e fazem a triagem de pessoas, a partir de um profissional de segurança que dará o encaminhamento adequado, caso alguém apresente alteração na temperatura, o que evita a contaminação em massa. Elas ainda monitoram filas em ambientes com fluxo intenso de pessoas, com o objetivo de auxiliar a gestão do local”, acrescenta.

As câmeras térmicas configuram, ainda, o valor limite de temperatura, a fim de autorizar ou não o acesso de pessoas nos ambientes. “A faixa de medição tem variações entre 30° e 45° C, e precisão em média de 0,1°C, no caso da câmera termográfica que permite medição contínua”, afirma o diretor de inovação.

Quanto à distância de medição, quando utilizado o sensor de pulso, a aferição pode acontecer entre 1 e 2,5 centímetros e quando utilizada a câmera termográfica pode chegar a vários metros, permitindo a medição com grande agilidade. A tecnologia traz ainda a opção de gerar alarmes sonoros ou luminosos em caso de temperatura anormal ou falta do uso de máscara, possibilitando que a supervisão local possa agir imediatamente.

“O momento nos trouxe uma reflexão e a tecnologia contribui diretamente para a segurança de todos. Equipamentos que possibilitam alarmes quando detectada a falta de máscara e alta temperatura, por exemplo, auxiliam na redução do índice de contágio interno, sejam em empresas, comércio e demais ambientes, prezando pela saúde das pessoas em tempos de covid-19”, conclui o diretor de inovação da Pumatronix.

Para conferir essas e demais soluções para fiscalização, mobilidade urbana e o monitoramento do trânsito, visite o site da empresa: www.pumatronix.com

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página