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Tráfego no WhatsApp aumenta 97% durante a pandemia e favorece e-commerce

03/02/2021    Karla Cruz

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Dados mostram que micro e pequenas empresas tiveram mais confiança do consumidor
Desde o primeiro semestre de 2020, o brasileiro se viu obrigado a alterar seus hábitos por conta da pandemia do novo coronavírus. As atividades que, até então, eram realizadas presencialmente, passaram a acontecer no meio digital. 
Além dos compradores que já tinham costume de adquirir produtos e serviços na internet, o isolamento trouxe um novo contingente de consumidores para a web. Levantamento da Criteo divulgado em dezembro de 2020 mostrou que 56% dos consumidores brasileiros compraram no e-commerce pela primeira vez na pandemia. Destes, 94% pretendem manter o hábito de comprar nas lojas online mesmo em um período pós-pandemia.
Com tanta gente buscando alternativas de consumo de produtos e serviços essenciais e também de outros tipos de itens, algumas formas de alcançar o público se popularizaram. O WhatsApp, aplicativo de conversas instantâneas, foi o destaque nesse quesito. Uma pesquisa realizada pela empresa de análise de dados Decode mostrou que pequenas e microempresas potencializaram o uso do WhatsApp como canal de venda ou atendimento/relacionamento e que isso trouxe impactos positivos para os negócios e para os consumidores. O uso do aplicativo cresceu 97% até julho de 2020, segundo análise da Decode. 
O estudo levantou que o setor de roupas e acessórios foi o que mais adotou a plataforma (41% do total). 71% dos consumidores classificaram como positiva a relação entre cliente e marca, e entre os principais pontos positivos destacados estão a agilidade no atendimento (50%) e mais proximidade com as empresas (38%). 
“Adotamos o atendimento por WhatsApp para agilizar o processo de compra dos nossos clientes. Além disso, nosso canal no aplicativo também é usado para oferecer rapidez na solução de dúvidas”, explica a CEO da Ninadora, curadoria de roupas infantis novas e seminovas, Viviane Klimeika. Segundo Viviane, o uso do WhatsApp permite um atendimento mais personalizado e humanizado, o que é essencial para o nicho em que atua. 
Apesar do segmento de roupas e acessórios ter sido maioria neste “boom” do WhatsApp para micro e pequenas empresas, outros nichos também veem vantagens. “Pelo aplicativo, conseguimos entender as necessidades de cada cliente e potencial cliente, proporcionando uma experiência mais assertiva e positiva”, conta a CEO da Temma, agência de Relações Públicas e Marketing Digital, Stefani Soares.
Ainda segundo a pesquisa, a tendência para o futuro é o surgimento de novos recursos e usabilidades na plataforma, a demanda por meio de pagamento direto no app e ferramentas de automatização de mensagens mais elaboradas, otimizando a experiência de compra. 

Ninadora
A Ninadora, curadoria de roupas novas e seminovas, surgiu em 2018, e  tem como propósito despertar o consumo consciente em seus clientes. A marca busca auxiliar a necessidade das mães de consumir moda infantil de uma forma mais consciente, valorizando o produto autoral, local e de mulheres empreendedoras. A marca ainda conta com toda a praticidade do e-commerce, entregando as malas personalizadas direto na casa da cliente. Em 2019, a marca lançou uma nova plataforma, abriu seu showroom, e também participou de colabs Upcycling. Saiba mais: https://ninadora.com.br/ 
 Temma
Agência de relações públicas e marketing digital, fundada em 2019, focada em B2B. Construa uma marca valiosa com credibilidade e transparência com estratégias eficazes de comunicação para ser reconhecido e valorizado pelo mercado, publicando conteúdos fiéis à sua proposta de valor. Clientes: Dassi Boutique, La Femme, Tânia Gomes, Codeby, Leroy Merlin, Evolution, entre outros.
 

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GRAU TÉCNICO

03/02/2021    Henrique Harmonia

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Rede Grau Educacional aposta na experiência alinhada com a inovação

03/02/2021    Henrique Harmonia

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Maior rede de ensino técnico particular do País, o Grau Técnico, entra em 2021 fortalecido. Durante os dez anos do grupo pernambucano Grau Educacional, o crescimento e a democratização do ensino foram os grandes pilares de desenvolvimento. O novo passo da empresa é firmar a rede Grau Profissionalizante por todas as regiões, com previsão de 40 franquias até dezembro de 2021. Já para o Grau Técnico, estão previstas 22 novas unidades até o final deste ano.


O intuito do grupo é transformar a junção das duas redes em um combo perfeito de cursos rápidos e técnicos, de forma que realce a importância da educação brasileira. Segundo Ruy Porto Carrero, presidente do Grau Educacional, o compromisso com a educação está cada vez mais firme. “Estamos seguindo um caminho transformador de vidas. Em 2021, a ideia é manter e melhorar cada vez mais, com muitas novidades para o âmbito educacional e social, seja com cursos rápidos ou técnicos. A meta é continuar mantendo nossa qualidade de ensino, com objetivo de encaminhar os alunos ao mercado de trabalho”, celebrou.


Neste ano, as duas franquias, Grau Técnico e Grau Profissionalizante, chegam com cursos e modelos inovadores. Nutrição, estética e outros irão fazer parte dos cursos disponibilizados pela rede de cursos técnicos. No Grau Profissionalizante, cursos rápidos como auxiliar de pet shop, além de mais de 60 cursos profissionalizantes disponíveis. 


Com o carro-chefe do grupo, o Grau Técnico, o aluno mantém o ensino optativo. “2021 será um ano desafiador, continuaremos oferecendo aos nossos alunos o modelo híbrido para quem não se sentir seguro para aulas presenciais. Toda a nossa escola continuará seguindo as recomendações estabelecidas pelas autoridades locais.  Nosso empenho em encaminhar o aluno ao mercado de trabalho também continua mais forte do que nunca. Este será sempre nosso objetivo”, pontuou Elielson Filho, gerente de marketing do Grau Educacional. Em 2020, foram mais de 7 mil alunos encaminhados para o mercado de trabalho brasileiro. 


Grau Técnico:

Com 98 unidades, presente nas cinco regiões do País, o Grau Educacional oferece mais de 60 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios. A duração dos cursos varia de três meses a dois anos, com aulas de uma a três vezes na semana.


Grau Profissionalizante:

A franquia Grau Profissionalizante (antiga Nível A) foi fundada em 2015. "A escola da sua profissão", como é conhecida, possui completa estrutura voltada para a qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho e, com oito unidades, oferece mais de 30 cursos profissionalizantes, rápidos e práticos, como bombeiro civil, cuidador de idosos, eletricista predial, gastronomia, informática, manutenção de smartphones, mecânica de carros e de motos, e refrigeração, entre outras. Veja mais informações nos sites www.graup.com.br e www.grautecnico.com.br

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