Blog Top Society - Karla Cruz

Dentro das comemorações dos 15 anos, Villa Francioni traz exposição "Memórias Afetivas"

08/02/2021    Karla Cruz

img/topsocie_blog/4984_post_9228.jpg

A Villa Francioni está celebrando 15 anos da produção dos seus primeiros vinhos e, para marcar a data, receberá a exposição Memórias Afetivas, da artista catarinense Maria Salette Engels Werling. Composta de 20 telas, a abertura será realizada no dia 20 de fevereiro, às 14 horas, na Galeria de Arte da vinícola. A curadoria é de Edson Busch Machado.
A presidente do conselho administrativo da VF, Daniela Borges de Freitas, explica que a exposição homenageia a memória de seu pai, o visionário empresário Dilor Freitas, mentor do empreendimento. “Celebrar o sucesso com arte certamente seria de seu agrado e, para nós, herdeiros de sua iniciativa, é a maneira de agradecermos o apoio dos catarinenses”.
img/topsocie_blog/4984_post_5462.jpg
Pintora e arte-educadora, Maria Salette realizou oficinas de arte nas escolas, produziu murais para espaços públicos e participou de inúmeras exposições em museus, galerias e universidades em diversas cidades de Santa Catarina e do Rio de Janeiro. Com “Memórias Afetivas”, ela ressalta a natureza e, ao mesmo tempo, as interferências humanas. As obras da exposição – realizadas com técnica de tinta acrílica sobre tela - são recentes e foram produzidas no ateliê em Blumenau.
Para Edson Machado, a personalidade do trabalhador rural catarinense, observador da natureza e empreendedor, está retratada com delicadeza e com uma visão contemporânea nas telas da pintora. “Os vales e colinas, montanhas e terrenos arados pelo homem do campo, e agora criados artisticamente, resultam em novas paisagens sob linhas e cores fortes”, resume. A exposição ficará na Villa até o dia 26 de abril. A entrada é franca. 
SERVIÇO:
O QUÊ: Exposição de Maria Salette em comemoração aos 15 anos dos rótulos da VF
QUANDO: 20/02/2021 a 26/04/2021
ONDE: Villa Francioni - Rodovia SC-114, Km 300 Zona Rural, São Joaquim - SC
QUANTO: Entrada Gratuita
VISITAÇÃO: Diariamente, inclusive fins de semana, das 10 às 17 horas

Fotos: Divulgação VF

Compartilhe nas redes sociais:

Bom senso é palavra de ordem em renegociação de aluguel

08/02/2021    Karla Cruz

img/topsocie_blog/4982_post_14892.jpg
Gyselle-Rodrigues-gerente-aluguel
Com alta do IGPM muitos locatários precisaram avaliar preços dos imóveis. Especialista dá dicas para proprietários e inquilinos neste momento
O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) teve alta de 2,58% em janeiro, de acordo com o divulgado semana passada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). O IGP-M é usado para o reajuste de contratos de aluguel. Com esse resultado, o índice ficou bem acima do registrado em dezembro, quando apontou alta de apenas 0,96%. Dessa forma, o IGP-M acumula elevação de 25,71% nos últimos 12 meses. Em janeiro de 2020, o índice havia subido 0,48% e acumulava alta de 7,81% em 12 meses.  
 
A gerente comercial da URBS Imobiliária, em Goiânia, Gyselle Rodrigues Campos, revela que o IGPM vem tendo maiores altas, principalmente no acumulado do ano, desde de agosto, e influenciando nas locações. “O IGPM não é o único, mas é o principal índice usado nos contratos de locação de imóvel, por isso sua importância. Falando por alto, 99% dos nossos aluguéis são baseados nele”, destaca ela sobre os contratos feitos pela imobiliária.

Gyselle salienta que todo mês o índice é reajustado, mas em janeiro ele é mais abordado em razão da movimentação do mercado imobiliário, visto que no início de ano é o período com maior fechamento de contratos e, consequentemente, de reajustes. “Estamos com uma demanda alta de pedidos de renegociação”, revela a gerente comercial da URBS. “Quando recebemos uma solicitação para renegociar o preço de um aluguel, o primeiro passo é avaliar o mercado atual para saber se o valor está adequado ou não. Depois negociamos com as partes”, explica.

Preço de mercado
Ela destaca duas situações que são percebidas após essa análise. “O imóvel pode estar com preço defasado e com a alta do IGPM ele é normalizado ou pode estar acima do valor de mercado, sendo possível um acordo de negociação dos valores entre as partes. O imóvel pode estar com valor acima da média e com a alta do índice ser preciso encontrar um equilíbrio quanto ao valor a ser ajustado”, avalia Gyselle, que ainda dá algumas dicas que valem tanto para locadores quanto para locatários no momento da renegociação de contrato de aluguel.

“Deve-se avaliar o valor de mercado como referência, analisar o histórico de pagamento do inquilino e ainda os custos de uma possível desocupação. O locatário terá de arcar com os reparos e pintura para entregar o imóvel, além do custo e logística de mudança e toda burocracia de documentação para fechamento de um contrato. Já o locador tem que analisar o risco de ficar com o bem desocupado por tempo indefinido, arcar com custos do imóvel como IPTU, condomínio, água, luz, manutenção, limpeza, segurança e avaliar que quando for alugar novamente de toda forma será pelo valor atual de mercado. Por isso, recomendamos bom senso para ambas as partes”, ressalta a gerente da URBS Imobiliária.


Compartilhe nas redes sociais:

Prefeito Ceron inspeciona obras da cafeteria e Rua Coronel Cordova

08/02/2021    Karla Cruz

img/topsocie_blog/4981_post_5417.jpg
O prefeito Antônio Ceron visitou, na manhã desta segunda-feira, as obras que integram a revitalização do Centro de Lages e que devem ser concluídas até o dia 25 de março deste ano
img/topsocie_blog/4981_post_448.jpg
Uma das visitas aconteceu na futura cafeteria e livraria que será instalada na Praça João Costa. A licitação foi vencida pelo empresário Hernani Vieira
Em uma das duas áreas de convivência da Praça João Costa estão instalados os banheiros públicos, o posto da Polícia Militar e a Central de Informações Turísticas. A livraria/cafeteria agregará mais valor ao projeto de urbanização do centro da cidade.
Cafeteria e revistaria
img/topsocie_blog/4981_post_31.jpg
Hernani Vieira explicou que o conceito da Banca Central precisou ser alterado porque a licitação prevê uma revistaria e cafeteria. Nesse sentido, a proposta será a de valorizar a cultura e a gastronomia de Lages através da gastronomia. Além das tradicionais revistas nacionais e da nossa região, também haverá um espaço dedicado aos escritores Lageanos.

Prazo conclusão

O local contará com ambiente interno e externo e deverá ser inaugurado em 25 de março. Na área externa, um espaço de 27 m² do calçadão da praça João Costa será ocupado por diversas mesas, possibilitando um atendimento diferenciado aos clientes.
Rua Coronel Córdova
Ainda dentro do roteiro de visitas, o prefeito Ceron atravessou a Praça João Costa e foi até a Rua Coronel Córdova, onde inspecionou as obras que estão sendo realizadas pela empresa Terra Engenharia.

Fotos: Greik Pacheco
Texto: Milton Barão
Comunicação Social PML

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]...
Curta Nossa Página