Blog Top Society - Karla Cruz

Inauguração do espaço de Fabio Porchat

28/08/2020    Karla Cruz

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Inauguração do espaço de Fabio Porchat na galeria da rua Oscar Freire em São Paulo, com obra de Orlando Chiquetto.
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Abertura presencial esta semana em São Paulo no " Espaço Cultural Oscar Freire" . A mostra " Arte Moderna Contemporânea" , reune renomados artistas plásticos neste momento difícil na cultura mundial. Aberta a todo grande público poderá ser visitada até dia  6 de setembro das 10 às  16:00 horas na rua Oscar Freire nos Jardins.
Na foto tirada  durante a movimentada inauguração  do evento, o Presidente da  "Academia Latino Americana de Artes " Fábio Porchat ( pai do ator homônimo) discursa  defronte a obra "Ruptura" do renomado Artista Plástico Orlando Chiquetto. No Quadro vemos uma lança de aço  sombreada em vermelho  que atinge o campo pictórico amarelo claro  provocando  fragmentos quadrangulares em tons de amarelo crescente.


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Soluções de Recuperação de Imagens como complemento à identificação e reconhecimento de placas de veículos

27/08/2020    Gustavo Siqueira

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Utilizada em sistemas de fiscalização de veículos, controle de acessos, estacionamentos e concessionárias de rodovias, o Reconhecimento Automático de Placas de Veículos (LPR) é uma tecnologia amplamente usada para identificação de automóveis. No entanto, existem situações em que o ALPR pode falhar ou não ser a opção mais adequada.

O LPR, que atua na leitura e processamento das imagens, requer uma placa de veículo visível e legível para que o reconhecimento seja bem-sucedido. Por exemplo, se a placa estiver suja, dobrada ou obstruída por detritos da estrada, como sacos de papel ou plástico, a identificação poderá falhar. Por esses e outros motivos, as taxas de reconhecimento dos sistemas atuais são de cerca de 98%. Em um segundo ponto, os sistemas ALPR são facilmente enganados, por meio da pintura de alguns caracteres. Por fim, a leitura de uma determinada placa não garante que o veículo e o motorista sejam identificados, pois a placa pode inclusive ser adulterada ou clonada.

Todas essas alterações podem ser causadas intencionalmente por criminosos e violadores das leis de trânsito. No caso do Brasil, é comum ver motos, caminhões e veículos atravessando faixas de pedágio automáticas com suas placas obstruídas, para evitar o pagamento da tarifa de pedágio e, ao mesmo tempo, impedir uma multa de trânsito. Assim, temos percebido que mesmo com o investimento crescente em câmeras LPR, os infratores encontram novas formas de burlar a identificação.

Para casos como estes, existe um método chamado recuperação de imagem com base em conteúdo (Content based image retrieval), pode ser um grande aliado ao atuar como solução complementar ao LPR, principalmente no contexto de fiscalização de veículos e segurança pública.

Ainda que nenhuma das imagens reconheça a placa do veículo, há sistemas que possibilitam a combinação de imagens com base em recursos visuais, tudo em tempo real. Com isso, é possível alertar um policial, por exemplo, quando um veículo conhecido por ter cometido uma infração de trânsito for encontrado nas proximidades.

Os métodos de recuperação de imagem em geral, funcionam da seguinte maneira: quando uma imagem de um veículo é capturada, um algoritmo codifica seus recursos visuais em uma representação compacta, geralmente chamada de assinatura. Esse processo de codificação foi projetado para garantir que veículos parecidos tenham assinaturas semelhantes e que veículos distintos tenham assinaturas diferentes. Tais assinaturas podem ser comparadas com muita eficiência, o que permite uma rápida pesquisa em uma assinatura específica entre milhões de imagens, mesmo com um computador comum. Esses recursos podem ser usados para encontrar tal veículo em outras imagens, mesmo quando tiradas de câmeras diferentes. 

Sempre que um veículo não reconhecido precisar ser identificado, a sua assinatura é procurada por outras semelhantes. Essas assinaturas são classificadas de acordo com a similaridade e é muito provável que elas sejam do mesmo veículo, ou pelo menos de outros semelhantes. Nesse ponto, um operador pode triar os primeiros resultados para correspondências verdadeiras. Um sistema desse tipo pode ser automatizado dependendo do nível de precisão exigido. Para aplicação em fiscalização de veículos e segurança pública, é necessário haver uma pessoa no processo para remover correspondências que são falsas positivas.

Vale dizer que a recuperação de imagem não torna os sistemas LPR obsoletos. Pelo contrário, eles se complementam. Os dados do LPR são essenciais para reduzir o espaço de pesquisa, ao filtrar os veículos que já foram reconhecidos em outros lugares e que, devido às restrições de tempo e espaço, não podem ser pesquisados. Então, quanto menor o espaço de busca, maior a probabilidade de correspondências verdadeiras serem classificadas com maior similaridade. Por outro lado, devido ao grande número de veículos praticamente similares, a taxa de reconhecimento do LPR será maior do que a de qualquer sistema de recuperação de imagens.

Sendo assim, o LPR continuará sendo uma tecnologia essencial para a fiscalização de trânsito, segurança pública e privada, mas quando se trata de questões mais difíceis e complexas, como encontrar um veículo que não possui placa visível e legível, será necessário contar com o apoio dos métodos complementares. 

Softwares nacionais como o COMPARE, quando utilizado em conjunto com sistemas inteligentes como o ITSCAMPRO, ambas soluções desenvolvidas pela empresa Pumatronix, conseguem entregar maior acuracidade dos dados para tornar a gestão e monitoramento do tráfego veicular em vias urbanas e rodoviárias.

Contribuição de Ricardo Carnieri - Gerente deEngenharia na Pumatronix, empresa fabricante de soluções para o monitoramento do trânsito, formado em Engenharia Eletrônica pela UTFPR.
 
Sobre a empresa - A Pumatronix é uma indústria brasileira, líder em desenvolvimento de soluções para ITS (Sistemas de Transporte Inteligente) de alta tecnologia na captura e processamento de imagens e leitura de placas de veículos (OCR/LPR). Os constantes investimentos em P&D resultam em soluções inovadoras para mobilidade urbana e rodoviária, contribuindo assim para a modernização de Cidades Inteligentes. Saiba mais em: https://pumatronix.com/

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Sonha em fazer sua própria cerveja? Ambev lança competição para universitárias e universitários de todo o Brasil

27/08/2020    Gustavo Siqueira

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A Ambev lançou uma competição para universitárias e universitários que sonham em criar sua própria cerveja. Os vencedores do Desafio Cervejeiro vão ganhar um lote do produto que desenvolveram, que será fabricado em uma das mais de trinta cervejarias da companhia, espalhadas em todo o Brasil. Além disso, eles também serão premiados com um curso cervejeiro, junto ao time de especialistas da própria Ambev. Para isso, os grupos vão ter que pensar em tudo: na receita, no processo de produção, na embalagem e até no rótulo da nova cerveja.
 
“A gente é apaixonado por cerveja e queremos encontrar outras pessoas que compartilhem dessa paixão! É nas universidades que estão os nossos futuros talentos e, por isso, criamos uma competição que vai ensiná-los sobre o universo cervejeiro. É uma oportunidade para aprender, se arriscar e ter novas experiências” explica Caio Zaio, Gerente de Recrutamento e Seleção da América do Sul da Ambev. “Essa é, na verdade, a segunda edição do Beer Champs. Na primeira vez, fizemos uma competição só com os nossos estagiários. Deu tão certo, que decidimos expandir e levar essa dinâmica, que é tão rica, para dentro das universidades também.”
 
Na primeira edição, o grupo vencedor criou uma cerveja cheia de inovação: com estilo belga Saison, ela ganhou a adição mais do que brasileira do guaraná, vindo direto da Amazônia. Participantes da segunda edição, claro, não vão precisar saber tudo de cerveja antes de se inscrever. Para ajudar os competidores, a Ambev vai fazer duas lives em seu canal Ambev Learning, ensinando sobre o plano comercial e de produção. Além disso, todos os grupos vão receber um guia com orientações de como podem apresentar suas ideias.
 
Podem ser inscrever grupos de duas a quatro pessoas, de todas as regiões do País, que estejam cursando qualquer graduação, em qualquer ano. As inscrições vão até 18 de setembro. Interessados podem acessar o link: https://ambev.gupy.io/jobs/257183.

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[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
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