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De corrida de carros ao transporte público: saiba o que é um condicionador de metais

17/02/2021    Gustavo Siqueira

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Você sabe o que é um condicionador de metais? A função principal do Militec 1, o condicionador de metais da Militec Brasil, é tratar o metal de um motor. Ele preserva as partes metálicas dos desgastes naturais, de peças que estão em funcionamento constante. Aplicado nas proporções corretas ele é adsorvido pelo metal, tratando e evitando o desgaste. Devido ao aproveitamento do que seria perdido para o atrito, favorece um funcionamento mais eficiente do motor que, como bônus, ainda gera ganho de potência, economia de combustível, diminuição de temperatura do motor e a redução da emissão de poluentes.
 
Ainda que seja comum a aplicação do condicionador junto do óleo, o Militec 1 não é um aditivo de óleo, já que ele não contém melhoradores do índice de viscosidade e não altera a composição físico-química do óleo. O condicionador de metais usa o lubrificante como um meio para chegar às superfícies metálicas e aos pontos críticos de calor dentro do equipamento. Quando os alcança, se separa completamente do óleo, fazendo com que as moléculas do Militec 1 se fixem na superfície metálica via adsorção (fixação de molécula de uma substância na superfície de outra). O fenômeno acontece entre 38 a 66oC e a reação enrijece a superfície e a torna cerca de 17 vezes mais resistente quando a reação se completa.
 
A orientação da distribuidora exclusiva do produto no Brasil é que o Militec 1 seja utilizado na proporção de um frasco de 200 ml para cada 4 litros de óleo, a cada 20 mil quilômetros, ou seja, ele é independente da troca de óleo, por ser um condicionador de metais e ficar no metal e não no óleo. “Uma vez aplicado, em até mil quilômetros o condicionador de metais já terá alcançado todo o motor do veículo”, explica Paulo Germano, diretor comercial da Militec Brasil.
 
Momento crítico para os motores
 
Cerca de 80% do desgaste total do motor ocorre nas partidas a frio, porque é nelas que acontece o contato do metal com metal devido à falta temporária de lubrificação. Com o Militec 1, o que ocorre nessa fase será o contato entre as superfícies tratadas, o que tem por finalidade eliminar esse desgaste.
 
“O óleo, para atingir o potencial completo de lubrificação no motor de um automóvel precisa estar em uma temperatura adequada. Até que ele atinja essa condição, quem está evitando o desgaste é exatamente o condicionador”, explica Germano. 
 
Três anos de corridas de carros sem quebra de motor
 
É possível uma modalidade do automobilismo completar três anos de provas constantes sem uma única quebra de motor? A GT Sprint Race comprovou que sim. Tiago Marques, piloto e CEO da marca, explica que a modalidade conseguiu o feito histórico a partir da aplicação do condicionador de metais Militec 1. Segundo o piloto, o aumento da performance conquistado foi essencial para manter a qualidade mecânica, a resistência e a credibilidade das máquinas. Com isso, o recorde foi possível. “Tivemos três anos sem ter quebra de motor. Não existe no mundo todo uma categoria com um desempenho desses. Essa é uma marca histórica”, comemora.
 
A GT Sprint Race é uma modalidade de corrida de carros acessível a pilotos não profissionais; uma única equipe é responsável por todos os carros do grid. A modalidade já é parte do circuito do automobilismo brasileiro, hoje posicionada entre campeonatos nacionais, como a Stock Car e o Brasileiro de Marcas. Os carros, com chassi tubular em inox e design de carros como Ford Mustang e Chevrolet Camaro, correm com motores de seis cilindros 3.6 de 300cv, suspensão independente nos dois eixos e câmbios sequenciais Sadev.
 
1,5 milhão de quilômetros e motores preservados
 
Resultado semelhante ao da GP Sprint Race foi registrado por uma empresa do sistema de transporte urbano de Curitiba e São José dos Pinhais. O Militec 1 é utilizado pela Auto Viação São José dos Pinhais, uma das principais companhias de ônibus do transporte público da capital do estado e do município da Região Metropolitana que dá nome à viação.
 
A companhia analisou dados de desempenho da frota e de durabilidade de componentes mecânicos obtidos a partir do uso de Militec 1 desde 1992.
 
Como resultado, a empresa apurou que alguns motores de uso exclusivamente urbano com até 1.500.000 quilômetros rodados ainda mantinham motores originais de fábrica.
 
“Tivemos vários ônibus nessa realidade, que apenas saíram da nossa operação por já ter atingido os 15 anos de uso [que é o prazo máximo estipulado pela administração pública], então foram vendidos para outros municípios”, conta Dante Franceschi Filho, diretor de Operações da Viação. 
 
“Temos relatos de que esses números não são alcançados por outras empresas, mesmo tento manutenções rígidas. Em alguns casos, a nossa performance chega a ser algumas vezes maior do que quem não usa o produto”, compara o diretor. “São investimentos em equipamentos e tecnologias avançadas que têm aumentado o desempenho da frota para além do esperado pelos fabricantes. É inovação aplicada, testada e validada”, reforça.
 
Estudo técnico comprova redução de desgaste
 
Dados preliminares de um estudo sobre condicionadores de metais, o maior em desenvolvimento atualmente no país sobre o assunto, sustentam a ideia de inovação tecnológica contida no Militec 1. Conduzida pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a pesquisa observou, de modo inicial, que a aplicação do Militec 1 reduziu em até dez vezes o desgaste por atrito em ensaio de pino. 
 
A constatação veio com os ensaios tribológicos, que simulam o contato entre o anel de pistão e parte do cilindro de motor. Os testes compararam os resultados de uma amostra pura de óleo lubrificante comercial e outra com o mesmo óleo somado ao percentual indicado de Militec 1. Segundo o professor dr. Tiago Cousseau, que coordena os estudos com a doutoranda Oriana Palma, mesmo sendo resultados preliminares, “já demonstram desempenho. É evidente que, com o passar do tempo, teremos resultados cada vez mais consistentes sobre essa categoria”, defende.
 
O estudo, realizado a partir de um acordo de cooperação entre a UTFPR e a Militec Brasil, tem previsão de 48 meses de duração. O objetivo é desenvolver uma metodologia robusta para uma avaliação ainda mais precisa de condicionadores de superfícies. 
 
As análises térmicas e físicas do produto realizadas no âmbito do estudo apontam ainda que o Militec 1 não altera as propriedades do óleo lubrificante tanto em viscosidade quanto em temperatura de oxidação (degradação). “O óleo no qual adicionamos o condicionador não se degrada em um tempo diferente do da amostra pura”, explica Cousseau. “Não há alteração na maneira como o óleo atua no motor nem em seu tempo de vida”, acrescenta. Outros testes estão sendo realizados com base em parâmetros rígidos de análise para avaliar o desempenho do produto. 
 
Onde e como usar o Militec 1
 
O Militec 1 pode ser utilizado com resultados positivos, sem alteração das tolerâncias de folga, em qualquer equipamento no qual duas peças de metal se friccionem. Saiba onde utilizar o condicionador de metais:
 
·        em motores de qualquer tipo e tamanho, alimentado por qualquer combustível, seja de dois ou quatro tempos;
·        transmissões e diferenciais automotivos ou industriais;
·        compressores de qualquer tipo, incluindo os de refrigeração;
·        rolamentos, redutoras, bombas e sistemas hidráulicos, correntes, armas, jet skis, karts, bicicletas, hobby modelismo;
 
Sobre a Militec Brasil
A Militec Brasil é representante exclusiva e oficial da marca Militec 1 no Brasil. Trata-se de um condicionador de metais usado em motores, junto ao óleo, para diminuir o desgaste das peças e ainda aumentar potência, gerar economia de combustível e reduzir a emissão de gases poluentes. O produto também tem inúmeras utilizações para onde existe contato metal com metal. Mais informações www.militecbrasil.com.br


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Campanha de vacinação contra Influenza para trabalhadores da indústria começa nesta quinta-feira (18)

17/02/2021    Gustavo Siqueira

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A partir desta quinta-feira, dia 18, o Sesi, entidade do Sistema Fiesc, inicia a campanha de vacinação contra a gripe para trabalhadores das indústrias de Santa Catarina.
 
A ação ocorre todos os anos com o intuito de promover a saúde e garantir um ambiente de trabalho mais produtivo e longe de riscos.  Desde 2016, o Sesi já aplicou 1,2 milhões de doses de vacina.
 
Neste ano, devido à Pandemia de Coronavírus, o mercado está disponibilizando um quantitativo menor de doses de vacina da gripe, portanto, não será possível realizar reserva. O sistema de adesão à vacina atende as empresas de acordo com a ordem das solicitações realizadas.
 
As indústrias que desejam aderir à campanha e saber mais devem acessar o site http://vacinasesi.com.br a partir das 9h do dia 18 de fevereiro.
 
A cepa das vacinas para a temporada de influenza 2021 é trivalente:
 
·        Influenza A/Victoria/2570/2019 (H1N1) pdm09;
·        Influenza A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2);
·        Influenza B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria)

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Classic Car Show expõe obra comemorativa aos 25 anos de legado de Ayrton Senna

17/02/2021    Gustavo Siqueira

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Quem visitar o Classic Car Show, Museu do Automóvel em Balneário Camboriú (SC), além de ver 35 veículos clássicos e raros, vai poder apreciar também outra obra de arte. Feita a mão em bloco único de madeira nobre com customização em ouro 23K, em base de granito Preto Absoluto, o capacete é uma homenagem aos 25 anos de legado de Ayrton Senna, o maior piloto brasileiro de Fórmula 1 de todos os tempos.
 
A obra é assinada pelo artista Cainã Gartner, de Gaspar (SC), que esculpiu 25 capacetes numerados, modelo 1993, semelhante ao que foi usado pelo Tricampeão de F1.

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Foi dona Neyde Senna da Silva, mãe de Ayrton quem sugeriu que fosse feito um para cada ano de legado em memória do filho, pelo seu exemplo de atleta e ser humano. Ela recebeu a “Obra nº 0” em 1º de maio de 2019 em Interlagos, São Paulo, durante o Senna Day. As demais obras numeradas estão espalhadas pelo mundo, parte do valor das vendas, foi revertida em projetos sociais e culturais por meio do Instituto Ayrton Senna.
 
Classic Brothers Food by Dudu Poerner
 
O Classic Car Show conta com um bar temático estilo americano, com cardápio assinado pelo Chef Dudu Poerner, finalista do reality “Mestre do Sabor” em 2019. Pratos e Drinks que são uma incrível experiência gastronômica. Entrada, prato principal e sobremesa que completam a visita ao museu e criam lembranças deliciosas.
 
Clássicos e Raros
 
São 35 veículos das décadas de 1920 a 1980 que mostram muito estilo, luxo e designers da evolução e transformação dos carros ao longo do tempo. Cadillacs, Mustangs, Ferrrari, Rolls Royces, Packards, Fords e Corvette entre outros carros incríveis.  A história dos automóveis é contada em uma timeline, além disso, dois vídeos contam também curiosidades sobre a indústria automobilística e feitos que fazem parte da história, como a da Duquesa d’Uzes, a primeira mulher a conseguir uma carteira de habilitação, na França em 1898.
 
O Classic Car Show oferece ainda fotos temáticas e loja de souvenir, inclusive com miniaturas dos clássicos e raros, camisetas, chaveiros e copos são algumas das opções para quem desejar levar uma lembrança dessa visita ao passado.


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[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
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