Blog Top Society - Karla Cruz

Semana dos Estilos promove conhecimento sobre variações de cerveja

18/05/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5705_post_5962.jpg
Para os consumidores apaixonados por cerveja, os estilos são nortes sensoriais que apontam onde estão as suas preferências. Já os Sommeliers de Cerveja têm nessa classificação uma ferramenta fundamental para montagem de harmonizações, julgamento e avaliação da bebida. Nas fábricas, os cervejeiros também usam esses critérios para analisar a qualidade e o enquadramento de uma cerveja – decisão que impacta em toda a cadeia produtiva. O que a Semana de Estilos da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) propõe é que todos os interessados possam ter uma visão aprofundada e ampla sobre cada um deles. Na primeira edição, serão apresentados English IPA, Lambic, Saison e Porter.

Os responsáveis pelas informações são os Mestres em Estilos formados pela instituição. Como conclusão do curso, eles realizam um estudo científico sobre um dos estilos, que contempla aspectos históricos, produtivos e sensoriais. Além de acompanhar online e ao vivo a apresentação, os participantes também poderão interagir e tirar dúvidas https://bit.ly/3fmEvWN.

A primeira edição da Semana dos Estilos acontece de 24 a 27 de maio, sempre às 19h. As inscrições são limitadas e gratuitas, e podem ser realizadas pelo link . 

O diretor da ESCM, Carlo Bressiani, comenta que essa é mais uma programação dedicada à disseminação de informações técnicas sobre cerveja e também uma oportunidade de apresentar ao mercado a produção científica que está sendo realizada no Brasil sobre a bebida. “Absorvemos muito a partir de fontes internacionais, mas também há estudos inéditos sendo criados aqui. Transbordar esse conhecimento para além da ESCM é um dos nossos desafios e tenho certeza que a Semana dos Estilos nos apoiará nisso”, comenta. 

Palestrantes e estilos da primeira edição

A abertura do evento acontece na segunda (24), com Carlos de Castro – conhecido no mercado como Carlão. Ele é cervejeiro caseiro desde 2010 e conclui na ESCM as formações em Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos. Ele vai falar sobre a English IPA. 

Na terça-feira dia (25), o tema será Lambic. E quem apresenta o conteúdo é Daniel Lell Natal. Russo, como é conhecido, é mestre cervejeiro na Russian Bear, de Goiânia (GO), coordenador de cursos da Bräuhaus, Sommelier de Cervejas formado pela Doemens e Mestre em estilos pela ESCM. 

Quem vai falar sobre Saison, na quarta-feira (26) é Eliezer José Goulart. Sócio da Água do Monge, em Guarapuava (PR), e sócio de bares e casas noturnas na região, ele também é Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pela ESCM, além de Master Blender pela Inovbev. 

Para fechar a semana, na sexta-feira (27), quem apresenta o conteúdo é Letícia Gobett dos Santos. Mestre em Biologia Molecular pela Universidade de São Paulo (USP), além de Sommelier de Cervejas pela Doemens e Mestre em Estilos pela ESCM, ela vai falar sobre Porter. 

Sobre a ESCM

Com mais de 11,5 mil alunos formados em sete anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na cerveja, da América Latina. Além do Brasil, atua também em Portugal, no Paraguai, na Argentina e no Chile. É parceira da alemã Doemens Academy, uma das mais respeitadas entidades do mundo.

São cerca de 90 cursos diferentes, em mais de 300 turmas já formadas. Na sede, em Blumenau (SC), além das salas de aula estão disponíveis 12 laboratórios voltados para o ensino de cerveja. Parcerias com cervejarias da região garantem visitas técnicas e relacionamento com o mercado durante os cursos.

Todas as informações sobre a instituição estão em www.cervejaemalte.com.br.

Compartilhe nas redes sociais:

Arq Design: Univali e Shopping Casa & Design oferecem curso online e gratuito a arquitetos e designers

18/05/2021    Alex Ferrer

img/topsocie_blog/5704_post_12639.jpg
Arquitetura de luxo: Eighty Seven Park - condomínio de luxo, em Miami, assinado por Renzo Piano 

Formação continuada é gratuita, aberta a profissionais do setor e reúne time de palestrantes de peso

Temas como o paisagismo,  sustentabilidade, a fotografia e imagem aliada à arquitetura, mercado de luxo e a própria gestão profissional de escritório estão na ordem do dia de arquitetos e designers de interiores. E são essas áreas que exatamente ganham destaque no curso online oferecido em parceria entre o Shopping Casa & Design e Univali.
Arq Design é uma proposta de formação continuada, divididas em 4 semanas, que além de ter o diferencial do respaldo acadêmico da universidade e o olhar de mercado trazido pelo complexo de decoração, reúne palestrantes com expertises reconhecidas. O curso gratuito começa em 26 de maio e as inscrições estão abertas para arquitetos, designers e profissionais interessados pelos temas.
“Em 2020 entramos na onda das lives e produzimos uma série de bate-papos entre profissionais. Para 2021 pensamos em algo maior, para gerar conteúdo relevante e ser utilizado na prática, e que além disso, sirva como uma formação continuada para os profissionais atuantes”, explica Celso Furtado de Mendonça, diretor do Shopping Casa & Design. Por isso, foi o empreendimento de Florianópolis que lançou a ideia à Univali, já com uma proposição inicial de temas.
A Univali desenvolveu um programa curto, condensando essas demandas e convidando uma seleção apurada de professores. Todos mestres e doutores, essa reunião inclui os nomes de Marina Otte (Arquitetura e Design de Interiores para o Mercado de Luxo), Timóteo Schroeder (Noções básicas de paisagismo e jardinagem), Guilherme Guimarães Llantada (O seu projeto por meio da lente do Smartphone) e Ricardo Meira (Otimize a gestão do seu escritório).
“A universidade, como o nome já diz, é um universo de conhecimentos, então buscamos para este evento os melhores de cada área. Por meio de suas expertises e dentro de suas temáticas, cada palestrante contribui com mais conteúdos, imagens e assuntos atuais que são pertinentes às suas áreas. Esta parceria entre mercado e universidade é fundamental na formação profissional da nossa área”, pontua o professor Carlos Alberto Barbosa de Souza, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Dos palestrantes selecionados, três professores são ligados à Univali e um é convidado de Brasília.
“Quem participar das quatro palestras receberá um certificado de atualização da universidade, que poderá então incorporar ao seu currículo. Os temas que estão sendo debatidos nessa primeira formação são muito atuais, reflexões que serão importantes e que, ao final da formação, trarão outras perspectivas aos profissionais”, completa Souza.
 
Confira a abordagem dos cursos, currículo e as datas das palestras:
 
O tema “Arquitetura e Design de Interiores para o Mercado de Luxo” abre, no dia 26/05, a formação continuada com Marina Otte, mestre especializada em Sustentabilidade, Biofilia e aspectos da Neurociência (membro da ANFA), com currículo internacional. Marina também é coordenadora de pós-graduação e professora, além de palestrante e mentora.
Em 09/06, o programa segue com a temática “O paisagismo como meio de transformação da vida cotidiana”, com o doutorando Timóteo Schroeder, arquiteto e Urbanista formado pela Univali (2011) com parte da graduação na Universidade de Coimbra, em Portugal, além de professor em nível de graduação na Univali e coordenador do Laboratório de Paisagismo Aplicado da mesma universidade.
No dia 16/06, a abordagem da palestra "A fotografia de arquitetura e smartphones: desmistificando o olhar arquitetônico com aparelhos de bolso”, tem como condutor Guilherme Guimarães Llantada, arquiteto e urbanista, também fotógrafo. Professor na Univali, mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade pela UFSC, ainda é editor executivo da “Revista Arkhé”, publicação acadêmica do curso de arquitetura e urbanismo.
Por fim, o conteúdo no dia 23/06, fechando a formação continuada, é “Otimize a gestão do seu escritório”, com o professor Ricardo Meira,  graduado, mestre e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela UnB. É coordenador da pós EAD em Gestão de Escritórios de Arquitetura do IPOG, professor convidado da PUC-RS.

img/topsocie_blog/5704_post_3091.jpg
Paisagismo assinado pelo arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx

Destaques:
“O que é luxo para você? E para seu cliente? E você sabe realmente o que significa o mercado de luxo? Tenho certeza que muitos conceitos e até mesmo pré-conceitos já se formaram na cabeça de cada um ao ler esses questionamentos. O curso visa abordar e conceituar esses apontamentos.”
Marina Otte -  Mestre especializada em Sustentabilidade, Biofilia e aspectos da Neurociência (membro da ANFA). Especialista em Design de Produto, graduada em Arquitetura, com cursos na Espanha e China. Baseia seus projetos e estudos com base no comportamento, Gestalt e Coolhunting. Coordenadora de Pós-Graduação e professora, além de palestrante e mentora. Em seu escritório, desenvolve projetos de arquitetura e design de produto e pesquisas de tendências especialmente para a indústria e autoral. Membro do time de designers da Butzke.
 “O projeto de paisagismo na valorização de empreendimentos e na transformação da vida cotidiana em uma experiência aprazível.”
Timóteo Schroeder - Arquiteto e Urbanista formado pela Univali (2011) com parte da graduação na Universidade de Coimbra - Portugal. Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016-). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC (2015). Professor em nível de graduação na Univali e coordenador do Laboratório de Paisagismo Aplicado - LaPa da Univali. Integrante dos Grupos de Pesquisa "Paisagem e Morfologia do Ambiente Urbano" junto a Univali e "Rios urbanos" junto a Universidade Federal do Piauí. Tem certificação em Cultura e Língua Inglesa pelo Kingfischer College - Inglaterra. Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos de Paisagismo e Consultoria Ambiental no estado de Santa Catarina e no Brasil. Em 2020 recebeu menção honrosa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo pela orientação do Projeto Final de Graduação do acadêmico Juan Fabbrin Xavier entre os quatro melhores projetos no estado de Santa Catarina.
 “Proponho uma reflexão sobre a representação do espaço construído através das ferramentas de bolso, os ‘smartphones’, desmistificando a fotografia da arquitetura como uma atividade que exija equipamentos sofisticados. A conversa abordará técnicas de controle de luz, planos de focagem, montagem de cena, controle de tons e principalmente, posturas autorais nessa leitura fotográfica.”
Guilherme Guimarães Llantada - Arquiteto. Urbanista. Fotógrafo. Professor. Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, no programa de Pós-Graduação PGAU-CIDADE (2011). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2008). Professor universitário na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, desde 2012. Trabalha com fotografia de arquitetura a mais de 25 anos, tendo participado de diversas exposições e publicações, nacionais e estrangeiras sobre o assunto. Editor executivo da Revista Arkhé, publicação acadêmica do curso de arquitetura e urbanismo da UNIVALI. Sócio fundador da Diagram.archfilm, empresa especializada em desenvolvimento de leituras dinâmicas de arquitetura. Desenvolve projetos de arquitetura e urbanismo em escritório próprio e em parceria com outros escritórios.
“Para a carreira de um arquiteto, investir em gestão é tão importante quanto saber projetar. Bons projetos são feitos por bons profissionais, mas bons negócios são conduzidos por bons gestores.”
Ricardo Meira -  Graduado, mestre e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela UnB. Coordenador da pós EAD em Gestão de Escritórios de Arquitetura do IPOG, onde também é professor convidado; professor convidado da PUC-RS; possui escritório próprio há 20 anos. Percorre o país há 9 anos, com aulas de pós-graduação, cursos e palestras sobre gestão para profissionais de arquitetura, design e engenharia.
SERVIÇO:
Curso Arq Design – formação continuada
Formato: aulas virtuais com os professores da Univali 
Duração:  de 26/05 a 23/06 - durante um mês, uma aula por semana, de 1 hora e 30 minutos cada
Horário: Das 17 às 18:30
Link para as inscrições: https://cutt.ly/rb1QM7M
Valor: Gratuito 
Público: arquitetos, designers e interessados pelos temas (máximo de 200 pessoas por aula)
Certificado: Ao término do curso será concedido pela Univali e Shopping Casa & Design um certificado de formação continuada.


Texto: Dariene Pasternak para Casa de la Gracia Comunica
Fotos: (divulgação) 

Compartilhe nas redes sociais:

Hospital Jaraguá faz campanha para estimular a doação de leite humano

18/05/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5703_post_6017.jpg
O leite humano é muito importante para a saúde dos bebês, sobretudo para os prematuros, pois proporciona uma alimentação natural, rica em nutrientes que ajudarão em seu desenvolvimento futuro. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal do Hospital Jaraguá os recém nascidos, que não podem ser amamentados pela própria mãe, contam com o Banco de Leite Humano, mantido por meio da generosidade de dezenas de puérperas da região da AMVALI - Associação de Municípios do Vale do Itapocu. 

Os meses mais frios do ano marcam um período de baixa nos estoques, por isso, o Banco de Leite Humano do HMJ está promovendo uma campanha para estimular as mães a continuarem doando. Segundo a enfermeira Laudineia Terres Lessa, as baixas temperaturas acabam desestimulando as doações. “Queremos incentivar as mães a continuarem doando, pois esse gesto ajuda no desenvolvimento dessas pequenas vidas que, por algum motivo, não podem receber o leite da própria mãe”, conta.

A nutricionista Tatiana Schena, que também atua no HMJ, explica que o leite humano é considerado o padrão ouro de nutrição para os bebês. De acordo com a profissional, isso ocorre porque ele é rico em nutrientes importantes para o crescimento e também ajuda a evitar algumas doenças que são comuns aos bebês prematuros. 

“O leite humano é rico em gorduras, principalmente o DHA, que ajuda no desenvolvimento neurológico e na visão. É rico em imunoglobulinas, que trazem inúmeras vantagens imunológicas. Ele também oferece uma melhor digestibilidade, o que é importante já que o trato gastrointestinal dos prematuros é imaturo. Além disso, a absorção de vitaminas e minerais também é favorecida”, conta Tatiana.

A ingestão de leite humano, de acordo com a especialista, também pode ajudar a reduzir a incidência de infecções, retinopatia da prematuridade (perda da visão), doença pulmonar crônica e enterocolite necrosante, uma inflamação intestinal que pode acometer os prematuros.

Laudineia afirma que existe uma crença de que é preciso ter uma quantidade muito grande de leite para poder doar. A profissional esclarece que toda quantidade é bem-vinda. “Cada gota de leite humano é valiosa e ajuda a salvar vidas. Toda mãe que tenha condições de amamentar o próprio bebê e tenha algum excesso de leite, pode doá-lo. Não existe uma quantidade mínima”, ressalta.

Os equipamentos necessários para a ordenha são oferecidos pelo Banco de Leite. “A retirada pode ser feita de modo manual, sendo que disponibilizamos os recipientes de vidro, o gorro e a máscara para realizar o procedimento. Algumas mães acabam optando por usar maquininha, mas é opcional”, conta a enfermeira.

Como faz para doar 

O Banco de Leite Humano, do Hospital e Maternidade Jaraguá, funciona todos os dias da semana. Para receber as instruções sobre a coleta, assim como tirar as dúvidas sobre o procedimento, as mães que desejarem ser doadoras podem entrar em contato com o setor pelos telefones 47 32743053 ou 47 99926197 (WhatsApp). O atendimento funciona das 7h às 19h, sem fechar para o almoço.


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página