Blog Top Society - Karla Cruz

Hospital Jaraguá faz campanha para estimular a doação de leite humano

18/05/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5703_post_6017.jpg
O leite humano é muito importante para a saúde dos bebês, sobretudo para os prematuros, pois proporciona uma alimentação natural, rica em nutrientes que ajudarão em seu desenvolvimento futuro. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal do Hospital Jaraguá os recém nascidos, que não podem ser amamentados pela própria mãe, contam com o Banco de Leite Humano, mantido por meio da generosidade de dezenas de puérperas da região da AMVALI - Associação de Municípios do Vale do Itapocu. 

Os meses mais frios do ano marcam um período de baixa nos estoques, por isso, o Banco de Leite Humano do HMJ está promovendo uma campanha para estimular as mães a continuarem doando. Segundo a enfermeira Laudineia Terres Lessa, as baixas temperaturas acabam desestimulando as doações. “Queremos incentivar as mães a continuarem doando, pois esse gesto ajuda no desenvolvimento dessas pequenas vidas que, por algum motivo, não podem receber o leite da própria mãe”, conta.

A nutricionista Tatiana Schena, que também atua no HMJ, explica que o leite humano é considerado o padrão ouro de nutrição para os bebês. De acordo com a profissional, isso ocorre porque ele é rico em nutrientes importantes para o crescimento e também ajuda a evitar algumas doenças que são comuns aos bebês prematuros. 

“O leite humano é rico em gorduras, principalmente o DHA, que ajuda no desenvolvimento neurológico e na visão. É rico em imunoglobulinas, que trazem inúmeras vantagens imunológicas. Ele também oferece uma melhor digestibilidade, o que é importante já que o trato gastrointestinal dos prematuros é imaturo. Além disso, a absorção de vitaminas e minerais também é favorecida”, conta Tatiana.

A ingestão de leite humano, de acordo com a especialista, também pode ajudar a reduzir a incidência de infecções, retinopatia da prematuridade (perda da visão), doença pulmonar crônica e enterocolite necrosante, uma inflamação intestinal que pode acometer os prematuros.

Laudineia afirma que existe uma crença de que é preciso ter uma quantidade muito grande de leite para poder doar. A profissional esclarece que toda quantidade é bem-vinda. “Cada gota de leite humano é valiosa e ajuda a salvar vidas. Toda mãe que tenha condições de amamentar o próprio bebê e tenha algum excesso de leite, pode doá-lo. Não existe uma quantidade mínima”, ressalta.

Os equipamentos necessários para a ordenha são oferecidos pelo Banco de Leite. “A retirada pode ser feita de modo manual, sendo que disponibilizamos os recipientes de vidro, o gorro e a máscara para realizar o procedimento. Algumas mães acabam optando por usar maquininha, mas é opcional”, conta a enfermeira.

Como faz para doar 

O Banco de Leite Humano, do Hospital e Maternidade Jaraguá, funciona todos os dias da semana. Para receber as instruções sobre a coleta, assim como tirar as dúvidas sobre o procedimento, as mães que desejarem ser doadoras podem entrar em contato com o setor pelos telefones 47 32743053 ou 47 99926197 (WhatsApp). O atendimento funciona das 7h às 19h, sem fechar para o almoço.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página