Blog Top Society - Karla Cruz

"Fadinha": Advogada em um gesto nobre, registra marca e repassa direitos à Rayssa Leal

27/07/2021    Maristela Brites

img/topsocie_blog/6407_post_1366.jpg

A skatista Rayssa Leal

A jovem skatista conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
    No último domingo, 25, Rayssa conquistou o 2º lugar na prova feminina do skate street e levou para casa a medalha de prata. O apelido da garotinha vem de vídeos de quando ela tinha sete anos.
À época, a menina estava fantasiada de fada enquanto fazia manobras com o skate. O vídeo viralizou e foi compartilhado até por Tony Hawk, um esportista famoso.
A advogada Flavia Penido registrou a marca “Fadinha” no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Refere-se ao apelido de Rayssa Leal, skakista de apenas 13 anos e medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Flavia Penidi, cederá gratuitamente os eventuais direitos que possa vir a ter para Rayssa Leal (representada por seus pais) ou a quem a ela for indicado.

Segundo a advogada, “o interesse, obviamente, não é econômico, mas sim preservar eventuais direitos da Rayssa e também mostrar a importância de marketing e jurídico trabalharem sempre juntos”.


Compartilhe nas redes sociais:

Bistrô da Grande Florianópolis promove Festival do Nhoque

27/07/2021    Maristela Brites

img/topsocie_blog/6406_post_3267.jpg



Mariana Barreto, chef do Casa de Filó, O Bistrô, de São José, prepara receita exclusiva da cozinha italiana 

 
img/topsocie_blog/6406_post_6569.jpg


Diz a lenda que todo dia 29 é preciso comer nhoque para garantir fortuna e fartura.  E a Casa de Filó, O Bistrô, promove o Festival de Nhoque para celebrar essa tradição italiana. Preparados com uma receita exclusiva da chef Mariana Barreto, o nhoque leva como base um ingrediente diferenciado na hora do preparo do prato. 

"O nosso nhoque ganha uma leveza e um toque todo especial, pois é feito com uma receita exclusiva onde o queijo é base para a massa", revela Mariana.

Para o Festival, você pode optar em fazer uma reserva e conhecer o novo destino gastronômico da Grande Florianópolis, ou fazer pedidos de delivery pelo @casadefilobistro.

Localizado na Ponta de Baixo, em São José, o restaurante está oferecendo três molhos diferentes nesta edição do Festival do Nhoque.  As opções são: Creme de queijo com farofa de bacon e pinhão, Ragú de linguiça Blumenau e Filé mignon com funghi.

 

Tradição do Nhoque da Fortuna 

               Assim como as demais tradições espalhadas pelo mundo e que envolvem a gastronomia, o nhoque da fortuna teve origem na Itália. Segundo relatos, na noite de 29 de dezembro, São Pantaleão estava perambulando, com muita fome por um vilarejo italiano. Ele bateu na porta de uma família numerosa e com pouca comida na mesa e foi recebido pelo patriarca, que fez questão de dividir o jantar com o desconhecido.

               A família estava comendo nhoque, e como a quantidade era pouca, foi feita uma divisão, onde cada um teve que se contentar com sete pedacinhos da massa. Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e foi embora.

               Só depois da despedida, e quando o patriarca foi retirar a mesa, encontrou um monte de dinheiro embaixo dos pratos. E por isso, é que todo dia 29 é dia do gnocchi della fortuna.

 

Casa de Filó, O Bistrô 

Com profissões distintas, os primos Mariana, Gabriela, Beny e a esposa Priscila Barreto decidiram transformar parte do terreno da casa da família em um ambiente acolhedor e que possibilite uma experiência gastronômica única.

O empreendimento familiar começou em 2020 com vendas por delivery no @casadefilobistro e agora expande para um espaço aconchegante a fim de proporcionar experiências gastronômicas únicas para os admiradores de uma boa comida.

A Casa de Filó, O Bistrô, fica na Ponta de Baixo, em São José e atende de quarta-feira a sábado, das 19h30 às 23h. Reservas e pedidos podem ser feitos pelo @casadefilobistro ou pelo WhatsApp 48 98834-1504.

Compartilhe nas redes sociais:

Espaço Plural: exaltação à simplicidade elegante

27/07/2021    Maristela Brites



img/topsocie_blog/6405_post_6853.jpg


Na CASACOR Santa Catarina 2021, GF Arquitetos apresenta proposta que reflete o mood maduro da arquitetura desenvolvida pelo escritório

img/topsocie_blog/6405_post_2753.jpg


img/topsocie_blog/6405_post_3791.jpg

No desenvolvimento do projeto do restaurante da CASACOR Santa Catarina 2021, os arquitetos Beto Gebara e Marila Filártiga foram além da elaboração de uma proposta funcional, visualmente impactante e adequada ao tema nacional da mostra: a casa original. Empregando conceitos de arquitetura regenerativa e priorizando a “simplicidade elegante”, a dupla concebeu o Espaço Plural como a materialização do que significa estar realmente conectado com os sistemas naturais e culturais.



“Para esse projeto, abraçamos a oportunidade de pensar mais amplamente sobre o nosso trabalho e suas implicações para aqueles que utilizam nossas criações ou são simplesmente afetados pelo processo de construção, onde quer que estejam”, explica Marila. A vasta experiência de mercado, bagagem e repertório variado estão refletidos nas decisões de projeto do espaço, que abriga o bistrô The Hungry Sailor, comandado pelos chefs Narbal Corrêa e Pedro Soares, e a Cervejaria Faixa Preta.

 

A valorização dos materiais naturais, o aproveitamento dos recursos e a priorização de fornecedores locais são premissas do trabalho da dupla que constituem a essência do Espaço Plural. “Nesse projeto, nossa conversa com os parceiros foi de reaproveitamento - garimpar peças que estavam no depósito para ressignificar o produto, gerar oportunidades para empreendedores menores da região, trabalhar parceiros que também empreendem com responsabilidade ambiental e social”, reforça Beto. A bancada em mármore, por exemplo, foi criada com produto já existente no estoque da empresa, a Capital Superfícies. Os móveis soltos da Studio Ambientes e as luminárias técnicas da Ouse Iluminação foram garimpadas nos depósitos das lojas.

 

Não só impactar menos, mas, principalmente, impactar positivamente é a base do projeto regenerativo – campo de atuação da dupla – que difere do conceito de sustentabilidade. “Procuramos redefinir o que o ambiente abrange e qual o seu papel”, explica Marila, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, facilitadora em projeto regenerativo pelo Center for Living Environments and Regeneration (EUA).? Nesse sentido, a especificação dos materiais deve ser bastante criteriosa. Para a marcenaria do Espaço Plural, os arquitetos elegeram MDF produzido a partir de madeira de fontes renováveis da Sudati, empresa com unidade fabril em Santa Catarina – outro critério importante para Beto e Marila. O piso em porcelanato e a cerâmica aplicada nas paredes e no balcão interno do bar foram fornecidos pela Portobello Florianópolis, cuja fábrica está sediada em Tijucas (SC).

 

Entre as peças decorativas, luminárias pendentes e mandalas produzidas com resíduos da fábrica de papel pelo grupo de artesãs Tramatusa, de Lages (SC), e cerâmicas feitas a mão pela Duas Studio de Cerâmica, de Florianópolis (SC). O balanço, em macramê, é criação do Ateliê Vanina em parceria com a madeireira Roque Kremer. E as cortinas, tapetes e almofadas são criadas e fabricadas pela Carol Cortinas. As imagens dos quadros da Carol Cortinas são de curadoria do escritório de arquitetura GF e reforçam a importância do trabalho feito a mão mostrando as paisagens de Florianópolis. Todas as empresas parceiras são da região. 

 

As madeiras dos painéis instalados nas paredes e teto são devidamente certificadas, assim como as mescla de madeiras utilizada no banco "monobê" (em tupi guarani ajuntar, reunir), criado e desenhado pela dupla de arquitetos e executado pela madeireira Roque Kremer. “Utilizamos três madeiras diferentes em sua composição, a peroba mica, sucupira preta e jatobá, todas certificadas”, detalha Marila.

 

Para a pintura das alvenarias, os arquitetos escolheram a tinta “Pote de Argila” da Coral/Colormar, que faz referência às cores presentes na terra, contribuindo para a sensação de maior proximidade com a natureza dentro do ambiente. 

 

A conexão com a natureza é a essência do Espaço Plural, assim como do trabalho desenvolvido pela GF Arquitetos há 02 décadas e com mais intensidade nos últimos tempos. “A realidade atual da pandemia nos fez perceber o quanto é importante criarmos uma conexão ainda maior com a natureza, e valorizar as coisas simples e leves da vida, mas sem perder a elegância”, reforça Beto.

 

Sobre os arquitetos

 

img/topsocie_blog/6405_post_5874.jpg


Marila Filártiga e Beto Gebara comandam a Gebara & Filártiga Arquitetos (GF Arquitetos), escritório com sede em Florianópolis (SC) e atuação nacional. Nascidos no Rio de Janeiro, foi na capital carioca que se formaram em Arquitetura e Urbanismo, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde se conheceram. Já casados, mudaram-se para a capital catarinense em 2002, e fundaram a GF Arquitetos em 2004. Ambos já trabalharam em parceria com diversos escritórios desenvolvendo projetos de arquitetura, interiores e urbanismo na cidade do Rio de Janeiro e em Florianópolis.

 

Marila Filártiga é doutora e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e docente no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina.? Facilitadora em projeto regenerativo pelo Center for Living Environments and Regeneration através da ferramenta LENSES.? E conta com diversos cursos de aperfeiçoamento na área, como História do Mobiliário, História da Arquitetura Moderna, Paisagismo e Iniciação à Botânica.

 

Beto Gebara é pós-graduado, pela Fundação Getúlio Vargas, no MBA em Gestão de negócios da Construção Civil. Possui especialização em Luz e Cor, Gerenciamento e Marketing de Projetos, Paisagismo e Iniciação à Botânica.

 

https://www.gf.arq.br/

 @gfarquitetos 

 

PARCEIROS NO ESPAÇO:

 

CAROL CORTINAS - @carolcortinas

CAROLDECOR - @lojascaroldecor

STUDIO AMBIENTES - @studioambientes

SUDATI PAINEIS - @sudatipaineis

LSGESSARIA - @lsgessaria

OUSE ILUMINAÇÃO - @ouseiluminacao

TRAMATUSA - @tramatusa

DUAS STUDIO DE CERAMICA - @duas.studiodeceramica

PORTOBELLO - @portobelloshop.florianopolis

ARTISAN - @studio.artisan

COLORMAR - @colormar.tintas

ATELIER VANINA - @atelievanina

MADEIREIRA ROQUE KREMER - @madeireiraroquekremer

CAPITAL SUPERFICIES - @capitalsuperficies

DEAZEVEDO PINTURAS - @deazevedo_pinturas

DECA - @decaoficial

TINTAS CORAL - @tintascoral

SMART HOMES - @smarthomesautomacao

CERVEJARIA FAIXA PRETA - @cervejariafaixapreta

MONTANHA CHOPEIRAS - @montanha_chopeiras

THE HUNGRY SAILOR - @thehungrysailor.br

 

SERVIÇO:

 

O que: CASACOR / Santa Catarina - Florianópolis

Quando: até 29 de agosto

Terça a sábado: das 13h às 21h

Domingos: 13h às 19h

Instagram: @casacorsc

Site: https://casacor.abril.com.brIngressos à venda: https://casacorsantacatarina.byinti.com




Fotos créditos: Lio Simas

  

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]...
Curta Nossa Página