Blog Top Society - Karla Cruz

Design de Hans Donner inspira criação de drink em Goiânia

16/04/2022    Karla Cruz

Mixologista cria drink que remete a novo empreendimento imobiliário de luxo que será lançado em Goiânia
img/topsocie_blog/8610_post_6965.jpg
Drink Sagô foi apresentado para degustação de convidados especiais na noite de segunda, de abril, no no Zimbrô Cocktails & Co; em breve estará disponível ao público no estande do Sagô 
Será possível transformar a sensação de bem-estar despertada por um empreendimento imobiliário em drink?  Para o mixologista, Benício Calaça, sim. Na noite desta segunda-feira, 11 de abril, ele apresentou o Sagô no Zimbrô Cocktails &Co, inspirado no  mais novo residencial de luxo da Séren Incorporadora, cujo design é assinado por Hans Donner. 
img/topsocie_blog/8610_post_3739.jpg
Mixologista Benício Calaça e Hans Donner brindam com drink Sagô, desenvolvido para traduzir em sabores o design do empreendimento Sagô Marista
Silvano Vital
Conhecido por desenvolver as vinhetas da Rede Globo, Hans Donner é  uma forte referência no designer. Apaixonado pela arquitetura desde o início de sua carreira, hoje ele soma sua força criativa com o escritório Lins Galvão Arquitetura,  que desenvolve os projetos imobiliários da Séren Incorporadora.
img/topsocie_blog/8610_post_12646.jpg
O mixologista Benício Calaça, o sócio da Séren Incorporadora, Fabiano Almeida, e Hans Donner comemoram o sucesso dos drinks
Silvano Vital
O drink Sagô  conta com o perfil cítrico com nuances de amargos, feito a partir de uma mistura de gin, aperol, amaro brasilberg, mix cítrico e finalizado com ramo fresco de alecrim. O mixologista Benício Calaça conta que apostou em um sabor excitante, que despertasse a curiosidade. 
“É que expressões artísticas são difíceis de se traduzir. Para trazer esse aspecto instigante para o copo, busquei uma linha de amargos, trazendo esse questionamento para o copo: o que é, e o que não é? Isso é doce, amargo, ácido?” 
As conexões artísticas entre o mundo do design e da coquetelaria foram destacadas por Hans Donner. “Jamais imaginei que meu universo de design poderia inspirar alguém de outro universo de arte”,disse.  
Outros Experimentos
Além do Sagô Marista, o mixologista Benício Calaça também realizou um drink representativo para a Séren Incorporadora, empresa imobiliária e de muita tecnologia.  Fundada por quatro sócios goianos, que juntos possuem uma atuação de mais de meio século no Brasil e nos EUA, ela tem o propósito de trazer inovação para a moradia de luxo em Goiás e no Brasil. Uma das novidades será a unidade de tratamento para filtrar o ar de vírus, bactérias e outros agentes nocivos à saúde no Sagô Marista, o primeiro residencial no País a contar com essa novidade.
A bebida, batizada como Serén Amaro Bianco, é um drink de sabor amargo com nuances doces, executado com gin, aperitivo vinílico francês Lillet Blanc, luxardo e orange bittlers.
Mais uma vez, ressalta Benício Calaça, o caminho foi investir nos amaros para realização desse coquetel. “Essa é uma característica de coquetéis mais complicados de se  entender porque o ser humano foi feito para provar o doce, cítrico, ácido. Essa foi a nossa fonte de pesquisa para realizar o drink”.
O diretor da Séren Incorporadora, Renato Leal ressalta que os drinks conseguiram materializar as cores e a identidade visual do Sagô Marista e da Séren. “Estou muito feliz com o resultado, tanto em cores quanto em aroma.  A ideia é materializar um pouco das sensações que entregar no Sagô para os moradores e o propósito da Séren no mercado”, considerou.
Os drinks poderão ser saboreados no  Illy Cafée, primeira operação da marca em Goiânia, que funcionará dentro do estande do Sagô Marista. O endereço fica na Rua 1130, do Setor Marista. A previsão de inauguração é maio.;

Compartilhe nas redes sociais:

Malbec Day: veja dicas para harmonizar o clássico argentino

14/04/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8609_post_13730.jpg
O mês de abril tem uma data especial para os amantes de vinhos, o Malbec Day, celebrado no dia 17 de abril. Originária da França, a uva Malbec fez fama e tornou-se muito popular na Argentina, onde encontrou as condições mais favoráveis para seu desenvolvimento. 

Apesar de ser originária da França, foi na Argentina que a uva Malbec encontrou o terreno ideal para florescer e fazer transbordar sua cor escura e seus taninos - os compostos responsáveis pela textura do vinho - mais robustos. Inclusive, foram os hermanos que criaram o Malbec Day, ainda no século 19. Em 17 de abril de 1853, o presidente Domingo Faustino Sarmiento decidiu transformar a indústria vinícola argentina e contratou um especialista em solo francês para levar novos tipos de videiras para a América do Sul. Entre essas variedades estava a Malbec, que encontrou nos terroirs portenhos o ambiente ideal para frutificar. 

A partir deste ponto, a variedade se desenvolveu tanto a ponto de ser considerada uma qualidade argentina. Todo esse caminho justifica o “Día Mundial del Malbec”, no idioma original. E para celebrar a data e o vinho a chef Jana Rickmann e o sommelier Sidney Lucas criaram um menu especial, harmonizando diferentes rótulos com pratos exclusivos. 

Confira:

Entrada  

Steak tartar com farelo de pistache

Harmonização: O sommelier da Decanter Sidney Lucas sugere a harmonização com o rótulo Luigi Bosca La Linda Old Wine Malbec 2019, um vinho feito apenas com uvas Malbec de vinhas com mais de 30 anos. De cor purpúrea brilhante e vivaz, sugere uma aroma de ameixa, cereja, baunilha e incenso. É um vinho complexo, redondo e com boa estrutura tânica, que deve ser servido entre 16 °C e 18 °C. 
 
Prato Principal 

Carré de cordeiro com arroz de cogumelos

Harmonização: Para o prato principal, a sugestão da Casa é a combinação com o Luigi Bosca Viña Alicia Malbec 2016, de coloração rubi com reflexos de tom violeta. Nobre representante do terroir de Las Compuertas, com riquíssimos aromas de cereja madura, ameixas doces, violeta, chocolate, torrefação e especiarias. Exuberante e suculento na boca, deve ser servido a 18 °C. 


Sobremesa 

Quemada de leche (creme brullé de doce de leite)

Harmonização: Kir - o clássico coquetel de licor de cassis e vinho branco - Chardonnay ou Chablis -  é servido nesta versão com 100 ml de La Linda Malbec Rosé e 20 ml de licor para acompanhar a quemada de leche,  com doçura na medida certa para finalizar a refeição. O La Linda Malbec Rosé tem coloração rosa cereja pálido e brilhante, aromas frescos e expressivos que lembram morango e ameixa e é vibrante no paladar, com excelente acidez e balanço. A temperatura de serviço sugerida é de 12 °C.
img/topsocie_blog/8609_post_1644.jpg
O menu harmonizado para o Malbec Day, incluídos pratos e vinhos, será servido até o dia 28 de abril e o valor é de R$ 135,00 por pessoa. O Wine Bar da enoteca Decanter funciona de terça a quinta-feira, das 18h às 23h e está localizado na Avenida Brasil, nº 630, no bairro Ponta Aguda, em Blumenau.
 
A Decanter
Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sido alguns dos suportes desse crescimento. No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.
 


Compartilhe nas redes sociais:

Estudantes solucionam desafios reais da indústria em evento do SENAI de Blumenau

14/04/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8608_post_779.jpg
Resolver problemas e apresentar soluções inovadoras. Este foi o desafio proposto a 56 estudantes da Aprendizagem Industrial no Grand Prix SENAI de Inovação, realizado nesta quarta (13) e quinta-feira (14) em Blumenau. 

O objetivo do Grand Prix é fazer com que os alunos busquem as melhores soluções para a indústria blumenauense. Para isso, eles receberam uma demanda real de uma das mais significativas empresas de Blumenau, a Cia Hering. 

Para chegar ao resultado, os estudantes, que atuaram divididos em equipes, passaram por diferentes etapas do Grand Prix. No primeiro dia do evento os times desenvolveram um Mapa de Empatia - que identifica o cliente que está em busca da solução -, delimitaram as ideias e criaram um modelo com a proposta de valor. 
img/topsocie_blog/8608_post_836.jpg
No segundo dia, os estudantes desenvolveram um protótipo e apresentaram a ideia à banca de jurados, formada por professores do SENAI, representantes do Centro de Inovação de Blumenau (CIB), da empresa que propôs o desafio e de startups da região. 

Os vencedores

A proposta vencedora foi conhecida no final da tarde desta quinta-feira (14) foi da equipe “Butter Blue”, formada pelas estudantes Ana Carolina Garcia Camargo, Beatriz Ribeiro de Castro, Julia Grazielle de Sá Santos, Larissa Deschamps e Layza Berto. 

Os estudantes premiados receberam os certificados das mãos da gerente executiva do SESI/SENAI/IEL Vale do Itajaí, Silvia De Pieri, e do vice-presidente regional da Fiesc para o Vale do Itajaí, Ulrich Kuhn. “Todos vocês já são vencedores, mas o que é gratificante é ver jovens como vocês discutindo problemas tão complexos como esse que foi apresentado, que muita gente com experiência não consegue encontrar essas soluções. Levem isso para a vida de vocês”, declarou Kuhn.

As vencedoras ganharam uma visita técnica a Cia. Hering direcionada especialmente a elas, além de um jantar e um kit com brindes personalizados. A gerente executiva do SESI/SENAI/IEL Vale do Itajaí, Silvia De Pieri, destacou que o Grand Prix SENAI de Inovação tem o objetivo de colocar os alunos em contato com demandas reais da indústria, com as quais eles vão se deparar ao longo das carreiras que almejam desenvolver. 

“Os desafios que eles encontram aqui são questões que eles vão encontrar nas empresas onde vão atuar, então essa vivência, esse desafio de propor uma solução em um tempo tão pequeno, é importante para que eles entendam as necessidades do mercado e saibam como vão lidar com elas”, concluiu. 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página