Blog Top Society - Karla Cruz

Teatro Carlos Gomes oferece master classes gratuitas e abertas ao público

03/08/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9534_post_14990.jpg
Nos dias 6, 7 e 8 de agosto, o Teatro Carlos Gomes oferece, gratuitamente, cursos na modalidade master class voltados para o aprendizado e aperfeiçoamento em dança, música e teatro. A programação faz parte das ações do Projeto Cultura para Todos – 4ª edição, que utiliza a Lei Federal de Incentivo à Cultura e é aprovado pela Secretaria Especial da Cultura, ligada ao Ministério do Turismo. 
 
Para os interessados, mesmo que as master classes tenham como perfil a formação de um público com conhecimento intermediário ou avançado, nessa oportunidade há opções para nível iniciante ou somente ouvintes.
 
“Algumas atividades são voltadas ao público iniciante, outras requerem conhecimento anterior. É importante verificar a descrição de cada oficina, em que se indica conhecimentos ou mesmo vestimenta adequada, a exemplo das atividades de dança que envolvem movimento, ou mesmo daquelas que necessitam domínio ou interesse em determinado instrumento musical. Também há indicação de faixa etária para as atividades”, ressalta o produtor Rodrigo Dal Molin.
img/topsocie_blog/9534_post_7923.jpg
 
O projeto tem como parceiros as empresas All4Labels, Altenburg, Bella Janela, BluKit, Hemmer, Sênior Sistemas e Texpa Fashion Innovation. Confira mais sobre as master classes e as inscrições:
 
Área musical:
1 - A Filosofia Suzuki e a sua prática
Ministrante: Prof.  Dra. Renata Pereira (São Paulo/SP)
Produção: Roberto Rossbach
Carga horária: 6 horas (dois períodos de 3 horas)
Data: 6 de agosto (sábado)
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
 
O objetivo do curso é apresentar, de maneira prática, como funciona a Filosofia Suzuki na educação musical. O público-alvo são estudantes de música, professores, educadores musicais e músicos maiores de 18 anos. É preciso ter conhecimentos musicais de seu instrumento e ter estudado música de maneira regular em algum momento de sua formação. Indicado trazer caderno para anotação. O curso não é para crianças. As inscrições podem ser realizadas no Teatro Carlos Gomes no dia do evento.
 
2 - Técnica vocal para coralistas
Ministrante: Prof. Marcos Klabunde (Indaial/SC)
Produção: Roberto Rossbach
Carga horária: 4 horas
Data: 6 de agosto (sábado)
Horário: das 13h30min às 17h30min
 
Neste curso, haverá vivência de técnica vocal básica para coralistas, possibilitando melhor desempenho vocal nas atividades em grupos. Será repassado conhecimento sobre elementos da técnica vocal, como postura, respiração, articulação, ressonância e expressão, que visam melhorar a qualidade vocal. Também será estimulado aplicar elementos da técnica em frases do repertório escolhido e conhecer e executar técnicas de aquecimento e desaquecimento vocal, preservando e preparando o aparelho fonador para o canto. O público-alvo é primordialmente coralistas e pessoas interessadas em conhecer sua voz maiores de 18 anos. Não é necessário conhecimento prévio no tema. Indicado vir com roupa confortável, pois serão realizados exercícios deitados. As inscrições podem ser realizadas no Teatro Carlos Gomes no dia do evento.
 
3 - Piano
Ministrante: Prof. Dr. Alberto Andrés Heller (Florianópolis/SC)
Produção: Paulino Junkes Junior
Carga horária: 9 horas
Data: 6 e 7 de agosto (sábado e domingo)
Horário: No dia 6, das 10h às 12h e das 14h às 18h30min. No dia 7, das 14h às 17h
Informações:  paulinojunkes@gmail.com ou WhatsApp (47) 9749 4090
 
Com a ideia de aprofundar questões de musicalidade, interpretação e técnica junto aos participantes, essa master class terá como público-alvo alunos de música, especialmente pianistas. Voltado para todas as idades, exige conhecimentos básicos de teoria musical e de leitura de partituras. Na categoria executantes, inscrevem-se os alunos que apresentarão uma obra a ser trabalhada no curso, é preciso levar a partitura da obra. As vagas são limitadas e cada inscrito receberá a confirmação de inscrição. Na categoria ouvinte, inscrevem-se os demais interessados. O curso terá carga horária de nove horas e emissão de certificado aos alunos ouvintes e executantes com presença mínima de 75%. As inscrições podem ser realizadas neste link até quinta-feira (4/8), às 23h59min, podendo ser prorrogado caso haja vagas.
 
Área de dança:
1 - Aula aos grupos de danças urbanas
Ministrante: Fran Manson (São Paulo/SP)
Produção: OUT Escola de Dança
Data: 6 de agosto de 2022 (sábado), das 17h30min às 18h45min para nível júnior avançado e das 19h às 20h15min para nível avançado.
Local: sala espetáculo da OUT Escola de Dança
Informações e inscrições: (47) 9 9161-8719
 
2 - Aula aberta de sapateado
Ministrante: Geraldo Júnior (Araraquara/SP)
Produção: OUT Escola de Dança
Data: 7 de agosto (domingo), às 10h,
Local: auditório Heinz Geyer
 
Para esta aula, o público-alvo são bailarinos a partir de 10 anos de idade, com nível iniciante e intermediário. Indicado vir com roupa confortável, sapato de sapateado ou tênis. Às 11h30min será realizada uma apresentação do trabalho coreográfico no palco do Teatro Carlos Gomes.
Informações e inscrições: (47) 9 9161-8719
 
3 - Aula aberta danças urbanas
Ministrante: Fran Manson (São Paulo/SP)
Produção: OUT Escola de Dança
Data: 7 de agosto (domingo), das 10h às 11h para nível iniciante e intermediário e das 13h30min às 14h30min para nível intermediário avançado
Local: sala espetáculo da OUT Escola de Dança
Informações e inscrições: (47) 9 9161-8719
Indicado vir com roupa confortável e tênis.
 
Área de teatro:
1- Palestra “Do real documental ao real obsceno”
Ministrante: Janaína Leite (São Paulo/SP)
Produção: Carona Escola de Teatro
Data: 8 de agosto, às 19h30min
Local: auditório Willy Sievert    
Evento aberto ao público e com entrada gratuita. Indicado para maiores de 18 anos 
 


Compartilhe nas redes sociais:

RevEla - Curso de fotografia destaca obra de mulheres


img/topsocie_blog/9533_post_6023.jpg

Proposta do projeto foi descomplicar e incentivar o acesso de mulheres, cis ou transgêneras, à arte da fotografia

Voltado a sensibilização artística e leitura questionadora de fotografias, especialmente produzidas por fotógrafas mulheres, o Projeto RevEla realizou curso de introdução à fotografia voltado para mulheres jovens e adultas, cis ou transgêneras, e contará com exposição com os trabalhos produzidos pelas participantes no dia 13 de agosto, na capital paulista. “A proposta foi descomplicar e incentivar o acesso de mulheres à arte da fotografia, por meio do estudo da história da linguagem e enfoque para artistas mulheres”, explica Patricia Ceschi, idealizadora do projeto.

 

Os dois módulos, independentes e complementares, também foram permeados por investigação e leitura de imagens, discussões sobre recortes históricos e geográficos, técnicas e estilos, exercícios de experimentação de enquadramento, diferenças de cor, luz e sombra e possibilidades do olhar de quem fotografa.

 

Com participação de cerca de 20 mulheres em cada módulos, entre os dias 7 de março e 8 de junho de 2022, as aulas foram ministradas pelos educadores André Spinola e Castro, fotógrafo e diretor da Rever - Estudos em Fotografia, e Marcela Tiboni, artista-educadora e mestre em Estética e História da Arte.

 

Foi a primeira vez que a Aymberê Produções, realizadora do curso, promoveu as atividades de forma híbrida, com aulas presenciais Casa de Cultura da Vila Guilherme, zona Norte de São Paulo, e online pela plataforma zoom. Segundo Patrícia, essa foi a estratégia encontrada para conciliar a retomada dos encontros presenciais de forma cautelosa. “A Casa de Cultura da Vila Guilherme é um local parceiro desde 2016. Aproveitamos o público que frequenta a casa e que já participou dos cursos anteriores, conciliando com o público online”, diz Patricia Ceschi.

 

Mulheres na fotografia 

O interesse por mulheres do universo da fotografia durante os encontros foi notável e, muitas vezes, as alunas compartilham momentos de suas vidas pessoais, relacionadas aos temas da aula, sob a perspectiva desse recorte de gênero, e trocam bastante sobre o sentimento de ser mulher, ser mulher artista, ser mulher que fotografa, ser mulher que lê imagens e opina sobre elas.

 

“Nunca tinha pensado em fotografia como arte, em como se faz, o que se faz ou a história da fotografia. Fiz a escolha perfeita em estudar no RevEla, algo fora da minha área. Tive a oportunidade de pensar em fotografia e descobrir nomes e a quantidade de mulheres que atuam na área da fotografia”, refletiu Neiva de Souza.

 

Lucia Zanelli, que trabalha com escrita, considerou o Projeto RevEla um outro olhar sobre a fotografia. “Quando a gente vai em exposições, como a do Sebastião Salgado, e leva consigo esse conhecimento adquirido durante o curso, passa a ter um novo olhar sobre as mesmas as obras”, diz Lucia. 

 

O curso ainda proporcionou lives com fotógrafas Larissa Isis e Bruna e Cacá da Bruta Flor Filmes, Juliana Pacheco e Camila Gehrard, que compartilharam experiências e falaram sobre as dificuldades da área, bem como visitas guiadas a duas exposições. A primeira foi Farsa - Língua, fratura e ficção: Brasil-Portugal, que aconteceu no Sesc Pompeia entre 2020 e 2021, conduzida pela professora Marcela Tiboni.

 

Pensada e arquitetada por mulheres, inclusive por mulheres trans, e composta por obras de artistas mulheres dos dois países, a curadoria de Farsa explora a relação entre esses países e usa a palavra farsa, apontando para uma ironia, uma torção dos sentidos.

 

Outro recorte artístico foi mostrado as alunas pelo professor André Spinola e Castro. A exposição realizada no MET - Metropolitan Museum of Art intitulada “The new woman behind the camera” ou A mulher contemporânea atrás das câmeras numa tradução livre, com centenas de fotografias produzidas por 120 mulheres. Os vídeos das duas visitas guiadas estão disponíveis no Youtube (RevEla - Visita guiada à exposição virtual Farsa - YouTube e RevEla - Visita guiada à exposição virtual "A Mulher Contemporânea Atrás das Câmeras" - YouTube).

 

Exposição REVELA

a partir de 13 de agosto, sábado

na Casa de Cultura da Vila Guilherme - Praça Oscar da Silva, 110

Entrada gratuita

Site da exposição: www.projetorevela.com.br - no ar a partir de 13 de agosto

 

Aymberê Produções

A Aymberê Produções realiza cursos gratuitos de fotografia desde 2016, tendo trabalhado com turmas de jovens moradores de periferia, professores de escolas públicas e privadas e públicos espontâneos. Os cursos sempre seguiram a linha da sensibilização artística, cujo principal objetivo é o despertar para a leitura e experimentação da imagem. Em todos esses projetos, as aulas teóricas e práticas são conciliadas com visitas às exposições de fotografia da cidade de São Paulo, acompanhadas pelos professores do projeto. As turmas já visitaram exposições com obras de Sebastião Salgado, Susan Miller, entre outros. O diferencial dos cursos de fotografia da Aymberê, assim como o RevEla, foi trazer à luz reflexões sobre o fazer fotográfico e a leitura de imagens. “Em um contexto onde somos expostos a milhares de imagens por dia, os cursos buscam incentivar um olhar questionador para as imagens que vêm de fora, e para o olhar de quem busca registrar um momento. Nesse sentido, está a valorização da individualidade de cada participante”, comenta Patrícia. Nos cursos anteriores, a maioria das participações era de mulheres. Observando isso, optamos por fazer um novo curso com turmas realmente exclusivas, buscando oferecer um espaço totalmente confortável e acolhedor para dúvidas e expressões que poderiam talvez ficar um pouco acanhadas na presença de homens.

(Fonte: JuAl Comunicação / Foto: Divulgação)

Compartilhe nas redes sociais:

Livro


img/topsocie_blog/9532_post_12273.jpg

O senador Jorginho Mello (PL), candidato a governador, prestigiou o lançamento do livro de Alexander Brasil, do mesmo partido, em jantar para mais de 100 pessoas no Porto do Contrato, tradicional restaurante de Ribeirão da Ilha, em Florianópolis.
A obra “Juntos pelo Brasil – 10 anos de conquistas” retrata, segundo o autor, a luta pelas pautas dos conservadores desde 2012

Alex é um dos líderes da Direita no sul do país, com o movimento Vem Pra Direita, e candidato a prefeito da capital catarinense em 2020.

(Fonte: RMC R\Macuco Comunicação / Foto: Divulgação)

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]...
Curta Nossa Página