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Voto eletrônico: Carlos Prudêncio defende a confiabilidade da sua invenção

20/09/2022    Gustavo Siqueira

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O desembargador aposentado Carlos Prudêncio tem propriedade de descrever a urna eletrônica como ninguém. Em 1989, enquanto juiz eleitoral da comarca de Brusque, em Santa Catarina, Prudêncio criou e aplicou pela primeira vez o voto eletrônico numa eleição. 
 
“Depois que a constituição mudou em 1995, a eleição seguinte foi eletrônica em todas as capitais e cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores, em 1996. Brusque era a única exceção, que por ser berço do invento, sempre foi um expoente nessa realidade”, garante.
 
Além de garantir agilidade ao processo de contagem de votos, outra principal premissa era garantir a segurança e confiabilidade ao trâmite. De um processo que perdurava dias, Carlos Prudêncio comprovou em 1989 a viabilidade de suas intenções destacadas: uma tecnologia segura e eficiente, de prestígio internacional.
 
“Sempre defendi os testes que foram feitos desde o início. É um processo altamente revisado, e que acompanha a cada ano as tecnologias que o mercado tem comprovado”, defende Prudêncio.
 
A estética da máquina é a mesma desde 1996, quando o voto eletrônico foi assegurado pelo Tribunal Superior Eleitoral em todo o país. Mas novas tecnologias foram acopladas ao invento, como a identificação biométrica para evitar fraudes e agilizar o processo de identificação do eleitor.
 
Todas as invenções citadas são de Prudêncio, que defende o processo atual no país, mas também espera a continuidade das suas pesquisas e atualizações em seu sistema. “Todo o processo é acompanhado por fiscais de todos os partidos credenciados, para poderem supervisionar toda a tramitação da abertura de urna”.
 
A eleição feita com voto eletrônico tem gerado questionamentos duvidosos e contrários às tecnologias não reconhecidas por este público. Alguns defendem o voto impresso, e Carlos Prudêncio se posiciona quanto as hipóteses duvidosas que já foram levantadas. “Sou totalmente contra o voto no papel, é um retrocesso e não tem mais qualquer possibilidade”.
 
E há quem defenda o voto auditado, que demandaria novas pesquisas e tecnologias para implantar no sistema atual. “A urna atual tem trinta camadas de proteção altamente rigorosos e eficientes, e se for identificado que precisa revisar é coerente que seja feito. Para auditar o voto, precisa revisar essa estrutura e reforçar sua proteção para garantir a plena segurança”, garante.
 
Prudêncio destaca a importância que tem o eleitor exercer seu papel de cidadão. “A partir do momento que houver um brasileiro que questione com provas ou dúvidas razoáveis, cabe ao poder público a obrigação de investigar o que está sendo proposto. A urna é invulnerável, e já são auditáveis desde que foram criadas e aprovadas”, finaliza.

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Personal Organizer - Reorganize sua vida e casa!

19/09/2022    Karla Cruz

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Hoje conversei com a profissional Tathiane Júlio Trentin, mais conhecida por Tathi. Casada e mãe de dois filhos, recentemente retornou a residir em Lages.

Formou-se em direito na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em 2009. Durante o período da faculdade realizou estágio junto ao fórum e, após exame da ordem, exerceu a advocacia junto ao escritório da família.
Entretanto, Tathi estava muito preocupada com a sua realização profissional, ou melhor, a falta dela, não estava mais se identificando com o exercício da advocacia.
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Foi então, quando ainda residia em SP, que Tathi buscou por uma coaching em transição de carreira, na busca do autoconhecimento e no intuito de encontrar a sua verdadeira motivação e vocação profissional. Durante o processo de coaching, despertou o interesse em trabalhar com Organização Profissional, algo que sempre gostou, porém nunca havia percebido sob a perspectiva profissional.
Foi quando iniciou os cursos de capacitação em escola referência na área, na cidade de São Paulo e logo deu início aos seus primeiros atendimentos. 
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Seu trabalho é dedicado à organização profissional de ambientes, sejam estes residenciais ou ambientes de trabalho, como home offices, clínicas e escritórios.
O processo se inicia com a realização de uma visita técnica de reconhecimento do espaço que receberá a organização, oportunidade em que a Personal Organizer poderá entender qual a necessidade do cliente e assim oferecer uma solução personalizada que melhor atenda às suas expectativas.
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Além da categorização e das dobras padronizadas, Tathi destaca a importância da funcionalidade do espaço e o apelo estético, buscando a harmonização destes elementos na execução dos seus projetos.

Uma das áreas em que pretende se destacar em sua carreira é a realização de projetos de Marcenaria Inteligente, cujo tema tem despertado grande interesse em parcerias por parte dos arquitetos, designer de interiores e marcenarias.
Podemos comparar a análise de Marcenaria Inteligente à “alta costura”, pois eleva a marcenaria a um patamar cada vez mais personalizado para o cliente.

A análise de marcenaria inteligente é realizada sob a perspectiva da organização. Com o projeto base em mãos, a personal organizer avalia a disposição das divisórias internas dos móveis visando o melhor funcionalidade e aproveitamento dos espaços.

Hoje, Tathi considera ser uma pessoa realizada e apaixonada pelo seu trabalho. Através dos seus projetos de organização, pode proporcionar aos seus clientes melhor qualidade de vida e bem-estar, trazendo em seu slogan de trabalho, aquilo que ela se propõe a fazer, Organizar Sonhos.

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Pianíssimo - Um Musical de Tim Rescala? no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com apresentação gratuita

19/09/2022    Rosilene Bejarano

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A Escola Vai À Ópera com “Pianíssimo - Um Musical de Tim Rescala”

A nova edição do projeto “A Escola Vai À Ópera”, idealizado pela maestrina e professora Maria José Chevitarese, traz um novo espetáculo voltado para o público infantil, “Pianíssimo - Um Musical de Tim Rescala”, na Sala Mário Tavares do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com duas apresentações gratuitas voltadas para o público infantil na Sala Mário Tavares do Theatro.
 
Contemplado no Edital Municipal Em Cena e com a realização da Ouro Verde Produções, “Pianíssimo” será encenado graças ao apoio institucional do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da UFRJ. “Pianíssimo” terá duas sessões no dia 24 de setembro, às 15h e às 17h30min, na Sala Mário Tavares do Theatro Municipal, com entrada gratuita.
A escolha do musical escrito por Tim Rescala há 30 anos foi de Maria José Chevitarese, idealizadora do projeto e coordenadora das ações de canto coral do projeto “Um Novo Olhar”, parceria entre a UFRJ e a Funarte.
 
“A Escola Vai À Ópera'' já produziu dez óperas infantis, assistidas por mais de 25 mil crianças. Trabalhando há mais de 30 anos com o público infantil, ela pôde perceber que as crianças são apaixonadas por óperas e musicais, mas, infelizmente, não têm acesso a esses tipos de espetáculos. A edição deste ano pretende contemplar esse público infantil com mais um bom espetáculo.
“Queria uma obra musical que fosse alegre, com uma linguagem dentro do universo infantil, e que despertasse o interesse das crianças. ‘Pianíssimo’ é perfeito para essa proposta. É divertido, tem texto atual e de alta qualidade, assim como as músicas compostas por Tim Rescala”, empolga-se Maria José.
 
O diferencial desta montagem para as anteriores é que sete cantores são formandos em música e canto lírico pela Escola de Música da UFRJ. Apesar de cada montagem ser diferente da outra, o interessante é que o espetáculo – em que o piano é o protagonista, tem alma e fala – já atravessou várias gerações em três décadas, sempre encantando crianças e adultos.
 
“Fico muito feliz com cada remontagem de ‘Pianíssimo’ porque mostra que o musical pode agradar o público infantil de qualquer época. É ótimo quando encontro adultos que viram o espetáculo quando eram crianças e até hoje se lembram dele. Já conheci pessoas que viram 22 vezes o espetáculo”, conta Rescala.
 
“Pianíssimo” foi o primeiro musical de Tim Rescala, que partiu de uma peça de concerto, estudo para piano, em que a intérprete falava com seu instrumento. O sucesso dessa primeira experiência – que rendeu prêmios, disco e livro, também premiado – estimulou o autor a escrever mais óperas e musicais.
 
SINOPSE:
O musical de Tim Rescala conta a história de Clara, uma menina de nove anos, e um piano encantado. A menina era obrigada a ir às aulas de piano, mesmo sem gostar. Até que tudo muda, quando ela ganha um piano verdadeiro, um Steinway, e, como mágica, ele passa a falar, cantar e conversar com ela, revelando que seu maior medo é não ser tocado e ficar empoeirado num canto da sala, sendo tratado como um móvel qualquer. Surge então uma grande amizade entre Clara e seu piano, que, por meio da música, faz despertar os melhores sentimentos, as vontades de aprender a tocar, cantar, dançar, a criatividade e traz alegria para todos que a apreciam.

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FICHA TÉCNICA:
Autor e Compositor (Música Original): Tim Rescala
Direção Geral e Musical: Maria José Chevitarese
Assistente de Produção Musical: Isaias Ferreira
Direção Cênica: José Henrique Moreira
Elenco: Carolina Morel (Clara) / Paulo Maria (Carregador) / Renata Vianna (Gema) / Edilene Melo (Euterpe) / Guilherme Moreira (Steinway) / Iago Cirino (Kri-Kri) / Julia Riera (Leilinha)
Participação: Isabele Barbiere Montanholi (Bailarina) /
Bichos: Carolina Campos / Hosana Miguel dos Santos / Luana Nascimento / Nicole Costa / Rebeca Aira Chagas
Direção de Movimento: Marcellus Ferreira
Tratamento de Áudio: Zeh Netto
Direção de Produção: Anacris Monteiro
Produção executiva: André Garcez
Assistente de Produção: Fernanda Capão, Luana Nascimento
Cenografia: Andrea Renck
Assistente de Cenografia: Sophia Chueke
Estagiárias de cenografia: Larissa Sousa, Luana Rodrigues, Bruna Cimbra
Cenotécnico: Humberto Silva JR. e equipe
Figurino e caracterização: Leo Jesus
Assistentes de figurino: Alice Araújo, Carla Teixeira e Carlos Almeida
 
 
Estagiários de Caracterização e Figurino: Beatriz Gandra, Ellen Mucci, Joaquim Sotero, Nícolas Rodrigues, Stephanie Guimarães, Taiane Araújo e Yuri Ramundo
Registro de Vídeo: Aurélio Oliosi
Fotografia: Marcos Monteiro
Operação de Luz: SUAT
Design Gráfico: Fernanda Esteves
Assessoria de Imprensa: Sheila Gomes
Coordenação de Projeto: Anacris Monteiro
 
Realização: OURO VERDE PRODUÇÕES
Apoio Institucional: UFRJ / ESCOLA DE MÚSICA DA UFRJ / FÓRUM DE CIÊNCIA E CULTURA UFRJ / PROART / ECO / EBA / SUAT / THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA E GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
 
SERVIÇO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO:
ÚNICO DIA:  DUAS APRESENTAÇÕES
Dia: 24/09, sábado - às 15h e 17h30
SALA MÁRIO TAVARES - Theatro Municipal do Rio de Janeiro - RJ
Endereço: Av. Alm. Barroso, 14/16 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
INGRESSO GRATUITO - retirada pelo site Sympla.
Lotação: 160 lugares.
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Duração: 60 minutos.

Pianíssimo- Um Musical de Tim Rescala_ Crédito da foto: Marcos Monteiro

Fonte: Falaí Assessoria

 


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[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a idealizadora e responsável pelo Programa, pela Revista e pelo Blog Top Soci...
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