Startup catarinense Zedia promete revolucionar o futuro da TV
17/10/2022
Gustavo Siqueira

Como seria se os canais de TV e
sites soubessem o que o consumidor realmente gosta de assistir ou ler? Pensando
em soluções para orientar grandes grupos de mídia e comunicação a serem mais
relevantes e engajados com a sua audiência surgiu a startup Zedia.
Engajamento virou a palavra-chave no
relacionamento com o cliente, e um dos meios mais tradicionais de comunicação
não poderia ficar fora disso.
Com a evolução tecnológica a TV
conectada passou a ser uma realidade acessível e desde então começou a
passar por adaptações, visando oferecer novos formatos e ambientes para se
tornar mais interativa.
Até junho de 2021, a participação das
smart TVs no total de vendas de televisores no país era de 99,4%, segundo
dado mais recente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos
Eletroeletrônicos (Eletros). Em 2020, foram vendidas 12,6 milhões de smart
TVs no Brasil, representando 97,7% do total de vendas. O interesse foi rápido e
progressivo: em 2014, a modalidade somava 22,4% do total de comercializações;
em 2016, 52% e, em 2018, 85%.
“O mercado de televisores é crescente, e,
desde a pandemia, ganhou impulso devido às novas necessidades de as pessoas se
manterem dentro de casa por muito mais tempo”, revela o diretor comercial e
negócios da GfK para América Latina, Henrique Mascarenhas.
A TV tem se reinventado nos últimos tempos,
buscando inovar em formatos e possibilidades, oferecendo uma experiência
muito mais vívida aos espectadores.
Enxergando essa realidade, a Zedia uniu
o impacto da TV com a inteligência do digital, desenvolvendo uma empresa
especializada em mídia contextual e publicidade programática. Desta
forma, conecta anunciantes e agências a consumidores mais relevantes, tudo
em uma plataforma inteligente, com inventário de TV Premium, seguro para
marcas.
A TV no contexto digital passou a gerar
situações em que os consumidores conseguem interagir diretamente com marcas e
produtos a partir de diferentes ações, como cliques, curtidas, comentários e
compartilhamentos. Criando uma nova experiência e aumentando o alcance e a
relevância das empresas que nela anunciam.
Assim, a Zedia desenvolveu
produtos visando estimular comportamentos na audiência favorecendo a
segmentação de públicos através da análise de dados. A startup entrega aos
anunciantes o poder da publicidade segmentada, baseada em dados. Através de
insights, otimiza e captura o potencial máximo da publicidade CTV, em
todo mercado-alvo.
Diversas ferramentas são utilizadas no
processo:
1) Analytics para entender, monitorar e
qualificar a audiência, seja para realizar uma entrega segmentada ou para
entender o desempenho de um produto ou campanha;
2) Ads para vender e disponibilizar
inventário de TV ao mercado. Seja por venda direta ou programática, ajudamos as
emissoras a conquistar novas receitas;
3) Content utiliza a TV e a internet para
entregar à audiência uma experiência de conteúdo moderna, interativa e on
demand.