Blog Top Society - Karla Cruz

Almoço em Balneário Camboriú marca os 50 anos do Creci

20/12/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10727_post_13444.jpg
O Felissimo Exclusive Hotel, na Praia Brava, em Balneário Camboriú, recebeu corretores de imóveis de diversas cidades catarinenses para um almoço especial e uma palestra do presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) João Teodoro da Silva. O evento, uma iniciativa da plataforma de liquidez imobiliária que conecta proprietários a milhares de corretores, Fast Sale, em conjunto com o Cofeci, marcou os 50 anos de criação do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci/SC), e também contou com a participação do presidente da IBREP – Escola Imobiliária Celso Pereira Raimundo.
 
Durante o evento, o presidente do Cofeci compartilhou um pouco da sua experiência como corretor de imóvel e também apontou perspectivas para o mercado imobiliário em 2023, como o contínuo crescimento do mercado de luxo, que predomina em cidades como Balneário Camboriú, que tem o metro quadrado mais valorizado do país.
 
“A Selic deve chegar a 14% após a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), mas como o mercado de alto padrão não depende dos financiamentos bancários, ele deve continuar crescendo no próximo ano”, comentou João Teodoro. A próxima reunião do Copom deve ocorrer entre os dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro de 2023. Atualmente, a Selic está em 13,75% ao ano.
 
Na ocasião, o especialista em mercado imobiliário e fundador da Fast Sale Renato Monteiro falou também sobre as perspectivas para o próximo ano. “Existe essa incerteza por causa da mudança de governo, mas acreditamos que logo após o primeiro semestre as pessoas se adaptem e a economia volte a seguir normalmente, tanto no mercado imobiliário, quanto em outros segmentos”, afirmou.
 
Sobre o Fast Sale
Fast Sale é um acelerador de vendas do mercado imobiliário inédito no Brasil. Avaliação do imóvel, definição de valor precisa e fotografias profissionais são alguns dos diferenciais da plataforma de liquidez imobiliária que conecta proprietários a milhares de corretores
 
Mais informações: https://fastsaleimoveis.com.br/

Compartilhe nas redes sociais:

Blumenau tem vacina contra dengue à disposição

20/12/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10726_post_3621.jpg
Blumenau vive uma epidemia de dengue com quase 10,5 mil casos confirmados da doença e a chegada do verão só amplia a preocupação. Por isso, todo método de prevenção é válido para evitar o contágio pelo vírus, que é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Mas, além das medidas de limpeza que mantêm o mosquito afastado, você sabia que existe uma vacina contra a dengue?

O imunizante contra o vírus da dengue começou a ser utilizado no Brasil em 2015. A vacina é do tipo atenuada, ou seja, é produzida a partir do vírus vivo, porém em uma carga muito baixa, que não causa a doença, mas estimula o sistema imunológico do organismo para se proteger contra a infecção. 

Quem pode tomar?

Os estudos da vacina da dengue só comprovaram benefícios em pessoas que já tiveram infecção anterior pelo vírus. Além disso, ela é liberada para pessoas entre 9 e 45 anos, que estejam dentro deste critério. 

A recomendação para uma imunização efetiva é de três doses, com intervalo de seis meses entre cada dose. Não há necessidade de reforço após o esquema vacinal estar completo. 

Quem tiver interesse na imunização pode procurar o Hospital Dia do Pulmão, em Blumenau, que disponibiliza o imunizante na rede privada. Mais informações sobre a vacina da Dengue -  e outros imunizantes disponíveis - podem ser encontradas na página da instituição

Como é a proteção?

O pneumologista do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Ricardo Albaneze, explica que a proteção oferecida pela vacina pode ser considerada alta, pois diminui consideravelmente os quadros graves da doença, como a dengue hemorrágica, que pode causar a morte do paciente. 

Conforme os estudos da vacina, ela previne a infecção causada pelos quatro sorotipos de dengue mapeados: DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4. A eficácia na prevenção da doença na forma mais simples é de 65,5%. Já na forma grave e hemorrágica, a prevenção é de 93%, chegando a prevenir ainda até 80% das internações. 

Como saber se eu posso tomar a vacina?

Para saber se você pode ou não tomar a vacina - caso não tenha conhecimento se já teve contato com o vírus da dengue - é possível fazer um teste. O Hospital Dia do Pulmão disponibiliza dois tipos de testes rápidos em Blumenau: o IgG/IgM da Dengue, que é o teste de sorologia e determina se o paciente já teve contato com o vírus em algum momento (estando ativo ou não); e o Antígeno da Dengue, que aponta se o vírus está ativo, ou seja, se a pessoa está infectada no momento do teste. 

Os dois testes são feitos com amostras de sangue, podem ser feitos sem requisição médica e os resultados ficam prontos em cerca de 20 minutos. Mais informações sobre os dois testes podem ser obtidas neste link.

Sobre o Hospital Dia do Pulmão

O Hospital Dia do Pulmão (HDP) atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.
 
Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento em regime de Hospital Dia nas dependências do HDP.
 
Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais.
 
No início de 2010, o HDP reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos dos pacientes adultos e pediátricos. Com a ocorrência da pandemia de Covid-19, o Hospital Dia do Pulmão reposicionou a sala de vacinação para a área externa, transformando-a no Centro de Imunizações com salas de vacinas temáticas para crianças, adultos e empresas. Outro diferencial do Centro de Imunizações é a estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente com experiência nesta atividade há cerca de 20 anos.
 
Recentemente, a chegada de ultra-refrigeradores permitiu ao HDP disponibilizar para a Secretaria de Saúde de Blumenau um refrigerador, que integra sua unidade de imunização, para armazenamento das vacinas da Pfizer. Atualmente, não há mais necessidade deste armazenamento, mas o diretor técnico do Hospital do Pulmão, Mauro Kreibich, destaca que “as nossas posturas confluem muito para o bem coletivo. A disponibilidade deste  armazenamento faz parte das nossas convicções sanitárias e esta estrutura permitirá a utilização de qualquer vacina para a prevenção do Covid-19, quando as mesmas estiverem disponibilizadas para as entidades privadas”.
 
Outro destaque é a consultoria de vacinas, que permite análise via WhatsApp das carteiras de vacinação, orientações e até agendamentos como o diferencial que caracteriza o HDP ao longo dos seus 40 anos. 

Compartilhe nas redes sociais:

Instituto Guga Kuerten soma cerca de 108 mil pessoas atendidas nos 22 anos de existência

20/12/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10725_post_11730.jpg
Criado pela família Kuerten em agosto de 2000, o Instituto Guga Kuerten desenvolve projetos para atender anualmente crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, em Santa Catarina. Foi a partir de uma paixão de Alice Kuerten, presidente da entidade e mãe de um dos maiores tenistas do mundo, Gustavo Kuerten, que o IGK surgiu para lutar em defesa da inclusão de pessoas com deficiência e da utilização do esporte como ferramenta educacional.

O Instituto mobiliza esforços para estabelecer parcerias que viabilizem sua atuação através de programas e projetos, oferecendo oportunidades de transformação social.

Um balanço feito, neste ano de 2022, contabiliza 108.690 pessoas atendidas durante mais de duas décadas de muito trabalho e dedicação, por meio de programas como o Campeões da VidaAções Especiais e Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS).
 
Programa Campeões da Vida

O Programa visa oferecer oportunidades educacionais, sociais e esportivas para a promoção do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, econômica e/ou educacional. Com foco na inclusão, é gerado impacto na sua formação pela aquisição de competências.

Só em 2022, os cinco núcleos atenderam 400 crianças e adolescentes, além de 20 pessoas com deficiência, no grupo inclusivo. Esses números refletem no acumulado de mais de duas décadas, resultando em mais de 13.400 crianças e adolescentes.
 
Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS)

O FAPS é um programa que busca apoiar financeiramente e tecnicamente projetos de organizações sociais de Santa Catarina que desenvolvam ações voltadas para a integração da pessoa com deficiência. O fundo é criado a partir de cotas doadas por parceiros do Instituto Guga Kuerten.

A cada ano são abertas as inscrições para uma região de Santa Catarina, previamente estabelecida, possibilitando a todas as organizações daquele território concorrer com seus projetos. 

O acompanhamento técnico e a avaliação são realizados pelos profissionais do Instituto, que também oferecem capacitações nas áreas pedagógicas e de gestão. Só este ano, 2842 pessoas foram atendidas. 

Programa de Ações Especiais

Este programa desenvolve e participa de ações políticas de promoção e defesa dos direitos do cidadão. Uma das ações é o Prêmio IGK, que envolveu 475 projetos inscritos, já o curso de capacitação para Cuidadores Terapêuticos, formou 64 novos profissionais, aptos para o mercado de trabalho. 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página