O Centro Universitário Integrado de Campo
Mourão (PR) inicia amanhã (dia 15/09) uma parceria com a AgTech Garage, o
principal hub de inovação aberta do agronegócio da América Latina e um dos
maiores do mundo. O objetivo é criar um ecossistema inédito no Brasil, dentro
da vertical do agro, para gerenciar a carreira do profissional do campo
envolvendo as áreas educação, pesquisa e inovação.
Para o coordenador do Núcleo de
Empreendedorismo e Pesquisa da instituição de ensino, Fabrício Pelloso, essa
junção de conhecimentos vai proporcionar aos estudantes de Agronomia e àqueles
que ainda estão no ensino médio e pensam em cursar uma graduação na área uma
nova visão ampliada sobre os desafios e realidades do agronegócio no Brasil e
no mundo.
“Seremos a primeira instituição de ensino
superior do Brasil a ter parceria com a AgTech Garage. Essa conexão entre a
academia e o mercado vai trazer aos nossos estudantes uma formação técnica,
prática, multidisciplinar e diferenciada em todos os cinco anos de graduação.
Assim, eles vão conhecer os desafios atuais do agronegócio, poderão interagir
com mais de 80 empresas do segmento, pensar soluções às demandas dessas
companhias, lidar com inovação digital, praticar as soft skills e ter uma visão
global do segmento”, explica Pelloso.
Qualificação para o campo
De acordo com o Censo Demográfico de 2010,
feito pelo IBGE, mais de 3 milhões de produtores rurais nunca foram à escola ou
apenas cursaram os primeiros anos do ensino básico.
Preocupada com essa situação, o Integrado
buscou maneiras de reverter esse quadro e foi a primeira instituição de ensino
do Brasil a oferecer o curso de agronomia no período noturno em 2003. Dessa
forma, após o dia de trabalho, o agricultor e seus familiares puderam ter
acesso ao conhecimento científico.
“Agora vamos dar mais condições para
capacitar todos que atuam direta ou indiretamente no agro, para que eles
melhorem os resultados de seus trabalhos, tenham mais produtividade e
rentabilidade, compreendam toda a cadeia do segmento e tenham uma visão
completa do desenvolvimento socioambiental do negócio”, destaca Fabrício
Pelloso.
Líder na América Latina
As iniciativas do AgTech Garage promovem a
conexão entre grandes empresas, startups, produtores, investidores, academia -
entre outros atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo do agro -
para desenvolver soluções tecnológicas que aumentem a sustentabilidade e
competitividade do agronegócio brasileiro.
Com cinco anos de existência, mais de 80
parceiros corporativos e mais de 1.050 startups conectadas à sua plataforma
digital, a AgTech Garage atua com grandes nomes do setor e que já protagonizam
diversas inovações no segmento. Entre eles estão a Bayer, Bunge, John Deere,
Ceva, OCP Brasil, Sicredi e Suzano.
Para os estudantes da graduação, a
parceria formará agrônomos multidisciplinares e com visão crítica de todo
ambiente em que estão inseridos. Além do conhecimento técnico, eles terão
habilidades de comunicação, liderança, empreendedorismo, criatividade, pró
atividade, trabalho em equipe, vão usar dados para gerar inovações no campo,
entre outros diferenciais.
“Queremos ser uma referência no ensino,
pesquisa e tecnologia do agro em todo Brasil. Vemos que há muitas iniciativas
de pesquisa, tecnologia e inovação do segmento, mas que ficam isoladas e
demoram a se conectar ou gerar sinergia. Com essa parceria, vamos juntar essas
pontas e proporcionar resultados mais ágeis”, enfatiza Jeferson Vinhas,
vice-reitor do Centro Universitário Integrado.