Blog Top Society - Karla Cruz

Abertas as inscrições para curso gratuito sobre Vinhos da Península de Setúbal

16/08/2022    Maristela Brittes

img/topsocie_blog/9655_post_10119.jpg
As aulas online com especialistas acontecem de 19 de agosto a 9 de setembro
 
A venda de vinhos da Península de Setúbal, que fica na costa Sul de Portugal, teve um crescimento de 40% em 2021 no mercado brasileiro. Esse resultado na importação do produto se deve pela qualidade e sabor únicos dos vinhos produzidos na região.
De acordo com Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), que é a responsável por certificar e promover os vinhos, o terroir privilegiado é o segredo para o sucesso.
“Temos horas de sol e uma frente fresca do Atlântico que dá frescura e um caráter salino. É um cruzamento bastante singular. São vinhos muito frutados, fáceis de agradar o paladar. E tem a característica de não serem pesados nem enjoativos”, destaca.
E foi pensando em oferecer ainda mais conhecimento sobre esses produtos que a entidade, por meio da Escola de Vinhos da Península de Setúbal (EVPS), promove de 19 de agosto a 9 de setembro de 2022, a edição do curso de formação 100% online e gratuito. As aulas acontecem das 17h às 19h30, às sextas-feiras. As inscrições podem ser feitas no escoladosvinhosdapeninsuladesetubal.com.
Podem participar das quatro aulas enófilos, sommeliers, importadores e outros profissionais do mundo do vinho que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre uma das regiões mais queridas e tradicionais da produção vitivinícola mundial.
Oferecido pela Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) em parceria com produtores de vinhos da região e regionais da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), o curso terá quatro módulos, cada um deles composto por uma aula temática.
Enólogos, diretores de qualidade e outros representantes das casas produtoras envolvidas vão participar das aulas, ao vivo, direto de Portugal. Além de receber um certificado emitido pela CVRPS, os participantes concorrem ao sorteio de kits com todos os vinhos apresentados na aula.
"A Escola de Vinhos da Península de Setúbal é uma iniciativa de peso para divulgar ao público qualificado do Brasil, profissionais do setor e enófilos, a excepcional relação preço-qualidade dos vinhos produzidos na Península de Setúbal”, destaca Rossela Ceni, advogada, sommelière pela ABS/SC, com certificação L3 pela Wine & Spirits Education Trust e presidente da ABS/SC.
 
Programação
19 de agosto: Módulo 1
Aula "A produção vitivinícola da Península de Setúbal ontem e hoje", com Rossela Ceni (ABS/SC).
Rótulos apresentados no dia:  Vale de Touros Vinhas Velhas Reserva Tinto (2017) - Adega de Palmela - D.O. Palmela, Fontanário de Pegões Vinhas Velhas Tinto (2016) - Adega de Pegões - D.O. Palmela, Herdade de Espirra Reserva Tinto (2017) - Herdade de Espirra - D.O. Palmela, Quinta de Alcube Trincadeira & Syrah Reserva (2020) - Quinta de Alcube - I.G. Península de Setúbal e Serra Mãe Tinto Reserva (2018) - Sociedade Vinícola de Palmela - D.O. Palmela Adega de Palmela, Casa Ermelinda Freitas, Fernão Pó, Herdade de Espirra e Quinta de Alcube.
 
26 de agosto: Módulo 2
Aula "Terroir e especificidades geoclimáticas da Península de Setúbal", com Caroline Dani (ABS/RS).
Rótulos apresentados no dia:  Adega de Palmela Reserva Premium Tinto (2019) - Adega de Palmela - D.O. Palmela, Quinta da Mimosa Tinto (2020) - Casa Ermelinda Freitas - D.O. Palmela, ASF Tinto (2019) - Fernão Pó - D.O. Palmela, Pavão de Espirra Tinto (2017) - Herdade de Espirra - I.G. Península de Setúbal e Quinta de Alcube Tinto (2021) - Quinta de Alcube - I.G. Península de Setúbal
 
2 de setembro: Módulo 3
Aula "Castas e especificidades de viticultura na Península de Setúbal", com José Luiz Alvim Borges (ABS/SP). 
Rótulos apresentados no dia:  Adega de Pegões Colheita Seleccionada Branco (2021) - Adega de Pegões - I.G. Península de Setúbal, Catarina Rosé (2021) - Bacalhôa - I.G. Península de Setúbal, ASF Branco (2020) - Fernão Pó - D.O. Palmela, João Pires Rosé (2021) - José Maria da Fonseca - I. G. Península de Setúbal e Piloto Collection Roxo (2021) - Quinta do Piloto - I.G. Península de Setúbal.
 
9 de setembro: Módulo 4
Aula "Moscatel de Setúbal: desvendando o Sol engarrafado da uva à taça", com Fernando Lima (ABS/RJ).
Rótulos apresentados no dia: Bacalhôa Moscatel Roxo de Setúbal 5 anos - Bacalhôa - D.O. Setúbal, Casa Ermelinda Freitas Moscatel Roxo Superior (2010) - Casa Ermelinda Freitas - D.O. Setúbal, Alambre Moscatel de Setúbal (2018) - José Maria da Fonseca - D.O. Setúbal, Quinta do Piloto Moscatel Roxo Superior (2015) - Quinta do Piloto - D.O. Setúbal e SIVIPA Moscatel de Setúbal Superior 10 anos - Sociedade Vinícola de Palmela - D.O. Setúbal.
 
Sobre a CVRPS
A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) tem como principal missão a defesa das D.O. Setúbal e Palmela e I.G. Península de Setúbal, bem como a aplicação de regulamentação, fomento e controle dos vinhos produzidos nas respectivas áreas geográficas com a finalidade de garantir sua origem, genuinidade e qualidade. Na Península de Setúbal produzem-se três tipos de vinho certificado: Vinhos D.O. Palmela; Vinhos D.O. Setúbal e Vinho Regional Península de Setúbal.
 
Mais informações:
Facebook e Instagram: @vinhosdapeninsuladesetubal
 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página