Blog Top Society - Karla Cruz

TECH TALKS FLORIPA SQUARE APRESENTA TECNOLOGIAS PARA GESTÃO DE CIDADES EFICIENTES

16/08/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9638_post_1081.jpg
Mais de 100 pessoas participaram da estreia do Tech Talks Floripa Square, em Florianópolis. A primeira edição Cidades Inteligentes: Unity + Autodesk para Gestão de Cidades ampliou a discussão entre o poder público, entidades, iniciativa privada e a população sobre formas e possibilidades de utilizar as tecnologias para desenvolver cada vez mais o município, e quais os benefícios da digitalização em 3D. O evento fez parte da programação do Floripa Conecta.
 
Durante quase duas horas, Daniel Cavaretti, Arthur Colombini e Maria Augusta Zanella, da Pars, distribuidora exclusiva Unity e Autodesk no Brasil, apresentaram exemplos de como as tecnologias se tornaram excelentes ferramentas na gestão eficiente, integrada e sustentável de cidades. “A ideia é aproveitar toda essa vontade para desenvolver cada vez mais Florianópolis e levar isso a um passo adiante. É trazer essas informações para a realidade da cidade e levar para o ambiente digital, estudando as melhores propostas de projetos e como isso pode fomentar novos negócios e desenvolver mais a cidade”, explica Maria Augusta Zanella, especialista técnica em design e engenharia.
 
Arthur Colmbini, head de operações da Pars, ressalta a importância da parceria público-privada e ainda o apoio da população para ter esse ecossistema trabalhando junto por uma cidade inteligente eficaz. Foi o que aconteceu em Orlando, nos Estados Unidos que está ganhando uma versão totalmente digital e inédita, utilizando plataformas da Unity.
 
“Eu acho que Florianópolis tem um governo com mentalidade diferente, inovadora, empreendedora, e como é um dos polos tecnológicos, com milhares de startups, a cidade tem potencial de fazer isso dar certo no Brasil, e ser pioneira nesse assunto. A gente sabe, que pioneirismo não é qualquer um que assume esse anseio, essa vontade de fazer primeiro. Então a gente precisa de cidades diferentes e mais direcionadas de uma maneira inovadora para fazer dar certo, e Florianópolis é o caminho”, relata Arthur.
img/topsocie_blog/9638_post_5286.jpg
 
Outro exemplo apresentado no Tech Talks Floripa Square, de cidade que tem se tornado cada vez mais tecnológica, e vem contribuindo para mudar a realidade da população, é Medelín, na Colômbia, que adotou as plataformas Autodesk e conseguiu elaborar modelos tridimensionais representando toda a cidade, economizando 45% de tempo no processo de planejamento, e moradias 28% mais eficientes em termos de consumo energético.
 
“Medelín vive uma forma muito parecida da gente, é América Latina, com os problemas, dificuldades e obstáculos que a gente tem e encontra. Então no Tech Talks, conseguimos entender o que que está por trás desse case de Medelín, e deixar a cidade mais perto do que de fato podemos fazer e que resultados a alcançar de médio para longo prazo”, avalia Thaynan Mariano, diretor executivo do Floripa Conecta.
 
Segundo Maria Augusta, especialista da Pars, a ideia é usar exemplos que deram certo e a partir daí desenvolver novas tecnologias, que fazem sentido à realidade de Florianópolis para resolver as ‘dores’ da cidade. Daniel Cavaretti, que gerencia a unidade de negócios da Pars no Brasil, diz que eventos como o Tech Talks vem para mostrar que a cidade é um ambiente comum de todos. “Mostra o quanto a gente pode começar se integrar para que tudo isso fique criado com a mesma linguagem, na mesma narrativa que é o 3D. Então o maior desafio é eventos como esse mostrarem que está muito mais próximo do que parece, com investimentos muito menores do que parece, porque por exemplo, já têm construtoras e governos fazendo. Uma obra já vem modelada e estruturada em 3D, porque tem legislações que exigem. Nós precisamos integrar para tornar tudo isso cada vez maior”.
 
OS DESAFIOS DE FLORIANÓPOLIS
 
Apesar de Florianópolis ser polo de tecnologia e inovação, ainda há um grande desafio pela frente como conta o Superintendente da área, na prefeitura municipal, Marcos Lichtblau. “Nós até já estamos embarcados nesse mundo, temos escolas do município projetadas em 3D, mas precisamos conectar isso com o todo da gestão pública, e também com a própria modelação digital da cidade, com o metaverso, gêmeo digital. O diferencial é que temos um setor empresarial pujante, forte, dinâmico que está à altura para desenvolver as aplicações, conectar isso com os negócios, produzir desenvolvimento econômico, gerar emprego e renda. Então a prefeitura é parceira e vai apoiar o desenvolvimento das empresas nessa direção.”
 
O secretário municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Pires, complementa. “Esse movimento vem crescendo a cada dia de forma muito sustentável em Florianópolis. Enquanto outros destinos estão começando agora, nós já temos uma base de tecnologia e inovação muito consolidada. Então todos esses temas que vem agora, como metaverso, metodologia BIM (Modelagem de Informação da Construção) para uma cidade que já está muito acostumada a lidar com a inovação, é mais fácil de absorver e tocar adiante. Eu vejo Floripa numa posição de vanguarda no cenário nacional e Internacional”.
 
O Tech Talks foi realizado no Complexo Floripa Square, junto à beira-mar continental, no bairro Estreito, que tem a maior tela de LED em rooftop da América Latina, com 350m2. Ainda este ano, terá a segunda edição do evento, com um outro tema atual e relevante para o mundo do empreendedorismo. “Florianópolis como berço de inovação de startups precisa agora começar a trazer esse tipo de inovação para o poder público, para a cidade, para a vida das pessoas. E esse foi o primeiro passo. Espero que outros eventos aconteçam, e eu tenho certeza de que será sucesso também, como o Tech Talks que trouxe esse assunto superimportante”, finaliza Marcus da Rocha, consultor em inovação.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página