Blog Top Society - Karla Cruz

Chega a Florianópolis o Road Show 2022 com os Vinhos de Portugal

11/08/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9612_post_2493.png
No dia 22 de agosto acontece no Majestic Palace Hotel o evento que faz parte do projeto “Roadshow 2022 - Vinhos de Portugal”. Os visitantes terão a oportunidade de descobrir a riqueza dos sabores proporcionados pelos vinhos portugueses.
 
Os produtores portugueses presentes no evento serão: Adega Ponte da Barca | Viniverde, Aveleda, CARM, Carmim, Cartuxa - Fundação Eugénio de Almeida, Casa Ermelinda Freitas, Casa Relvas, Quinta da Mariposa, Esporão, Quinta do Crasto, Falua - Wine’s From Portugal, José Maria da Fonseca, Parras Wines, Quinta da Devesa, Quinta da Lapa, Quinta da Lixa, Rocim Wines, Rola e Vercoope.
 
Portugal é um dos principais produtores de vinho no mundo e a sua posição no mercado brasileiro tem crescido cada dia mais. De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), em termos globais, Portugal é o 9º maior exportador mundial, em valor e em volume. O Brasil, por sua vez, é um dos maiores e mais importantes mercados para o vinho português, sendo o 4º mercado em valor e em volume. Em termos nacionais, Portugal ocupa um lugar de destaque, sendo o 2° maior país importado, desde 2016, perdendo apenas para o Chile, com 18% do Market Share, segundo dados do Grupo Serpa. 
 
O Roadshow começa com uma Masterclass especial sobre os Vinhos de Portugal, direcionada aos profissionais do setor, onde teremos como orador, o prestigiado Eduardo Araújo. Na sequência o evento prossegue com a degustação de vinhos com aproximadamente 190 rótulos disponíveis. Serão apresentadas as peculiaridades que o país oferece, são mais de 250 uvas autóctones. Os portugueses se destacam por elaborar rótulos singulares e são considerados mestres em fazer “blends”. As variedades mais utilizadas para a produção do vinho tinto são a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela, Trincadeira, Aragonez, Syrah, Baga e Castelão. Já as castas brancas mais utilizadas são a Alvarinho, Arinto, Antão Vaz, Viosinho, Verdelho, Encruzado e Fernão Pires.
 
Ao mesmo tempo em que acontecem as degustações teremos também a parte mais divertida do evento: os “Wine Games”. A proposta inclui duas mesas onde os participantes terão que identificar os principais aromas do vinho e as suas regiões. Os vencedores receberão brinde. Não haverá apostas em dinheiro.
 
O evento é realizado pela agência Exponor Brasil Feiras e Eventos, especialista em Live Marketing.
 
Degustação dos Vinhos de Portugal 2022 em Florianópolis
Data: 22 de agosto de 2022
Local: Majestic Palace Hotel – Av. Beira Mar Norte, 2746 – Centro
 
Profissionais Convidados - das 16h às 21h
Consumidores - das 18h30 às 21h
Masterclass (palestra com degustação) - 15h às 16h - limitado a 30 profissionais do setor
Inscrições profissionais do setor: https://bit.ly/roadshowfloripa2022
Ingressos consumidor final: https://bit.ly/roadshowfloripa2022
 
Sobre a Exponor Brasil: Fundada em 1856, a EXPONOR - Feira Internacional do Porto, considerada uma das principais organizadoras de feiras e eventos do mundo, atua na gestão de feiras de negócios em Portugal. No Brasil está presente desde 1998, foi constituída como Exponor Brasil, realiza eventos em diversos setores econômicos, oferecendo serviços personalizados para feiras, eventos, organização de conferências, marketing promocional, marketing digital, ativação de marcas, além de atividades comerciais para setores proativos que buscam opções de negócios no Brasil e no exterior. Site: www.exponor.com.br.
 
Sobre Vinhos de Portugal: A marca Vinhos de Portugal ou Wines of Portugal foi criada em 2010, tem como objetivo principal promover a imagem dos vinhos portugueses nos diversos mercados internacionais. A ViniPortugal é o brand manager da marca Site: www.winesofportugal.info .
 
Sobre o orador Eduardo Araújo: Eduardo Araujo é Sommelier formado desde 2007 (SENAC/SC e Court of Master Sommeliers Certified), atualmente está finalizando o Diploma WSET. Já trabalhou nos diferentes ramos do negócio, em vinícolas, vendas e distribuição e atualmente atua como professor da Enocultura (Sendo Certificado Educador WSET e ISG). É sócio do The Wine Pub, franquia de Wine Bars e sócio da Importadora Cellar Vinhos. Foi eleito o Melhor Sommelier do Brasil para Vinhos e Portugal em 2019, sendo embaixador da ViniPortugal realizando diversas formações. Eleito, em 2018, Sommelier do Ano no Brasil pela Revista Prazeres da Mesa. É ainda colaborador da Revista Gula. Já visitou 18 países produtores e realizou estágio na produção de vinhos na Borgonha, em 2017. 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página