Blog Top Society - Karla Cruz

Surto de meningite nos Estados Unidos preocupa médicos no Brasil

23/07/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9434_post_7094.jpg
Um surto de casos de meningite na Flórida, estado da costa leste dos Estados Unidos, está deixando médicos do Brasil em alerta. A região tem uma grande incidência de brasileiros, entre residentes e visitantes, e o risco da doença migrar para o país pede atenção redobrada. 

O aumento de casos foi registrado ainda no mês de junho, quando pelo menos 26 infectados foram confirmados e ocorreram sete mortes pela doença. A situação levou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças - uma espécie de Anvisa dos Estados Unidos - a emitir um alerta sobre os riscos da transmissão da doença e a importância da vacinação. 

No comunicado emitido pela agência norte-americana, chamou a atenção o fato de as vítimas serem, majoritariamente, homens gays e bissexuais. De qualquer maneira, as precauções devem se estender para toda a população. 

Evolução rápida

Uma das principais preocupações dos médicos é a rápida evolução da doença, que se não for combatida pode levar à morte em até 24 horas após os primeiros sintomas. Além do surto registrado nos Estados Unidos, outro fator que aumenta a apreensão em torno da doença meningocócica é a baixa adesão das pessoas à vacinação. 

O diretor técnico do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Mauro Sérgio Kreibich, ressalta que a vacinação é a principal forma de prevenção ao contágio pela doença. “A doença meningocócica, em todas as suas formas, é preocupante porque pode evoluir para um quadro muito grave rapidamente. A imunização ainda é a principal maneira de evitar um desfecho trágico e é indicada para todas as faixas etárias”, aponta. 

A instituição disponibiliza atualmente duas vacinas que atuam contra a doença meningocócica: a ACWY e a B. A primeira atua contra meningites e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y; a segunda atua contra a bactéria meningococo do tipo B. 

Ambos imunizantes têm indicação para várias faixas etárias e a orientação dos sistemas de saúde é que todas as pessoas estejam imunizadas com, pelo menos, um dos tipos - a ACWY é a mais comum, por conta da maior amplitude de cobertura. Todas as orientações para a vacinação podem ser encontradas neste link

Sobre o Hospital do Pulmão

O Hospital Dia do Pulmão (HDP) atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.
 
Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento em regime de Hospital Dia nas dependências do HDP.
 
Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais.
 
No início de 2010, o HDP reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos dos pacientes adultos e pediátricos. Com a ocorrência da pandemia de Covid-19, o Hospital Dia do Pulmão reposicionou a sala de vacinação para a área externa, transformando-a no Centro de Imunizações com salas de vacinas temáticas para crianças, adultos e empresas. Outro diferencial do Centro de Imunizações é a estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente com experiência nesta atividade há cerca de 20 anos.
 
Recentemente, a chegada de ultra-refrigeradores permitiu ao HDP disponibilizar para a Secretaria de Saúde de Blumenau um refrigerador, que integra sua unidade de imunização, para armazenamento das vacinas da Pfizer. Atualmente, não há mais necessidade deste armazenamento, mas o diretor técnico do Hospital do Pulmão, Mauro Kreibich, destaca que “as nossas posturas confluem muito para o bem coletivo. A disponibilidade deste  armazenamento faz parte das nossas convicções sanitárias e esta estrutura permitirá a utilização de qualquer vacina para a prevenção do Covid-19, quando as mesmas estiverem disponibilizadas para as entidades privadas”.
 
Outro destaque é a consultoria de vacinas, que permite análise via WhatsApp das carteiras de vacinação, orientações e até agendamentos como o diferencial que caracteriza o HDP ao longo dos seus 39 anos. 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página