Blog Top Society - Karla Cruz

Inscrições abertas para oficina de palhaçaria em Araquari e Piçarras

14/07/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9352_post_11840.png
O objetivo das oficinas é apresentar o estudo da linguagem da palhaçaria - que tem origem na pesquisa do ridículo e passa, fundamentalmente, pelo estado de brincar. Daí a origem do nome do projeto.

Despertar nos participantes um corpo disponível e um estado de brincadeira, onde eles possam ir identificando e criando mecanismos para acessar sua disponibilidade para relação, para ver e ser visto, são algumas das propostas da oficina. E, a partir disso, entrar em estado de jogo, da relação de ser um palhaço na essência e construir uma dramaturgia própria, sua identidade nessa arte.

“Quero compartilhar a pesquisa em palhaçaria que venho desenvolvendo ao longo dos últimos 13 anos. A oficina é uma forma de pesquisar a linguagem para artistas, pesquisadores e também para pessoas curiosas sobre essa linguagem artística”, explicou Bia.

Para ela, a oficina também permite conexões e transformações aos participantes, que podem vivenciar experiências únicas com a arte. “É um exercício de presença. Ao mesmo tempo em que estão em contato com si, estão com outros, encontrando seus espaços de relação, silêncio, escuta e riso. É um processo de aprendizagem aberto a iniciantes, curiosos e artistas profissionais”, revelou.

Serão aplicadas diferentes metodologias de ensino durante os encontros. Entre elas, exercícios de aquecimento, respiração, jogos lúdicos em grupos e exercícios de improvisação, provocando o participante a sair do seu lugar cotidiano, propondo um olhar mais amplo.

É uma oportunidade de vivenciar uma forma de arte que está presente no lúdico e nas memórias de infância de muita gente. E entender que a palhaçaria é uma expressão artística que resiste e tem muita história para contar.

Serão duas oficinas realizadas, sendo uma em cada cidade, com a duração de 12 horas/aula. As inscrições devem ser feitas via formulário on-line, disponível abaixo

Ser palhaço é uma arte. Arte que é propagada por Bia Alvarez, uma das pesquisadoras do gênero no Brasil, que acaba de abrir inscrições para o projeto Estado de Brincar! - Oficina de Palhaçaria, que vai ocorrer em Balneário Piçarras, nos dias 16 e 17 de julho, e em Araquari, nos dias 23 e 24 de julho. A inscrição é gratuita, via formulário on-line e livre para qualquer pessoa, de qualquer idade. 
O projeto foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio a Cultura - Edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
 
Confira as datas e locais das oficinas
Balneário Piçarras (SC)
Dias: 16 e 17 de julho, das 13 às 19 horas
Local: Centro Cultural Luiz Telles - Av Getúlio Vargas, 1113, Santo Antônio
Inscrições: gratuitas - https://forms.gle/BgGNQGLTvCtJxj1cA
 
Araquari (SC)
Dias: 23, das 8 às 13 horas, e 24 de julho, das 13 às 19 horas
Local: Instituto Movimento Jovem - Rua Julião F. de Oliveira, 215 - Itinga
Inscrições: gratuitas - https://forms.gle/jQ3VSYbkzGk84LRd9 
 
Ficha Técnica
Projeto Estado de Brincar! - Oficina de Palhaçaria
Idealização: Bia Alvarez
Produção geral: Bia Alvarez
Assistente de produção: Letícia Souza
Ministrante das oficinas: Bia Alvarez
Produção de fotos e vídeos: Lucas Alvarez
Identidade visual: Criatu Design
Assessoria de imprensa: Taísa Rodrigues
Assessoria administrativa: Agência Cultural Aquele Trio.
 
Sobre Bia Alvarez
A artista Bia Alvarez é palhaça, atriz, diretora, produtora artística e cultural, pesquisadora de linguagem artística da palhaçaria há 13 anos. Ela mantém em Joinville, desde 2014, um espaço de pesquisa nesta linguagem, onde já recebeu inúmeros professores de diferentes lugares para ministrar oficinas de palhaçaria com regularidade, bem como mantém um grupo de pesquisa. Atualmente, está cursando licenciatura em Teatro na UDESC.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página