Blog Top Society - Karla Cruz

Osteoporose: exame de imagens auxiliam no diagnóstico precoce

14/07/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9346_post_1586.jpg
Com o passar dos anos é natural que os ossos se tornam fragilizados e mais suscetíveis a fraturas. Uma simples queda que, em outros tempos, não teria tantas consequências, pode acabar provocando mais fraturas que o normal. Isso costuma ser sinal de osteoporose, uma doença que enfraquece os ossos quando o organismo deixa de produzir material ósseo suficiente.
 
No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), cerca de 10 milhões de pessoas convivem com a doença, que na maioria dos casos surge de forma silenciosa. Por isso, a realização do exame de densitometria óssea é fundamental para homens e mulheres. A densitometria óssea é um exame que mede a quantidade de cálcio presente nos ossos e, com isso, consegue detectar se existe algum tipo de perda. É um procedimento que serve, portanto, para diagnosticar doenças que atacam os ossos e ajudar o médico a tratá-las, prevenindo novas fraturas.
 
A osteoporose, quando identificada, por exemplo, representa que pelo menos 30% da massa óssea já se perdeu. No caso, muita gente acha que a fratura é causada pela queda, enquanto, na verdade, é o contrário: primeiro ocorre a fratura para, depois, vir a queda por instabilidade. Mas, além da osteoporose, a densitometria óssea também consegue identificar a osteopenia, que é a redução de cálcio nos ossos ainda em fase inicial. Ao contrário do que acontece com a osteoporose, a osteopenia ainda não comprometeu 30% dos ossos, sendo, portanto, reversível. Ou seja: o exame consegue apontar alterações nos ossos já de forma precoce.
 
Como é o exame de densitometria óssea
 
A densitometria óssea é relativamente simples e não demanda nenhum preparativo especial ao paciente. O exame costuma durar de 10 a 15 minutos, não há necessidade de jejum e é indolor para o paciente. No Brasil, dois equipamentos fabricados pela Imex Medical Group são utilizados para este tipo de exame: o Elipse Series e o Elipse HD. Ambos usam a tecnologia DXA (Dual-Energy X-Ray Absorptiometry), que capta as imagens por vários ângulos, permitindo a observação detalhada do tecido ósseo e evidenciando se ele está fraco ou poroso.
 
Com isso, eles realizam uma varredura de boa parte do corpo, mapeando e medindo a porcentagem de massa óssea, massa magra e massa gorda. Os resultados são enviados ao computador e facilmente identificados por meio de gráficos e cores conforme a distribuição de cada uma. A radiação emitida pela densitometria, no entanto, tem dosagem muito menor que a do raios-x convencional.
 
Saiba mais sobre a Imex
 
A Imex Medical Group é hoje a maior fabricante nacional de equipamentos e serviços para área de diagnósticos por imagem no setor da saúde no Brasil. Os aparelhos são produzidos na sede da empresa em Santa Catarina, com componentes importados da Europa e Ásia.
 
Com atuação em todos os estados brasileiros, a empresa conta com cinco Centros de Distribuição, localizados na Bahia (BA), Goiânia (GO), São Paulo (SP), São José (SC) e Recife (PE), que juntos somam mais de 15 mil m². E, o Depósito Especial (DE) na matriz, junto a implantação do segundo DE Alfandegado da Imex, na filial de São Paulo.
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página