Blog Top Society - Karla Cruz

CASACOR SP 2022

03/07/2022    Karla Cruz


Em sua edição comemorativa de 35 anos, a CASACOR SÃO PAULO, maior mostra de arquitetura e decoração das Américas, acontece no coração de São Paulo: o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade, projetada há 63 anos. A mostra leva o tema “Infinito Particular” e recebe 59 ambientes assinados pelos principais profissionais do Brasil que podem ser conferidos pelos visitantes do dia 05 de julho até 11 de setembro. 
Confira abaixo a nossa seleção com oito ambientes em primeira mão:
[imagem1]
(Foto: Denilson Machado)
CONSUELO JORGE | “Templo de Memórias” -  O espaço de 80m² esbanja o talento de Consuelo, além de contar a trajetória da arquiteta na mostra. Uma verdadeira viagem ao tempo e pelas lembranças. O grande destaque do ambiente são os 42 telegramas recebidos pela mãe da arquiteta no dia de seu casamento e que ficaram guardados por 68 anos. Com uma paleta de cores neutras em tons mais escuros para criar um ambiente intimista e aconchegante, a mistura de textura é um diferencial: palha natural, linho e a madeira do piso.
[imagem2]
BARBARA DUNDES | Bereshí - Inspirado na tradução da palavra ‘Bereshí’, termo hebraico traduzida como “no princípio”, a arquiteta criou um verdadeiro refúgio para o olhar interior, com o conceito de voltar aos princípios individuais. O ambiente de 47 m² foi dividido em duas partes: a primeira, na parte frontal, com  cozinha e sala de estar, já a segunda parte, Barbara projetou uma caixa de madeira, pensada para emoldurar a arquitetura externa da rampa de acesso, criando um verdadeiro quadro da arquitetura do local, além de posicionar o quarto em uma pequena varanda com jardim e escritório.
[imagem3]
(Foto: Denilson Machad)
NILDO JOSÉ | Sertão Portinari - Um espaço que teve como principal inspiração a obra “Cangaceiro”, do maior artista plástico brasileiro Candido Portinari. O ambiente de 250m² é composto por living, lounge, cozinha, sala de jantar e suíte máster com home office e, nele, Nildo nos mostra uma nova face sobre o sertão, com a sensibilidade e atenção excepcional aos mínimos detalhes de um projeto marcante, o arquiteto explorou os elementos mais valorizados do sertão como o céu, a chuva e a fé para dar vida ao projeto. O espaço poetizado pelo arquiteto, traz ambientes integrados e fluidos, tendo como conceito principal a brasilidade.
[imagem4]
PEDRO LUIZ DE MARQUI | Bar Caracol - O profissional apresenta um projeto cheio de movimento, capaz de aflorar sentimentos e energias, mas permeável e livre de restrições. Em parceria com o Bar Caracol, Pedro idealizou um projeto capaz de criar essa atmosfera jovial e divertida característica da casa, em um espaço de 220m² com ambientes fluidos e cheios de vida, marcado pela forte presença de cores, como o verde escuro, tons de cinza, tons quentes e um toque de rosa e roxo.
[imagem5]
(Foto: Renato Navarro)
BEATRIZ QUINELATO | Espelho da Alma - Em um estúdio de 40m², a arquiteta apresenta um espaço para se desconectar do mundo e se conectar consigo mesmo, como uma verdadeira janela da alma, para os momentos de descanso e de relaxamento, de maneira leve e emocional.  Os tons de marrom e marsala em contraste com tons claros beges e verdes despertam os sentidos de acolhimento e bem-estar, em uma atmosfera refinada e elegante.
[imagem6]
OTTO FELIX  | Casa LG Magenda – O projeto com 415m² tem como inspiração principal o Conjunto Nacional, patrimônio modernista dos anos 50 assinado por David Libeskind. Com um contraste entre o vintage e o moderno, os produtos da LG compõem o ambiente trazendo a tecnologia. Para construir um espaço modernista, o arquiteto tirou partido da estrutura original do prédio e apostou em materiais simbólicos da época, rodeando toda a fachada do projeto com tijolos de vidro, trazendo uma iluminação natural para o local e transmitindo destaque para os detalhes. O teto, com as vigas aparentes e originais do prédio arrematam esse conceito principal.
[imagem7]
(Foto: Renato Navarro)
RICARDO ABREU  | Restaurante 00:00 - Em parceria com restaurante MYK e seguindo uma narrativa sobre a ação do tempo e seus feitos, o arquiteto propõe uma reflexão a respeito das possibilidades entre a preexistência do espaço vazio e desocupado, e a introdução da contemporaneidade formal e tecnológica. Através do grande salão branco de 582m², o visitante é convidado a percorrer 41 ilhas e canteiros vegetais entre mesas feitas em porcelanato especialmente para o espaço, provocando um olhar estético para espaços esquecidos e abandonados nos grandes centros urbanos.
[imagem8]
(Foto: Gabriela Daltro)
HELÔ MARQUES | Ateliê Botânico “Carandá” - Com inspirações em seu tempo de pandemia na fazenda, o local de 72m² está repleto de plantas e com memórias afetivas. O ambiente é um refúgio e local de descompressão. Para a composição do espaço  Helô fez uma curadoria focada no uso de matérias-primas que evidenciam a terra, o mármore bruto nas paredes e a madeira de demolição. Esses aspectos construtivos ganharam a companhia de muito verde e aromas e remetem ao conceito natural da vida plena. Em todo o projeto, a harmonização trabalhada entre as estampas nos traz de volta à simplicidade da fazenda, do recomeço. A arquiteta buscou transformar o simples, em sofisticado e inovador. 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página