O amor é sempre
motivo de celebração. Quando falamos em amor, pouco importam os rótulos ou
status de relacionamento - o verdadeiro valor do sentimento está em permitir
criar conexões e compartilhar bons momentos. Pensando nisso, o Boticário decidiu
dar um novo significado ao tradicional 12 de junho, em que se comemora o Dia
dos Namorados no Brasil, para celebrar o Dia do Amor -
ampliando a data mais afetuosa do ano para caber mais do que apenas os
namorados, mas todo e qualquer tipo de relação que tem o amor como combustível.
A ação vem para
reforçar que as inúmeras formas de amar também podem, e devem, ser celebradas:
seja pelos solteiros que colecionam contatinhos, os amigos, que podem ser
coloridos, os casais de longa data que já comemoraram todos os tipos de bodas,
os adeptos do poliamor e até mesmo aquele ex, que vez ou outra, vira atual
novamente.
Criada pela
AlmapBBDO, a campanha tem como ponto de partida o lançamento do filme conceito,
“Questionamentos”, que estreia em 24 de maio para dar espaço a
esses diferentes recortes de relações e às mais diversas formas de sentir, amar
e viver - reforçando que, cada uma delas, é motivo de celebração. Na sequência,
a marca dá início a uma série de conteúdos que tem como ponto em comum o amor:
depoimentos reais, escuta ativa e diálogo aberto com a comunidade serão os motores
para comunicar o movimento.
O novo significado que o Boticário atribui para a data endossa a presença da
marca no território do amor e celebra a diversidade de tipos de relações - como
forma de tornar a comemoração mais inclusiva, indo além de quem tem status de
relacionamento “namorando”.
Segundo um estudo
encomendado em 2020 pela Soltos e conduzido pelos chatbots na
On The Go¹, 63% dos solteiros brasileiros estão interessados em um romance - o
número é quase o dobro se comparado ao período que antecedeu a pandemia, que
registrou apenas 37%.
Depois de dois anos
de confinamento, os efeitos nas relações e a ressocialização mudou, e muito, a
forma de como as pessoas lidam com o sentimento. A mesma pesquisa apontou que
44% dos entrevistados repensaram as suas relações, enquanto 64% decidiram parar
de insistir em quem não abre o jogo e não demonstra o que quer. Ou seja, mais
do que nunca, é tempo de viver o presente, de celebrar todos os tipos de
relações e demonstrar os sentimentos.
“Não é apenas sobre uma campanha, mas sim sobre conversa. Gerar conteúdo
e conversas cada vez mais relevantes de modo que o público olhe para o que a
marca está fazendo e se enxergue, estreitando essa ligação emocional com a
marca”, explica Marcela De Masi Nogueira, Diretora de Branding e Comunicação do
Boticário.
O filme da campanha, bem como outras ações da marca para data, reflete
um amor mais plural e atual. “Os relacionamentos de hoje não se enquadram mais
dentro dos modelos que, por muito tempo, foram considerados “padrões”. Por isso
é fundamental celebrar a diversidade das mais diferentes formas de amor”,
destaca Marco Giannelli (Pernil), CCO da AlmapBBDO.
Para abrir o tema,
a marca inicia, ainda em maio, uma conversa nas redes sociais com a comunidade
e lança reflexões sobre depoimentos reais de histórias de amor e novos modelos
relacionais. A proposta de Boticário, que há muitas décadas mantém um canal de
comunicação aberto com o consumidor, é criar um espaço de escuta tanto com o
público, quanto com influenciadores parceiros, que juntos narram vivências
individualizadas sobre a forma como se relacionam e convidam suas audiências a
celebrarem o amor na data.
¹Soltos e On The Go (2020).