Blog Top Society - Karla Cruz

Estudantes de Blumenau participam do Festival SESI de Robótica em São Paulo

25/05/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8927_post_5891.jpg
A equipe Techmaker, que representa Blumenau e o Espaço de Educação Maker do SESI, está com as malas prontas para participar do Festival SESI de Robótica FLL, que acontece em São Paulo de 27 a 29 de maio. Os cinco estudantes - todos oriundos de escolas públicas de Blumenau - garantiram a vaga após vencerem a etapa regional do festival que aconteceu no mês de março, em Criciúma.

O time é formado pelos estudantes Pedro Henrique da Silva, Rebeca Tavares Silva, Gabriel Eduardo Wetzel, Gabriel Mensor Queiroz e Arthur Lourenço Marques, que são orientados pelos técnicos Bolivar Fernandes da Silva e Maria Gabriela Pieper Morauer. Após ter conquistado o troféu Champions na etapa regional, a equipe vai buscar uma vaga na etapa internacional da competição, que acontece em agosto no Rio de Janeiro.

Neste ano, a temporada “Cargo Connect” marca o retorno das atividades presenciais do festival e convida os estudantes a criar soluções para tornar o transporte de cargas mais eficiente - além da construção e programação de robôs feitos com LEGO que devem cumprir missões definidas no início da temporada.

Além da Techmaker, de Blumenau, outras cinco equipes de Santa Catarina também se classificaram para a etapa nacional: Tecnorob Evolution, de Brusque; Carvoeiros Robots, de Criciúma; Agrorobots, de Concórdia; Robobaio, de Lages; e Riobots, de Rio do Sul. 

Festival SESI de Robótica FLL

O 4º Festival SESI de Robótica acontece de 27 a 29 de maio em São Paulo, no Pavilhão da Bienal, com competições de robótica, oficinas e seminário sobre educação.

Os estudantes precisam elaborar um projeto buscando soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. O tema desta temporada está relacionado a transporte e logística e desafia jovens a repensar um caminho a seguir e descobrir pontes que vão conectar o futuro.

Para isso, eles aplicam conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEAM) na criação de projetos de inovação, construção e programação de robôs, que deverão completar missões.

Durante o festival os estudantes vão participar dos torneios nacionais com competições de robótica nas modalidades FIRST LEGO League ChallengeFIRST Tech Challenge e F1 in Schools. Além disso, a programação ainda conta com palestras do Seminário Internacional SESI de Educação, oficinas, atividades de experimentação livre e instalações interativas.


Confira a programação completa

26 de maio, quinta-feira
14h - 18h - Seminário Internacional SESI de Educação

27 de maio - sexta-feira
8h - 12h - Check-in das equipes e montagem dos pits FLL, FTC, F1 in Schools
10h - 14h - Rounds testes da FLL, FTC e F1 in Schools
11h - 14h - Horário de almoço
14h - 18h - Espaço ACESSE com atividades de experimentação livre e instalações interativas
16h - Abertura oficial do Festival SESI de Robótica
18h - 20h30 - Festa da Amizade
20h30 - Encerramento das atividades do dia

28 de maio, sábado
8h - 12h - Início das competições FLL, FTC e F1 in Schools
9h - 18h - Espaço ACESSE com atividades de experimentação livre e instalações interativas
11h - 14h - Horário de almoço
14h - 18h - Competições FLL, FTC e F1 in Schools
18h - Encerramento das atividades do dia

29 de maio, domingo
8h - 12h - Competições finais FLL, FTC e F1 in Schools
9h - 16h30 - Espaço ACESSE com atividades de experimentação livre e instalações interativas
11h - 14h - Horário de almoço
13h - 14h - Premiações técnicas FLL, FTC e F1 in Schools
15h - Premiações oficiais F1 in Schools, FTC e FLL
16h30 - Encerramento do evento
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página