Blog Top Society - Karla Cruz

Em cartaz, lançamentos de livros e novas exposições no IIJM

24/05/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8920_post_3505.jpg
Considerado um dos mais dinâmicos centros culturais no Estado de Santa Catarina, o Instituto Internacional Juarez Machado vem mantendo o ritmo com intensa programação neste mês de maio.
 
Três novas exposições entram simultaneamente em cartaz no sábado dia 28 " Gravuras e Esculturas -70 Anos de Pintura", do italiano Inos Corradin; " A Presença da Matéria" do pintor catarinense Leandro Serpa; e " Senhora Z" do arquiteto e artista visual catarinense Rico Mendonça. E dois lançamentos de livros das 10 às 13 horas complementam a programação: "Corações Alados" do poeta, escritor, pintor e gestor cultural paranaense Luiz Arthur Montes Ribeiro; e "Enquanto Não Esqueço-Memórias de um Repórter Sonhador", do jornalista catarinense Rogério Martorano.
 
img/topsocie_blog/8920_post_8889.jpg
img/topsocie_blog/8920_post_12687.jpg
img/topsocie_blog/8920_post_5110.jpg
img/topsocie_blog/8920_post_1521.jpg
img/topsocie_blog/8920_post_13660.jpg
img/topsocie_blog/8920_post_7252.jpg
img/topsocie_blog/8920_post_4293.jpg
img/topsocie_blog/8920_post_9005.jpg
img/topsocie_blog/8920_post_8921.jpg
img/topsocie_blog/8920_post_6314.jpg
img/topsocie_blog/8920_post_4994.jpg
img/topsocie_blog/8920_post_4830.jpg
img/topsocie_blog/8920_post_2604.jpg
img/topsocie_blog/8920_post_7007.jpg
img/topsocie_blog/8920_post_13346.jpg
img/topsocie_blog/8920_post_6312.jpg
   
A intensa e diversificada programação é um dos propósitos da instituição, afirma o diretor do Instituto e curador dos eventos, Edson Machado. " Queremos que o público visitante interaja com as múltiplas linguagens artísticas, das artes visuais à literatura, da clássica à contemporânea, seja nas exposições ou cursos, palestras, lançamentos de livros, apresentações de música, teatro e dança. Essa é a nossa missão na sociedade", analisa Machado.
                                    
As exposições  
     
Nascido em 1929 em Vogogna na Itália, Inos Corradin é um dos mais conceituados artistas internacionais radicado atualmente em São Paulo. Realizou mais de 450 exposições na Itália, Alemanha, Suíça, Holanda, Israel, Canadá, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, e diversas cidades brasileiras. Pratica uma arte jocosa e humorada, estilizada e com fortes recursos cromáticos. A exposição em Joinville celebra sete décadas de intensa produção, e reúne 30 obras sob a curadoria do pesquisador paulista Armando Landi Ramos.
     
A outra exposição – A Presença da Matéria – reúne pinturas em grandes dimensões do jovem artista visual, escritor e professor tijucano Leandro Serpa. “ Essa série, pela primeira vez mostrada em conjunto, é o resultado de suas pesquisas e experiências com monotipia por meio de pigmentos naturais, proporcionando forte impacto pictórico de contemporaneidade e revelação”, explica o curador da exposição, Edson Machado. Mostra 23 telas.
     
Já as obras do arquiteto e artista de Florianópolis, Rico Mendonça, constituem-se de impressões em alta tecnologia dos desenhos repintados e transferidos para painéis em tecido onde revela a personificação da mulher no imaginário do artista, românticas, solitárias ou poderosas, as quais intitula “ Senhora Z”, abordando a lembrança da sua mãe, recentemente falecida. A apresentação textual é do jornalista Anselmo Prada.
                                        
Os livros
     
“Corações Alados” é o mais recente livro do poeta, escritor e artista visual paranaense Luiz Arthur Montes Ribeiro.  Editado pela AmoLer, de Blumenau, bilingue em português e espanhol, o livro contém poemas, escritos e frases de amor. Luiz Arthur é autor de dez livros desde 1980, membro efetivo do Centro de Letras do Paraná, diretor do instituto de cultura que leva o seu nome, além de possuir um blog sobre arte e gastronomia.
     
O livro de Rogério Martorano – “ Enquanto Não Esqueço – Memórias de um Repórter Sonhador”, relata um dos mais significativos períodos da história recente do país , décadas de 1950 a 1970 , sob a ótica do jornalista. Catarinense de São Joaquim, Martorano viveu e trabalhou no Rio de Janeiro entrevistando nomes de ponta da cultura, das artes, da política, do empresariado que circulava à época na capital do país. Conviveu com Assis Chateaubriand, Juscelino Kubitcheck, João Goulart, Fernanda Montenegro, Vinícius de Moraes, Tônia Carrero, Maysa, Tom Jobim, Charles Aznavour, entre tantos outros nomes com episódios relatados em seu livro.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página