O ambiente de negócios atual é
muito dinâmico e quem não conta com processos de gestão bem estruturados
dificilmente consegue vencer os desafios que fazem parte da atividade
empreendedora. O mercado da Odontologia não está isento dessa deficiência, por
isso, muitas clínicas sofrem com um faturamento baixo e com dificuldades na
expansão da carteira de clientes.
Há mais de 10 anos, Felipe Didó já tinha essa
visão - bastante ousada por sinal. Ainda na faculdade de Odontologia, ele
entendia que mesmo as cidades menores mereciam contar com centros odontológicos
de excelência, com um formato de gestão à frente do seu tempo. Os recursos
estavam escassos, ainda assim, ele decidiu insistir na ideia: fez um
financiamento bancário e abriu uma clínica com três cadeiras odontológicas em
Ampére, no Sudoeste do Paraná. Assim, nascia a Odontosol, que, mais tarde,
ganharia o nome de OCXO.
O modelo foi se espalhando pelo Sudoeste, com
clínicas próprias da marca. Com o tempo, os passos precisavam ser ainda mais
largos. Aliado aos dentistas Caroline Wendramin, Carlos Barzotto e Saionara
Barzotto, ele ingressou no mercado de franquias, com a OCXO Franchising
Implantes e Face. “Enfrentamos até mesmo a descrença de colegas de profissão,
mas conseguimos demonstrar que nosso método inovador era capaz de trazer a
modernidade que o setor precisava, sem esquecer o atendimento humanizado aos
pacientes e os resultados exponenciais aos franqueados, tudo com um
conceito premium”, expõe Felipe.
Já são sete franquias em funcionamento, no
Paraná e em Santa Catarina, e outras oito vão começar a atuar no início do
segundo semestre deste ano. A expansão já chegou a outros estados e ao Distrito
Federal. É um tipo de negócio que abraça diversos perfis. Os próprios sócios,
Saionara e Carlos, testaram a fórmula em sua clínica, em Cascavel, Oeste do
Paraná, mudando a bandeira para OCXO Implantes, após mais de 20 anos atuando na
área. “Quando conhecemos a nova metodologia da OCXO, ganhamos mais tempo e
liberdade financeira! Quadruplicamos os nossos ganhos e com isso aprendemos a
ser empreendedores na Odontologia”, declara Carlos. “Estávamos desanimados,
querendo inclusive deixar de atender em consultório. Mas a OCXO nos trouxe
fôlego para viver um novo momento na profissão. Conhecemos um novo modelo de
franquia, com um serviço de excelência e preço acessível aos pacientes”,
complementa Saionara.
A franquia também chama a atenção de
profissionais mais jovens, com menos experiência no mercado, mas atentos às
inovações e a necessidade de se atualizar constantemente. A dentista Larissa
Bortolini abriu a sua primeira clínica exibindo com orgulho o nome OCXO, em
Realeza, sudoeste paranaense. “A disponibilidade, o acesso, o suporte, a
acessibilidade, é tudo muito cuidadoso com os franqueados. É muito satisfatório
aproveitar cada treinamento, cada oportunidade que eles oferecem. É uma
transformação, foi um divisor de águas na questão profissional, na relação com
os pacientes, e também enquanto gestora, administradora do meu negócio”,
detalha.
O modelo em números
Com um investimento a partir de R$ 530 mil, sem
capital de giro, já é possível contar com a OCXO Implantes. As franqueadas têm
um faturamento médio de R$ 250 mil, mas há unidades que já alcançam os R$ 500
mil/mês. A projeção é de um faturamento anual de R$ 3 milhões, com
lucratividade de 20% a 30%, percentual acima do mercado em geral. No caso da
OCXO Face, o investimento deve ser a partir de R$ 220 mil, também sem capital
de giro, faturamento médio de R$ 90 mil, com a mesma lucratividade: 20 a 30%. O
valor investido tem retorno previsto entre 8 e 18 meses, mas alguns franqueados
já recuperaram os recursos em um espaço ainda mais curto de tempo.
A metodologia
Todos os processos da franqueadora estão
organizados em uma metodologia que dá independência ao franqueado. A OCXO
incentiva que o parceiro seja um gestor de negócio, em um formato inexistente
no mercado de saúde. “A ideia é que o profissional franqueado foque na
administração do negócio, na qualidade dos atendimentos e na garantia dos padrões
da franquia, para que os resultados possam ser colhidos. Ele também pode
atender em consultório, mas tem a visão mais global da clínica e dos
profissionais que nela atendem”, explica Felipe.
Para oportunizar aos franqueados os ganhos
projetados, há um apoio legítimo para o crescimento de quem acredita na ideia.
O OCXO CSC (Central de Serviços Corporativos Compartilhados) presta serviços
para os franqueados, permitindo que eles foquem no dia a dia na operação da
franquia, deixando questões como gestão, treinamentos, marketing, comercial e
cultura com um grupo de pessoas especializadas e com centralização
estratégica.
Os treinamentos são oferecidos pela OCXO
Academy, com formações contínuas em diversas áreas aos profissionais, tanto
presenciais quanto online. Uma agência própria da franqueadora é responsável
pela criação de materiais e captação de leads. “Entendemos que, dessa forma,
munimos o nosso franqueado com todos os subsídios para que ele possa
multiplicar o seu faturamento e entre para a vanguarda da Odontologia”, relata
Felipe.