Blog Top Society - Karla Cruz

Musical Docelândia gera mais de 100 empregos na estreia em Santa Catarina

28/04/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8683_post_9085.jpg
O musical infanto-juvenil “Docelândia - O Maravilhoso Mundo dos Insetos”, que estreia nacionalmente nos dias 6 e 7 de maio, no Teatro Ademir Rosa, o CIC, em Florianópolis, chega com um propósito ainda mais ousado para o setor de eventos e produções artísticas: auxiliar na empregabilidade dos profissionais que foram diretamente impactados pelas restrições da pandemia. São 98 profissionais contratados diretamente para a produção e execução do espetáculo. Costureiras, figurinistas, operadores de áudio, luz e vídeo, atores, cantores, maquiadores, músicos, roteirista, além de outras dezenas de postos de trabalho indiretos que estimulam a retomada do setor. 

Inspirado no que há de mais lúdico no teatro musical e no visual da maior companhia circense do mundo, o Cirque du Soleil, os figurinos e cenários de Docelândia chegam com muitas cores impactantes e produção bastante cuidadosa. Dezenas de profissionais trabalharam incansavelmente, desde 2019, para criar e produzir elementos cênicos que encantam pela beleza e magia. 

O espetáculo conta também com uma orquestra própria, formada por mais de dez músicos caracterizados como grilos, que apresentam 14 composições inéditas e autorais. Os arranjos e a regência são do maestro Luiz Zago, músico conhecido em Santa Catarina por produções com orquestra de câmara. Para o diretor geral do espetáculo, Ludi Simões, a participação de Zago representa toda a sofisticação e apuro musical exigidos para uma produção deste porte.
img/topsocie_blog/8683_post_8147.jpg
img/topsocie_blog/8683_post_9455.jpg
img/topsocie_blog/8683_post_13527.jpg
O musical tem cerca de 70 minutos de apresentação totalmente dinâmica. São doze atores, cantores e dez bailarinos que participam do espetáculo onde ocorrem diversas trocas de figurino e maquiagem de todo o balé e atores. “Em uma das cenas, os bailarinos trocam de roupa em 45 segundos, é como uma troca de pneus da Fórmula 1 e não pode ter erros ou atrasos'', conta Ludi.

Sustentabilidade também destaca o musical de outras produções. O cenário foi pensado e criado inteiramente com material reciclável. A geração de lixo para o meio ambiente, é tema importante para os produtores do espetáculo. A preocupação com os materiais utilizados é importante, já que, além de reduzir custos, traz grandes benefícios para a cidade e para o planeta. “Além disso, ao estimularmos esse tipo de prática, principalmente dentro do meio artístico, mostramos que é possível fazer muitas coisas, bonitas e de qualidade, utilizando materiais como papelão e jornais, por exemplo. Também passamos por muita coisa nesses últimos dois anos, por isso é importante repensar como podemos utilizar determinados materiais, e no que eles podem servir, antes de ir para o lixo”, ressalta o diretor.

Toda a produção foi um grande desafio em tempos de pandemia. “Os primeiros ensaios aconteceram de maneira virtual. Depois, foram as dificuldades por conta do distanciamento. Mas, por fim, estamos prontos para levar ao público de Florianópolis, neste primeiro momento, o melhor do entretenimento de teatro. Docelândia é um espetáculo para toda a família, além de levar diversão, queremos contribuir para um mundo melhor e com mais leveza”, conclui o diretor. 

Os ingressos custam a partir de R$30 e estão à venda no site www.blueticket.com e na bilheteria do Teatro CIC, nos dias dos espetáculos, a partir das 13h. As sessões serão na sexta-feira (6), às 19h, e no sábado (7), às 15h e 18. A apresentação de estreia será realizada para crianças e adolescentes de Projetos Sociais de Florianópolis e região, e convidados. O teatro tem lotação máxima de 902 pessoas por espetáculo.

SOBRE O ESPETÁCULO

Teodoro é uma abelha operária que sonha em deixar a colmeia onde vive para conhecer Docelândia, um lugar lendário onde supostamente existe muita comida, felicidade para todos e igualdade entre os povos. Enquanto planeja sua viagem, conhece a Princesa Giovanna, uma linda abelhinha. Apaixonado e correspondido, ao descobrir a identidade da Princesa, Teodoro se vê dividido entre o sonho e o amor. Enciumado, Zoltan, a vespa-chefe da Guarda Real, se alia a um exército de Baratas para destruir a colmeia. Ajudados por Margô, uma Cigarra cantora que é uma espécie de “fada madrinha”, nossos heróis se veem em uma divertida e perigosa aventura para salvar a colmeia e restaurar a paz.

ELENCO

Gael Bregeron (Teodoro), Sarah Knoll (Princesa Giovanna), Andréia Campagnin (Rainha Vitória), Nelson Felix (Epaminondas), Ludi Simões (Zoltan), Ary Palmas (Aia), Helton Luiz (Caramujo), Diogo Rosa (Sábio Vagalume), Diego Herrera (Reginaldo) Negra Luh (Margô) e Eddie Oliveira (Barata Líder).


FICHA TÉCNICA
Texto e Direção Geral: Ludi Simões
Arranjos e Regência: Luiz Zago
Trilha Sonora: Luiz Zago, Ludi Simões e Diogo Rosa
Engenharia de Som e Mixagens: Everson Dias
Produção Executiva: Eveline Orth
Direção de Produção: Helton Luiz
Assistente de Direção: Vitor Hugo Assunção
Iluminação: Irani Brunner
Videografismo: Empório Digital
Operadores de Vídeo: Rodrigo de Freitas, Brendon Mota  e Nico Haverroth
Coreografias: Roberto Skiante
????Coordenação de Maquiagens: Lívia Erthal
Arranjos Vocais e Preparação de Atores: William Farias
Operador de Áudio: André Luiz Vella
Assessoria de Imprensa: Koi Comunicação
Assistente de Comunicação: Lu Toledo
Som: MX Sound & Light
Painéis de Led: Neto Eventos
Figurinos: Neriton Martins
??Fotografias: Atobá Audiovisual
Redes Sociais: Nicholly March
Apoio à produção: Ariele Palmas
Patrocínio: Komprão Koch Atacadista 
Produção: Empório Digital e Helton Luiz Creative 
Realização: Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página