Blog Top Society - Karla Cruz

A importância de desenvolver lideranças internas no segmento sustentável

26/04/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8662_post_3658.jpg
A sustentabilidade vem ganhando cada vez mais influência na decisão de compra dos brasileiros. Uma pesquisa recente do Mercado Livre, na América, mostrou uma alta de 112% no número de compradores de produtos sustentáveis no país. O estudo, baseado em dados da plataforma de comércio eletrônico, foi realizado entre abril de 2020 e março de 2021. Os brasileiros seguem uma tendência global. 
 
Além disso, levantamento feito pela Economist Intelligence Unit (EIU) a pedido da WWF mostram que as pesquisas na internet por produtos sustentáveis tiveram crescimento de 71% nos últimos cinco anos na média entre os 54 países pesquisados.
                           
Com isso, o aumento da demanda por produtos sustentáveis cria novas oportunidades de mercado para as empresas. E com o desenvolvimento do mercado e competitividade crescente, surge outra necessidade: o desenvolvimento dos líderes, para que possam aprimorar competências e garantir sustentabilidade ao crescimento da empresa. 
                              
O desenvolvimento de lideranças pode ser feito através do mapeamento de perfis de comportamento e comunicação dos colaboradores da empresa, com isso, é possível aprimorar a comunicação interna, ouvindo e engajando todos os colaboradores. 

Um dos intuitos da liderança em empresas de sustentabilidade é conseguir adaptar a comunicação para dar feedback aos colaboradores, motivando a equipe, para assim, delegar tarefas conforme o perfil de cada integrante da equipe. Nesse processo geralmente é utilizado o feedback 360º anônimo, para avaliação do líder e o LGPR (Leadership Growth Progress Review) para identificar a evolução da eficácia da liderança.                    

Conheça o feedback 360º                                    
 
O feedback 360º é um instrumento para compreender como o time vê seu líder. De forma anônima, os colaboradores descrevem suas percepções sobre o que o líder já faz muito bem e no que ele pode melhorar, identificando as necessidades prioritárias de desenvolvimento.                                    
 
Esta é uma estratégia de avaliação de desempenho que calibra comportamentos, competências, capacidade de projeção e desenvolvimento. O resultado desse processo é um relatório que ajudará o profissional a levar em consideração seus pontos fortes e suas fragilidades para poder se aprimorar profissionalmente.                                    
 
O feedback 360º pode gerar diversos benefícios para as empresas, como melhora no desempenho, auxílio na identificação de oportunidades de desenvolvimento pessoal, reforçar competências básicas, identificar e prevenir problemas e aprimorar as relações de trabalho.

Contribuição de: Carolina Valle Schrubbe, especialista em desenvolvimento de líderes e Sócia-proprietária da Quare Desenvolvimento.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página