Blog Top Society - Karla Cruz

ORATÓRIA É SINÔNIMO DE FELICIDADE?

19/04/2022    Karla Cruz

img/topsocie_blog/8624_post_9944.jpg
Você poderá responder: claro que não...
Principalmente se você ainda morre de medo ou tem dificuldades de falar em público. Para você que, só de pensar em ficar de pé diante de uma plateia lotada, com um microfone nas mãos, aguardando que o pior momento de sua vida comece, implorando para que ele passe o mais rápido possível.

Esse momento é marcado por fortes reações físicas, como taquicardia, sudorese, tremedeira e boca seca, e reações emocionais, tais como insegurança, nervosismo, ansiedade, complexo de inferioridade, autocrítica e baixa estima, capazes de gerar os piores pensamentos e as piores sensações já vivenciadas. Realmente, para você não tem nada de felicidade em momentos caóticos como esses.

Mas, fique tranquilo/a, pois, é para você que preparamos esse artigo, com o objetivo de incentivar, motivar e capacitar para que tenha condições de compreender o que está acontecendo e poder agir a seu favor. Tudo passa por gatilhos emocionais, bloqueios, traumas e momentos vivenciados de forma negativa. Esses momentos geram pensamentos limitantes em relação a você, sua oratória e sua comunicação. Desmistificar, compreender e treinar novas possibilidades, ter experiências positivas e gratificantes, vão te levar a novas experiências prazerosas, onde você será elogiado, atingirá metas pessoais, sociais e profissionais com uma comunicação eficiente, criativa e assertiva.

Felicidade, segundo especialistas da área, são momentos em que vivenciamos determinada experiência com prazer e alegria. Esses momentos de felicidade podem ser de várias ordens e de várias categorias, entre elas, uma apresentação em público. Onde você visualiza a plateia lotada e pensa: “Que bom! Estão todos aqui, só para me ouvir!”; onde você pega o microfone e sente-se empoderado/a, cheio/a de alegria em poder transmitir seus pensamentos, ideias e até transformar a vida das pessoas, com o poder de suas palavras e dos seus conhecimentos.

Sim, caro/a leitor/a, podemos ser muito felizes vivendo a nossa oratória de forma modesta, mas, tão eficiente quanto. Poder fazer uma pergunta de forma natural em sala de aula, interagir em uma reunião, conversar com amigos em um happy hour, conquistar uma pessoa que lhe é amada, transmitir um recado de forma claro, conciso e coerente, defender suas ideias e pontos de vista e, principalmente, sentir-se orgulhoso e satisfeito com o seu desempenho. Isso é, ser feliz com os resultados alcançados.

Como você vai conseguir essa façanha? Se você chegou até aqui, o primeiro passo você já deu: constatou sua necessidade de mudar! Pode ficar feliz! O próximo passo, é parar de arrumar desculpas esfarrapadas para não enfrentar seu problema e suas dificuldades – dizendo que não gosta de falar em público, que nasceu para ouvir, que oratória é dom de alguns e que você vive bem sem ela. Errado! Você precisa se expressar bem para conquistar seus sonhos, desejos e necessidades no campo pessoal, profissional e social – e buscar ajuda profissional e técnica, através de um Curso de Oratória, de Formação para Palestrante ou de um Programa de Coaching de Oratória. Você não está sozinho nessa condição. As pesquisas têm apontado que o ser humano tem mais medo de falar em público do que medo da morte.

A oratória está presente em sua vida cotidiana mais do que você imagina, poderá lhe trazer muitas alegrias e tornar você uma pessoa feliz, realizada com o desempenho que terá nessa importante atividade humana.
Você precisa dela para encontrar e interagir com pessoas queridas, com as quais viverá momentos incríveis, de plena felicidade; precisa dela para conquistar o grande amor da sua vida e precisa dela para manter os grandes momentos de realizações que estão guardados para você.

Agora é com você. Venha fazer parte dessa turma você também: dos que acreditam que a oratória é sinônimo de felicidade sim!
 
Sirley Machado Maciel
Palestrante, Professora de Oratória, Mestre, Psicodramatista, Master Coach, Analista Comportamental, Terapeuta, Autora e Presidente do Instituto Intrepeds.
Facebok, Linkedin e Instagran – Sirley Machado Maciel Intrepeds @sirleymachadomaciel
Whattsapp – (41) 99996-7063
 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página