Blog Top Society - Karla Cruz

Conheça Monica Trigo, a brasileira que preside o Oscar do Cinema Fantástico

10/04/2022    Karla Cruz

img/topsocie_blog/8570_post_14659.jpg
 
Você pode não saber o que é o Cinema Fantástico, mas com certeza já assistiu e se apaixonou por um filme do gênero. Para entender melhor esse gênero e  ficar antenado com as novidades da Sétima Arte,  entrevistamos a gestora cultural Monica Trigo. Recentemente, Monica Trigo presidiu o GRANDE PRÊMIO FANTLATAM, que consagrou  as melhores obras do cinema Fantástico da América Latina.  Monica Trigo tem um longo currículo na gestão cultural. Foi Secretária de Cultura dos municípios de Paulínia e Ilha Comprida (SP), Chefe da Representação do Ministério da Cultura nos Estados da Bahia e Sergipe e Assessora do Gabinete do Ministro da Cultura. Atuou em diversos júris técnicos de festivais de cinema no Brasil e exterior, comissões de avaliação de projetos para a Secretaria Municipal de Cultura da capital paulista, Funarte, Ministério da Cultura, Spcine. No setor audiovisual, foi responsável pelo Polo Cinematográfico de Paulínia (SP). Como Produtora Executiva da FemFilm realizou minissérie, longa-metragem e curtas-metragens. Participou como convidada da primeira edição do Prêmio Platino (Panamá). Realizou a 1ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na Rua (Salvador); os 5º e 6º Paulínia Film Festival e; as 8ª, 9ª, 10ª e 11ª edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico (Cinefantasy) ,  um dos mais importantes do país no gênero. Preside desde 2020 a Aliança Latino Americana de Festivais de Cinema Fantástico (FANTLATAM) , considerada o Oscar do Cinema Fantástico. É Diretora de Desenvolvimento e Promoção do Audiovisual da EMC – Empresa Mineira de Comunicação.
Confira a entrevista:
 
01 - O que é o Cinema Fantástico?
São obras com narrativas que apresentam elementos sobrenaturais, que não são reais ou gerem dúvidas quanto a sua natureza. Historicamente, o Cinema Fantástico tem consagrado obras do gênero nos mais significativos festivais do mundo como o Festival de Veneza, Berlinale, Festival de  Cannes e em prêmios como Oscar nos EUA, Goya na Espanha, Cesar na França e agora a FANTLATAM na América Latina.
02 - Quais filmes você indica para quem quer conhecer melhor esse gênero?
Para quem tem interesse no gênero, indico algumas obras essenciais. “Metropolis” e “M o Vampiro de Düsseldorf” de Fritz Lang; “Nosferato” e “Fausto” de F. W. Murnau; “Psicose” e “Os Pássaros” de Alfred Hitchcock; “2001” e “O Iluminado” de Stanley Kubrick; “Alien o 8º Passageiro” e “Blade Runner” de Ritley Scott; “Eduard Mãos de Tesoura” e “A Fantástica Fábrica de Chocolate” de Tim Burton; “A Forma da Água” e “Labirinto do Fauno” de Guillermo Del Toro; “O Matador” e “A Pele que Habito” de Pedro Almodovar; “O Hospedeiro” e “Parasita” de Bong Joon-Ho, por exemplo.
 03 - O Brasil tem tradição no Cinema Fantástico?
Sim! No horror por exemplo, temos o personagem icônico do Zé do Caixão, interpretado por José Mojica Marins, o pai do terror nacional, com obras de grande importância para o gênero, influenciando várias gerações. Mojica desenvolveu um estilo próprio de filmar que, inicialmente foi desprezado pela crítica nacional, mas passou a ser reverenciado após seus filmes começarem a ser considerados “cult” no circuito internacional. Ele é um dos inspiradores do movimento marginal no Brasil.
04 - O Cinema Fantástico é reconhecido no exterior?
O Cinema Fantástico é reconhecido no mundo. Obras de Steven Spielberg, Alfred Hitchcock, George Lucas, Stanley Kubrick, Tim Burton, Ritley Scott, Guillermo Del Toro, Katheryn Bigelow, Alex de La Iglesia e Denis Villeneuve, isso para citar apenas 10 realizadores do exterior. No Brasil temos Juliana Rojas, Gabriela Amaral Almeida, Kleber Mendonça Filho, Marco Dutra, Caetano Gotardo, Denisson Ramalho, Rodrigo Aragão, Vicente Amorim, Marco DeBrito, Cao Hamburger, Victor-Hugo Borges, todos premiados...
05 - Fale sobre a  FANTLATAM, considerada o Oscar do Cinema Fantástico.
A FANTLATAM é uma Aliança Latino Americana de Festivais de Cinema Fantástico , composta pelos 22 maiores e mais significativos festivais das Américas, com a representação de países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. Uma federação que nasceu para destruir muros e construir pontes. Eu tenho a responsabilidade em representar o Brasil como primeira presidente eleita da Aliança, de ser a responsável pela realização do Grande Prêmio FANTLATAM que destacou o melhor curta e longa metragem,  a melhor direção, roteiro, atriz e ator da América Latina de 2020, numa cerimônia online, aberta e mundialmente disponível, com 15.350 views.
06 – Por que é importante ter um prêmio para Cinema Fantástico?
É a oportunidade de apresentar ao mundo as melhores obras, os roteiros, as direções e atuações dos filmes de gênero e potência das nossas produções.
07 - Quais são seus próximos projetos?
O mundo ainda vive a pandemia e estamos reconstruindo as expectativas para o futuro. Mas algumas já se configuram, na FANTLATAM por exemplo, estamos voltados cada vez mais para dar visibilidade e difundir o cinema latino, ampliar o apoio aos novos realizadores de festival de gênero, compartilhando conteúdos, estabelecendo parcerias para atividades formativas e difundindo experiências. O grande aprendizado sobre essa tragédia que se abateu sobre a humanidade é que cada um individualmente e todos coletivamente devemos ter mais empatia e resiliência
Para conhecer:

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página